TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poluição Da Agua

Ensaios: Poluição Da Agua. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  1.821 Palavras (8 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 8

Poluição da Água

De acordo com a Política Nacional do Meio Ambiente, ao preceituar que a poluição da água é qualquer alteração química, física ou biológica que possa importar em prejuízo a saúde, a segurança e ao bem-estar das populações, causar dano a flora e fauna, ou comprometer o seu uso para finalidades sociais e econômicas. Segundo ( BRAGA et al., 2005) o conceito de poluição da agua tem tornado cada vez mais amplo devido as maiores exigências referente a conservação e ao uso racional dos recursos hídricos.

A água é um recurso muito utilizado por todo o mundo, e os principais usos são: uso doméstico, saneamento básico, uso industrial, navegação , pesca e lazer e geração de energia.

Uso doméstico

Segundo o Ministério da Saúde, para que a água seja potável e adequada ao consumo humano, deve apresentar características 2, físicas, químicas e radioativas que atendam a um padrão de potabi- lidade estabelecido. Por isso, antes de chegar às torneiras das casas, a água passa por estações de tratamento, onde são realizados processos de desinfecção para garantir seu consumo sem riscos à saúde. Após chegar à estação de tratamento, a água passa basicamente pelas seguintes etapas : Adição de coagulantes: consiste em misturar à água substâncias químicas (sulfato de alumínio, sulfato ferroso etc.) e auxiliares de coagulação que permitem a aglutinação das partículas em suspensão. Coágulo-sedimentação: a água, já com coagulantes, é conduzida aos misturadores (rápidos e lentos) que promovem a formação de flocos entre o íon alumínio ou ferro trivalente e as partículas presentes na água. Depois dos misturados, a água passa para os tanques de decantação, chamados de decantadores, onde permanece por um período médio de três horas. No fundo dos mesmos, depositam-se flocos que arrastam grande parte das impurezas. Filtração: após a decantação, a água segue para os filtros, unidades de areia de granulometria variada que retêm as impurezas restantes. O filtro tem dispositivos capazes de promover a lavagem de areia, quando a mesma está obstruída. Desinfecção: a água, após filtrada e aparentemente limpa, ainda pode conter bactérias e outros orga- nismos patogênicos (não são visíveis a olho nu) que podem provocar doenças como a febre tifóide, disenteria bacilar e cólera. Torna-se necessário, então, a aplicação de um elemento que os destrua. Esse elemento é o cloro, aplicado em forma de gás ou em soluções de hipoclorito, numa proporção que varia de acordo com a qualidade da água.Fluoretação: para prevenir a cárie dentária; o flúor e seus sais têm se revelado notáveis como fortalecedores da dentina. O flúor, como etapa final de tratamento, é aplicado na água usando como produtos fluossilicato de sódio ou ácido fluossilícico.

Saneamento Básico

Um grave problema para a qualidade da água é a descarga, sem nenhum tratamento, de esgoto domiciliar em rios e represas que abastecem nossas cidades e irrigam as plantações.No Brasil, segundo o Ministério das Cidades, cerca de 60 milhões de brasileiros (9,6 milhões de domi- cílios urbanos) não são atendidos pela rede de coleta de esgoto e, destes, aproximadamente 15 milhões (3,4 milhões de domicílios) não têm acesso à água encanada. Ainda mais alarmante é a informação de que quando coletado, apenas25%do esgoto é tratado, sendo o restante despejado “innatura”, ou seja, sem nenhum tipo de tratamento, nos rios ou no mar.Além disso, como resultado dos baixos índices de tratamento, 65 % das internações hospitalares no País são devidas às doenças transmitidas pela água, como por exemplo disenteria, hepatite, meningite, ascaridíase, tracoma, esquistossomose e outras. Mesmo quando a água parece ser cristalina pode estar contaminada e poluída. Segundo a OMS, mais de cinco milhões de pessoas morrem por ano no mundo (número equivalente a toda a população de um país como a Finlândia) devido às doenças transmitidas pela água. Precisamos rever nossa crença de que a água é abundante e que estará sempre disponível porque isto depende estritamente de como utilizamos e preservamos este recurso.Quanto mais poluída estiver a água, maior quantidade de produtos químicos será necessária para torná-la potável para consumo.O esgoto, assim como os detergentes, contém nutrientes como o fósforo, que em excesso provocam eutrofização dos corpos d’água e conseqüente proliferação de algas, que pode provocar mau cheiro e gosto ruim na água, mesmo após o tratamento. A solução para o problema é a diminuição da quantidade de nutrientes despejada nos rios, por meio do tratamento do esgoto.

Uso Industrial

As indústrias respondem por cerca de 22% do consumo total de água, utilizando grandes quantidades de água limpa. O uso nos processos industriais vai desde a incorporação da água nos produtos até a lavagem de materiais, equipamentos e instalações, a utilização em sistemas de refrigeração e geração de vapor. Dependendo do ramo industrial e da tecnologia adotada, a água resultante dos processos industriais (efluentes industriais) pode carregar resíduos tóxicos, como metais pesados e restos de materiais em decomposição. Estima-se que a cada ano acumulem-se nas águas de 300 mil a 500 mil toneladas de dejetos provenientes das indústrias.Engana-se quem pensa que apenas as indústrias químicas são grandes poluidoras. Uma fábrica de salsichas, por exemplo, pode contaminar uma área considerável, se não adotar um sistema para tratar a água usada na lavagem dos resídos de suínos.

Uso agrícola

As chuvas nem sempre são suficientes para suprir a umidade necessária para a produção agrícola.A alternativa para os produtores é a irrigação, uma atividade que consome mais de dois terços da água doce utilizada no planeta. Além do alto consumo, não raro provocado pelo mau aproveitamento, que leva ao desperdício, a agricultura também afeta drasticamente a qualidade dos solos e dos recursos hídricos. Os agrotóxicos e fertilizantes empregados na agricultura podem ser carregados para os corpos d’água, causando a contaminação, tanto da água superficial, quanto subterrânea.

Navegação

Hidrovia interior ou via navegável interior são denominações comuns para os rios, lagos ou lagoas navegáveis. As hidrovias são balizadas e sinalizadas de modo a oferecer boas condições de segurança às embarcações, suas cargas e passageiros ou tripulantes e dispõem de cartas de navegação.

Para permitir a navegação comercial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com