TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poluição Das Aguas

Trabalho Universitário: Poluição Das Aguas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 2

Poluição das Águas

Os oceanos e mares sempre serviram o homem, e cuntinuam desenpenhando um importante papel nas sociedades modernas. A pesar de toda sua importância os oceanos não são preservados pelo homem, pelo contrário, o que se percebe é o grande descaso com os ambientes marinhos.

Os oceanos possuem grande capacidade de regeneração, ou seja, consegue diluir a poluição.No entanto, a quantidade de poluição (esgotos, produtos químicos, petróleo, entre outros) lançadas nas águas marinhas nas últimas décadas são é maior que a capacidade de regeneração. Estima-se que cerca de 14 bilhões de toneladas de poluentes atinge o oceâno anualmente.

Diante da enorme quantidade de dejetos despejados nas águas marinhas, o litoral passa concentrar um grande volume de elementos orgânicos. Isso propicia um aumento na quantidade de microrgânismos que são altamente prejudiciais aos animais marinhos, alem de comprometer o ciclo da cadeia alimentar.

Diariamente são lançados nos oceanos milhões de toneladas de lixo. Os principais agente poluidores são: esgotos, resíduos industriais, lixos e fertilizantes agrícolas.

A contaminação nas águas marinhas produz vários agravantes, dentre eles, extinção de pontos turisticos litorâneos, diminuição da oferta de peixes e contaminação dos mesmos, em razão do esgoto. Outro caso grave de poluição oceânica é contaminação das águas por petróleo, que acontece por vazamentos, ou mesmo quando se leva os tanques dos navios petroleiros.

Transmissões de Doenças

Á água poluida pode causar varios efeitos prejudiciais a saúde humana, tais como: febre tifóide, cólera, desinteria, meningite e hepatites A e B.

Pode ser também por vectores de contaminação por doenças transportadas por mosquitos, como paludismo, dengue, malária, doença de sono, febre amarela, pode conter parasitas como verminoses, enquanto a escasses da água, pode gerar ou potenciar doenças como a lepra, tuberculose, tétano e diftéria.

As águas poluidas por efluentes liquidos industrias podem causar contaminação por metais pesados que geram tumores hepáticos e de tiróide, auteração neurológicas, dermatoses, renites alérgicas, difusões gastrointestinais, pulmonares e hepáticas. No caso de contaminação de mercúrio, podem ocorrer anúria e diarreia sanguinolenta. A dengue é uma doença que se propagam somente na água. Porem, essa água tem que estar parada e limpa para criação do inseto.

Por isso não podemos poluir os oceânos, jogar lixos e etc. É pro bem de nossa saúde e de nossa natureza, devemos cuidar do nosso bem preciso e não deixar que o homem acabe com ele, devemos ter conciência disso.

NÃO PODEMOS POLUIR OS OCÊANOS E MARES!!!!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com