TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Por dentro do universo masculino: o que os homens pensam sobre sexualidade

Por:   •  2/1/2018  •  Projeto de pesquisa  •  4.669 Palavras (19 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL

 PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Por dentro do universo masculino: o que os homens pensam sobre sexualidade

Rio de Janeiro

Julho/2011.

        SUMÁRIO        

  1. Introdução ...................................................................................................03
  2. Área Temática..............................................................................................05
  3. Tema............................................................................................................05
  4. Objeto ..........................................................................................................05
  5. Objetivo Geral..............................................................................................06
  6. Objetivos Específicos ..................................................................................06
  7. Justificativa...................................................................................................06
  8. Referencial Teórico – Metodológico.............................................................10
  1. Saúde Reprodutiva na Perspectiva dos Direitos Sexuais e Reprodutivos .........................................................................10
  2. Gênero e Sexualidade............................................................12
  3. A Construção Social da Masculinidade e Paternidade.........15
  4. Uma conversa delicada: contracepção e vulnerabilidade.......17
  1. Apresentação da Metodologia ....................................................................19
  2.  Cronograma de Execução .........................................................................21
  3.  Referências Bibliográficas .........................................................................21

  1. Introdução

A questão da sexualidade vem sendo entendida do ponto de vista das determinações biológica, psicológica, social, econômica e política, e não apenas como proveniente do funcionamento biológico e psíquico dos sujeitos. O conceito da sexualidade engloba questões de identidade sexual, de afetos e auto-estima, e é compreendido como componente integral da personalidade de cada indivíduo. Não estando somente ligada ao ato sexual, mas também se constituindo de grande influência nos pensamentos, sentimentos, ações e integrações dos seres de uma sociedade. Assim pode-se interpretar que a sexualidade não tem um caráter imutável, mas também pode ser entendida como um fenômeno social dos mais sensíveis e sujeitos as mudanças da moral e das relações de poder, como defende Weeks (1995).

A sexualidade é uma das principais esferas da vida que provoca o jovem a buscar e criar uma autonomia individual relativamente à família de origem. A construção desse espaço privado necessita o aprendizado de como se estabelece um relacionamento afetivo e sexual (Brandão, 2003).

No entanto, não podemos limitar esse aprendizado ao biológico e nem ao acontecimento da primeira relação sexual. Entende-se como um processo de conhecimento de si e do seu corpo e de absorção pela cultura sexual do grupo, que aumenta no período da adolescência e na juventude.  Esse aprendizado compõe-se na “familiarização de representações, valores, papéis de gênero, rituais de interação e de práticas, presentes na noção de cultura sexual” (Heilborn, 2006, p. 35).

A cultura sexual brasileira tem como característica principal uma hierarquização de gênero que reserva um contraste de atitudes e qualidades para cada um dos sexos. Sendo assim, a masculinidade é associada à virilidade, por oposição a feminilidade está relacionada à passividade.

Bourdieu (1999) ao discutir a dimensão de gênero diz que este conceito impõe-se em das instâncias: a primeira seria de ordenadora do mundo social que se manifesta em estruturas objetivas e a segunda é compreendida como a identidade do sujeito.  As relações de gênero não são iguais em sua origem visto que são representados por formas desiguais de poder que manifestam características específicas em cada esfera da vida e do contexto social.

Nesse panorama de atitudes e papéis claramente atribuídos a cada um dos gêneros, este trabalho tem como universo de investigação conhecer as percepções e o comportamento dos jovens universitários, dos cursos de economia, administração e contabilidade, do CCJE, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, situada no do Município do Rio de Janeiro, acerca do exercício dos direitos sexuais e reprodutivos.

Busca compreender como estes vivenciam e analisam a questão da construção social da masculinidade nesse universo.

A escolha desse grupo social se deu por inúmeras razões, em especial, a crença de que essa parcela da sociedade detém maior esclarecimento a respeito de informações sobre a vivência da sexualidade e prevenção às DST’s/HIV/AIDS. A opção por esses cursos se deu por ser de maioria masculina. Assim poderá se avaliar a predominância do gênero masculino irá interferir nos comportamentos sexuais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com análise de conteúdo na modalidade de impacto. Como instrumentais da pesquisa utilizar-se-á entrevistas semi-estruturadas.

Essa pesquisa é relevante na medida em que ela permite o conhecimento da vivência da sexualidade nesta faixa etária, fornecendo novos elementos para a discussão da temática e também para a prevenção da gravidez indesejada na adolescência e infecção por DST’s/ AIDS. Buscamos ampliar a discussão e contribuir com dados para que os profissionais de saúde possam refletir sobre sua prática profissional, e, a partir disso, impulsionar novas formas de atuação e intervenção, sobretudo no que se refere a promoção e prevenção de saúde.

  1. Área temática

Direitos Sexuais e Reprodutivos

  1. Tema

“Por dentro do universo masculino: o que os homens pensam sobre sexualidade”.

  1.  Objeto

Visão dos jovens universitários acerca dos direitos sexuais e reprodutivos.

  1.  Objetivo Geral

Conhecer as percepções e o comportamento dos jovens universitários relativo ao exercício dos direitos sexuais e reprodutivos, tendo em vista a adoção de medidas de promoção e prevenção de saúde.

  1.  Objetivos Específicos
  • Conhecer a concepção dos jovens em relação ao tema da sexualidade;
  • Conhecer a percepção dos jovens em relação ao tema da masculinidade;
  • Conhecer a percepção dos jovens em relação ao cuidado paterno;
  • Conhecer o grau de informação e de prática quanto a métodos contraceptivos;
  • Averiguar seus envolvimentos em situações de gravidez indesejada;
  • Conhecer como esse grupo reage em relação às diferentes orientações sexuais existentes na sociedade;
  • Identificar a incidência de infecção por  DST’s/HIV/AIDS.

  1. Justificativa

Na atualidade, o exercício da sexualidade entre jovens ocasiona grande repercussão na sociedade e na saúde pública, uma vez que as modificações comportamentais ocorridas ao longo do tempo trazem grandes riscos e vulnerabilidade à saúde desses jovens. Admitindo que saber lidar com esse tema trará uma relevante contribuição para trabalhá-lo entre os jovens, essa pesquisa entende que conhecer como estes lidam com sua sexualidade e quais são suas percepções nesse campo consiste em uma relevante contribuição para a garantia do sexo seguro e da qualidade de vida entre estes e assim contribuir na criação de políticas públicas que auxiliem a sociedade a lidar melhor com a questão da sexualidade, o que poderá contribuir para a diminuição da ocorrência da gravidez precoce e das doenças sexualmente transmissíveis, através da adoção de medidas contraceptivas pelos jovens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.7 Kb)   pdf (285.5 Kb)   docx (66.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com