TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ponte De Treliça

Ensaios: Ponte De Treliça. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/1/2014  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  1.132 Visualizações

Página 1 de 3

3. Metodologia

Nesse tópico serão abordados os materiais utilizados durante o desenvolvimento do projeto, assim como também os métodos utilizados na confecção da ponte, a fim de elucidar as maneiras como foram realizadas até se obter sua estrutura final.

3.1. Materiais Utilizados

Durante a realização da montagem da ponte de palitos, foram utilizados palitos de sorvete de (madeira), uma trena e uma régua para realizar as medidas necessárias, cola de madeira para unir os palitos, serra tico-tico para fazer os ajustes necessários e prendedores de papel, que foram utilizados para manterem os palitos fixos e unidos, fazendo pressão entre os mesmos enquanto a cola estava fresca. A Figura X ilustra tais materiais utilizados pelo grupo.

- serra tico-tico

- cola de madeira

- palitos de madeira

- trena e régua

- prendedores de papel

Figura X - Materiais utilizados durante o desenvolvimento da ponte de palitos

3.2. Métodos

Primeiramente foram criados quatro trilhos que serviriam como base para a montagem da ponte. Os palitos foram unidos de forma que duas junções não ficassem próximas, evitando falhas, já que caso isso ocorresse haveria um ponto fraco, ou seja, seria um lugar frágil, onde a ponte poderia romper.

Dessa forma, os trilhos foram montados com uma espessura no centro equivalente a 4 palitos, depois com 3 palitos e as extremidades com 2 palitos, sendo colados com o auxílio da cola de madeira. Os trilhos possuem 1,10m na parte superior 1,26 m na parte inferior, o que determina, também o tamanho final da ponte. Sua estrutura foi baseada no tipo de treliça Howe. A Figura Y mostra um esquema da junção dos palitos feito nos trilhos.

Figura Y - Esquema da junção dos palitos para os trilhos (vista superior)

Após a confecção dos trilhos, partiu-se para a confecção das treliças. Os palitos foram cortados a uma distância de 1,3 cm,

sendo que os cortes foram feitos diagonalmente. Assim pode ser feita a montagem de cada treliça onde a parte diagonal de um palito, foi colada na de outro palito, formando assim a treliça. Deste modo, uniram-se várias treliças para formar as laterais treliçadas da ponte. A Figura 9 ilustra essas etapas, respectivamente representadas pelas letras “a”, “b” e “c”. 10

Figura 9 - Etapas de montagem das treliças; a) Realização dos cortes; b) Montagem de uma única treliça com a seta indicando a junção feita entre dois palitos; c) União de várias treliças.

Com os trilhos da base e as treliças montadas, partiu-se para a montagem da base da ponte. Deste modo, então, foram encaixados os palitos, assim como ilustra a Figura 10, formando assim a base. Todos os palitos possuíam uma medida de 10,5 cm, totalizando assim uma espessura total de 13 cm para a ponte. Todos os palitos foram colados com o uso da cola de madeira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com