TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Política Social de Atenção à Criança, adolescente e ao idoso

Por:   •  18/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.805 Palavras (12 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA– RIO GRANDE/RS

SERVIÇO SOCIAL – 6º SEMESTRE

DISCIPLINA: POLÍTICA SOCIAL DE ATENÇÃO À CRIANÇA, ADOLESCENTE E IDOSO

COMPONENTES:

Carla Regina Delgado da Silva – RA 6916322615

Nelda Quintana Borges – RA 6914374078

Marione Guenez Antiqueira – RA 6788411311

Cleonice da Silva – RA 6788430565

Crislaine Wirrrich Santos Lemos – RA 6918412607

Schirlei Gonçalves – RA 6506289173

Título: “O Assistente social na luta  contra o preconceito, em busca da cidadania do idoso.”

Professor (EAD): Profa. Ma. Edilene Xavier Rocha Garcia

Professor (Presencial): Aline Ávila

Cidade: Rio Grande, 19/11/2015

Sumário

1- Resumo.........................…...........................................................................3

2- Introdução....................................................................................................4

   3- Menos da metade da população Idosa não conhece o Estatuto e poucos sabem os seus direitos......................................……………............................................5

4- População idosa no Brasil............…. ..........................................................6

5- Envelhecimento...........................................................................................7

6- Relatório Científico.....................................................................................7

6.1- Tema: O Assistente Social na luta contra o preconceito, em busca da cidadania para o idoso.......................................…………...............…...........................8

6.2- Justificativa................................................................…..........................8

7- Metodologia..............................................................................................10

8- Considerações Finais................................................................................12

9- Referencias Bibliográficas........................................................................13

1-Resumo

O Referido artigo objetiva uma análise sob um aspecto crítico ao Estatuto do Idoso que possibilita demonstrar as normas que protegem a pessoa idosa. Visto que em muitas ocasiões falta atendimento digno as demandas.  Contudo, não invalida o reconhecimento da sociedade quanto as Leis impostas e as necessidades desses cidadãos da terceira idade.

Nesse contexto pretende-se analisar a legislação vigente direcionada ao idoso, visando resgatar e apoiar os conceitos de dignidade e respeito contra o preconceito a todo idoso reconhecido por lei como sujeito de direito na sociedade.

O trabalho propõe resgatar a cidadania, para tanto, comenta-se em primeira instancia os atos de discriminação e negligencia cometido contra o idoso, e busca-se então dentro da própria Lei respaldo para que seja concedida ao idoso a oportunidade ao desfrute de uma velhice digna, ativa e justa.

2-Introdução

O presente trabalho apresenta uma análise de forma crítica sob a condição do envelhecimento da população idosa brasileira.  Discute a questão da aplicação da Lei, se os direitos do idoso são atendidos, se há visibilidade social e consequentemente se as demandas presentes têm sido enfrentadas de modo relevante que proporcione dignidade e cidadania pelo Estatuto em advento.

O relatório baseia-se em estudos sobre o processo de trabalho do Assistente Social no Asilo de Rio Grande, pesquisa bibliográfica e estudo de campo onde se observa criticamente o meio de vida por relatos das próprias histórias dos idosos, cada qual vítima de um tipo de preconceito negligencia, abandonos e falta de cidadania.

O mesmo analisa o perfil geral das principais Leis contidas no Estatuto do Idoso e faz refletir se a mesma tem assegurado à garantia a igualdade e dignidade referente ao envelhecimento do cidadão sem a devida discriminação e preconceito para com a pessoa idosa.

Mediante análise, observa-se, a grande necessidade da fomentação de políticas públicas que efetivem tais direitos, inclusive a implementação de programas que ofereçam meios para a inserção social dos idosos buscando melhor qualidade de vida.

Desse modo o artigo traz como tema O Assistente Social na luta contra o preconceito, em busca da cidadania para o idoso.

3-Menos da metade da população Idosa conhece o Estatuto e poucos sabem os seus direitos.

De imediata análise feita ao Estatuto do Idoso, percebe-se que a lei não é posta em prática e dessa forma em quase nada facilita a vida da população idosa.

            Art. 1º É instituído o Estatuto do Idoso, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.

Atualmente observam-se inúmeros fatores que atuam no processo de envelhecimento variando de caso para caso, e isso tem contribuído para que não seja estabelecido um padrão que defina o começo da terceira idade.

Todavia, juridicamente é fundamental que se defina uma idade limite que caracterize a Terceira Idade na população Brasileia. Embora se tenha estipulada, sabe-se que nos países desenvolvidos a idade utilizada é de 65 anos até por que neles o padrão de vida é superior em todos os aspectos, diferente do que ocorre no Brasil como nos demais países emergentes.

Exatamente devido a essa realidade que o Estatuto adotou e considerou Idosa a pessoa que tiver a idade igual ou superior a 60 anos, assim todas essas pessoas que tiverem essa faixa etária e forem portadoras de necessidades específicas, merecem e devem receber maior atenção da sociedade.

Em contrapartida na prática, a maioria dos benefícios começam aos 65 anos consequentemente trazendo uma série de danos em áreas importantes na vida dos idosos. Isso ocorre nos ônibus, nas filas preferências de bancos, dos mercados e muitas vezes dos hospitais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (173.4 Kb)   docx (56.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com