TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Políticas Públicas

Por:   •  28/5/2018  •  Resenha  •  727 Palavras (3 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 3

Parte II -  Proposta Avaliativa Pontuada

Proposta de Atividade Online – AO-04

Curso:

Tecnologia em Gastronomia

Professor(a):

Maria Cristina de Freitas Bonetti

Nome da Disciplina:

Políticas Públicas

Nome do Aluno:

Nathalia Medeiros Silva

Resumo

Valor:

0,25 ponto

Faça um resumo do item 7.4 Planejamento e gestão orçamentária, do capítulo, das páginas 139 a 145, do livro Políticas Públicas de Reinaldo Dias e Fernanda Matos.

A origem do planejamento das ações de governo se dá pelas necessidades políticas, exigências constitucionais e as conveniências gerenciais. São vários os instrumentos de planejamento de políticas públicas, como o Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei do Orçamento, sendo que no âmbito municipal há outro instrumento de planejamento que é o Plano Diretor Municipal. O processo de planejamento é essencial para a execução das políticas públicas municipais e deve ser compatível com os instrumentos orçamentários, a fim de viabilizar políticas públicas que respondam às necessidades da população. A Constituição de 1988 consagrou a descentralização política e a municipalização indo ao encontro com as diretrizes da Agenda 21, que entende que é na localidade, no espaço concreto do município, onde ocorre as coisas, e o poder local gerencia os serviços de que o cidadão necessita.

Nesse sentido tem grande importância o denominado Estatuto da Cidade que se propôs a regulamentar os artigos 182 e 183 da Constituição Federal.

O Plano Plurianual além de ser de médio prazo, define as prioridades estratégicas dos governos durante a duração do mandato. Este plano tem que ser elaborado no primeiro ano de mandato (no Governo Federal, Estadual e Municipal), com validade até o ano do próximo governo, onde reflete em grande medida o programa partidário do candidato eleito. No PPA são explicitados os programas que serão desenvolvidos tanto para os projetos que demandam despesas de capital como para os programas de duração continuada.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias define as prioridades a serem incluídas na Lei Orçamentária Anual do ano seguinte. Esta Lei estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro subsequente, orienta a elaboração do Orçamento, dispõe sobre alterações na legislação tributária e estabelece a política de aplicação das agencias financeiras de fomento.

A Lei Orçamentária Anual define as receitas e as despesas da prefeitura, da câmara municipal, das autarquias, das fundações, dos fundos e das empresas públicas. A LOA tem que ser compatível com o PPA e a LDO, e deverá conter: anexo atestando compatibilidade com as metas fiscais da LDO; documento revelando como se compensarão a renúncia de receitas e as despesas obrigatórias de caráter continuado; provisão de reserva de contingencia para garantir pagamentos imprevistos; os prazos para apreciação da LOA. É assim que o Orçamento Anual compreende o orçamento referente aos Poderes do Estado, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta.

Questionário

Questão 01

Valor:

0,25 ponto

Descreva os três tipos de planejamento e de um exemplo de cada em um departamento de obra de uma pequena prefeitura do interior.

Resposta

Plano Plurianual - EXEMPLO: construção de Estação de Energia;

Lei de Diretrizes Orçamentárias – EXEMPLO:  duplicação de 150 km de rodovias;

Lei Orçamentária Anual – EXEMPLO: construção de presídios, visando a segurança pública.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (123.8 Kb)   docx (141.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com