TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Política Social no Brasil e Serviço Social

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.778 Palavras (24 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 24

         [pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

SUMÁRIO



1.INTRODUÇÃO..............................................................................................................................3

2.DESENVOLVIMENTO..................................................................................................................4

2.1.AS INTERVENÇÕES E PERSPECTIVAS ESTATAIS JUNTO Á QUESTÃO SOCIAL NO

BRASIL ANTES E APÓS A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988.................................................4  

2.2.O PROCESSO ISTÓRICO E METODOLÓGICO DA PROFISSÃO A PARTIR DA DÉCADA

 DE 80 E DA ÉTICA PERCORRIDA PELO SERVIÇO SOCIAL E NO BRASIL..............................8

 3.CONCLUSÃO..............................................................................................................................11

4. REFERÊNCIAS...........................................................................................................................12



1 INTRODUÇÃO

      Esse trabalho é resgatar os aspectos históricos da construção das Politicas Sociais do Brasil , possibilitando a compreensão quanto aos processos determinantes que incidem na atuação profissional como teoria metodologia e ética do Serviço Social .

       Realizará a partir da análise do processo de construção das politicas Sociais Brasileira , das formas de intervenção e da ética profissional, Especificamente no que se trata das intervenções e perspectivas estatais junto a questão social no Brasil antes e após a constituição de 1988, o processo histórico da ética percorrida pelo Serviço Social no Brasil e o processo teórico e metodológico percorrido pelos profissionais Do Serviço Social após a década de 1980.Então o Serviço Social passou constantes adaptações á situações históricas e sociais, e no cabe aprofundar a discussão sobre tais aspectos por se tratarem de necessidades constantes da profissão .E tal peculiaridade se deve a proximidade que existe entre o Serviço Social, a sociedade e o Estado.

        Pensar nas Politicas sociais de um modo geral e, de modo particular , a Politica de assistência social na realidade brasileira, supõe pensa-las no contexto das contradições da sociedade capitalista , que reside na produção coletiva de riqueza e sua apropriação privada. A Politica Social é uma maneira de expressar as relações sociais cujas raízes se localizam no mundo da produção. O processo de acumulação capitalista , uma população sempre maior do que as reais necessidades.

         A ética, tida como referência profissional, deve predominar, com propostas e propósitos de renovação, de indignação e de formulação de ações e estratégias regidas pelo projeto ético-político profissional.

             Mudanças que ocorreram coma a constituição de 1988 :voto aos 16 anos,     aposentadoria rural, salário mínimo para idosos ,SUS e outros.

             As intervenções e perspectivas estatais junto a questão social no Brasil antes e após a constituição Federal de 1988 e o processo histórico e metodológico da profissão a partir da década de 80 e a ética percorrida pelo Serviço Social e no Brasil.

             O objetivo das condicionalidades é assegurar ao acesso do beneficiário às políticas sociais básicas de saúde ,educação e assistência social, e dessa forma promover a melhoria da situação de vida da população beneficiária e propiciar as condições mínimas necessárias para sua inclusão.

       E também o BPC que é um beneficio da assistência social e é um direito constitucional assegurado pelo regulamento pelo LOAS.

      2  DESENVOLVIMENTO

       Historicamente o serviço social é reconhecido como categorias profissional que tem sua ação profissional voltada para os interesses da classe trabalhadora. Este compromisso é reafirmado através do projeto ético –politico da profissão e no reflexo da sua atuação cotidiana junto aos usuários do serviço. É uma classe trabalhadora reconhecida pela sua formação generalista e capacidade de analisar a realidade social a partir  da conjuntura social econômica politica e cultural do país. É o profissional que atua no enfrentamento das expressões da questão social, estabelecendo junto ao seu usuário uma relação que afiança a autonomia sua emancipação.

      A relação de assalariado e talvez mesmo a de trabalhador já não funciona mais como elemento central de integração no sistema produtivo e de relação social, porque emergem maiorias desempregadas ou sem trabalho, os parâmetros de produtividade permitem que a riqueza cresça, sem crescer a inserção das pessoas no sistema produtivo, a produção da mais-valia absoluta gira exclusivamente em torno do processo de trabalho e das condições sócias, isso leva a acreditar que todas as formas de politica social redistributiva prejudicam os membros mais vulneráveis da sociedade e agem na direção do favorecimento dos que possuem maiores vantagens.

    As sequelas da questão social se torna objeto de uma intervenção continua e sistemática por parte do estado, as politicas sócias se expressam nos processos referentes à preservação e ao controle da força de trabalho. Para que se exista o modernismo se faz necessário possuir base solida no arcaico, pois o que foi feito não é novas condições de melhoria e sim apresentar possibilidades para desenvolvimentos.

       

2.1 AS INTERVENÇÕES E PERSPECTIVAS ESTATAIS JUNTO QUESTÃO SOCIAL NO BRASIL ANTES E APÓS A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988.

      Antes da constituição Federal de 1988 os direitos sociais no Brasil percorre no âmbito do direito Politico, a constituição de 1824 , que garante o direito ao voto exceto para a mulher, que conquistou esse direito em 1937. Na época, algumas garantias de leis eram destinadas apenas aos incluídos no mercado de trabalho. a carteira de trabalho ao voto e a legislação trabalhista não incomodavam a classe dominante.

     Nós anos de 1934-1945 foram considerados tempos de conquistas significativas no campo dos direitos sociais, foi ai que o Brasil teve implantação das legislação trabalhistas e sindical.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)   pdf (211.9 Kb)   docx (38.5 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com