TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Política social para crianças, adolescentes e idosos

Projeto de pesquisa: Política social para crianças, adolescentes e idosos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.099 Palavras (5 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Anhanguera Uniderp

Centro de Educação a Distância

Política Social de Atenção a Criança,Adolescente e idoso

Profa. Ma. Edilene Xavier Rocha Garcia.

Mirisnalva da Silva Barroso

Ra 306973

Serviço Social

5º Semestre

Polo de Tucuruí – Pá

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo tratar dos Princípios Constitucionais em face aos Direitos da Criança e do adolescente e do Idoso existe uma grande variedade de leis que visam assegurar os seus direitos. Dentro da sociedade a importância de manter o idoso junto à família tendo por obrigação de aceitar a condição do idoso para que ele se sinta parte integrante da sociedade, que será uma maneira de estimular a relação no convívio social.

O importante é construir um espaço visando ser valorizados por toda sociedade e participando também na construção de projetos, podendo opinar sobre os direitos da pessoa idosa. Trata também das questões voltadas para os aspectos legais de formação da criança e do adolescente, dos direitos relativos à saúde infantil e, também, do direito ao desenvolvimento, seja psicológico, emocional, a educação e Saúde são dimensões da vida humana, normalmente separadas,

O Projeto visa proporcionar o desenvolvimento das crianças, adolescentes, através da participação em varias isso contribuir para a ampliação dos seus horizontes culturais e sociais. Utilizando o método do construtivismo de Paulo Freire, procura-se o desenvolvimento da cidadania através da prática e o incentivo de respeito às diferenças a política de proteção aos direitos da criança e do adolescente no Brasil. teve avanços, porém ainda constituem um grande desafio para a efetivação da proteção social inerente à pessoa humana na qual estão inseridos.

TEMA: CRIANÇA E ADOLESCENTE “SAÚDE E EDUCAÇAO”

PROBLEMA: crianças que pode estar sujeita a casos de maus-tratos?

OBJETIVO GERAL: Promover ações favoráveis de combate aos maus-tratos infanto-juvenis a partir da saúde e educação às crianças, do município de Glória de Dourados - MS.

OBJETIVO ESPECIFÍCO: Promover a educação e a sensibilização, Orientar sobre assuntos referentes, como: ECA, bulling, exploração do trabalho infantil, palestras e vídeos.

PÚBLICO ALVO:

150 crianças, adolescentes e responsáveis que moram no município de Gloria de Dourados - MS.

JUSTIFICATIVA:

O Projeto “Saúde e educação” e desenvolvidos no Município de gloria de dourados. Na instituição guarda mirim desenvolvido por psicólogos (a) e assistentes sociais (o) O mesmo propõe a conscientização das crianças, pais, responsáveis e mestres dos direitos estabelecidos pelo ECA, além de abordar temas e práticas voltadas para o esclarecimento e sensibilização do público alvo a partir de orientações sobre o ECA e os maus-tratos infanto-juvenis, como violência doméstica, abuso sexual infantil, bulling e exploração do trabalho infantil, além de envolver a boa educação a criança.

METODOLOGIA: O desenvolvimento do projeto (Saúde e educação) de cunho social de cunho social, sem fins lucrativos, contará com a colaboração de 150 alunos será desenvolvido da seguinte forma: Abordagem das crianças, conduzindo-as a cada setor correspondente: Salas de vídeos (crianças); Palestras sobre ECA, abuso sexual infantil, bulling e exploração do trabalho infantil (responsáveis e mestres professores).

O projeto é desenvolvido Na instituição guarda mirim por psicólogos (a) e assistentes sociais (o) o tempo de duração das palestras e apresentação e de uma hora e meia a duas horas o projeto e apresentado mensalmente à criança de 12(doze) a 18 (anos).

A apresentação custeada pela assistência social.

REFERENCIAL TEÓRICO:

A saúde e educação desta maneira cumprem com o papel essencial, significativo. Assim, se pressupõe a interseção da Educação com vários outros saberes e ciências, em especial com a área de saúde. Deve ser pensada do ponto de vista e dos aspectos histórico-sociais, das condições e necessidades básicas do ser humano, com seus valores,crenças e direitos, assim como das relações dinâmicas, construídas ao longo de todo ciclo de vida, e convivência.

A política pública baseada no direito à saúde. É necessária entre as duas áreas de forma a destacar a saúde como elemento essencial para o crescimento, o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças, adolescentes na saúde como qualidade de vida e para construção e formação de uma sociedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com