TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Por que estudar empreendedorismo?

Tese: Por que estudar empreendedorismo?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2014  •  Tese  •  3.230 Palavras (13 Páginas)  •  3.644 Visualizações

Página 1 de 13

ETAPA 1

Questões para a discussão

1. Porque estudar empreendedorismo? Qual a motivação que leva as pessoas discutirem o assunto?

R: Estudar empreendedorismo permite descobrir a diferença que existe entre empreendedor e empresário, e aprender que nem todo empreendedor é empresário mas todo empresário, para ter sucesso, necessita ser empreendedor... Para ter sucesso como empregado, toda pessoa precisa se tornar um empreendedor de maneira a transformar as dificuldades do caminho em possibilidades de promoções e crescimento pessoal sendo uma dessas maneiras, procurar se tornar indispensável dentro da estrutura organizacional em que esteja inserido.

No mundo dos negócios as mudanças são cada vez mais constantes e insertas provocando competições cada vez mais acirradas em ambientes cada vez mais desafiadores. Enfim a motivação surge desses cenários à figura do empreendedor e com sua ação o empreendedorismo.

2. O que é empreendedorismo? O que é ser empreendedor? Dê um exemplo de empreendedor que você conhece. Por que você considera essa pessoa empreendedora? Das características do empreendedor listadas no texto qual essa pessoa possui?

R: Empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico, empresarial). Tem origem no termo empreender que significa realizar, fazer ou executar.

O empreendedor é aquele que apresenta determinadas habilidades e competência para criar, abrir e gerir um negócio, gerando resultados positivos.

Exemplo: um vizinho que começou a empreender seus capitais em um mercadinho, em uma esquina próxima a sua casa.. Considero ele uma pessoa empreendedora pois ele foi:

-muito criativo

-teve uma organização e um certo planejamento

- responsabilidade

- capacidade de liderança

-teve uma visão de futuro e coragem para assumir riscos

-Persistência

Enfim hoje em dia ele possui vários mercados espalhados pelo Centro...

3.Faça uma pesquisa na internet e em material complementar/outros livros, como o empreendedorismo na pratica e tente identificar mais informações sobre outros tipos de empreendedores. Há pelo menos 8 tipos de empreendedores citados como possíveis (maneiras de classificar um empreendedor). Cite pelo menos um exemplo para cada um dos 8 tipos. O que os diferencia o que eles têm em comum?

R: Empreendedor Nato – Começam do “nada” – Exemplo: Bill Gates

Empreendedor Inesperado – É o empreendedor que quando se depara com uma oportunidade muda o rumo da sua vida e se dedica ao negócio próprio. Exemplo: Kazunori Yamauchi

Empreendedor Serial – Gosta do desafio e do “caos” no inicio de uma nova empresa, geralmente é uma pessoa bastante criativa. Exemplo: Nir Erez

Empreendedor Corporativo – A pessoa que consegue empreender dentro da empresa que trabalham, normalmente são executivos do alto escalão Exemplo: Bob Lutz

Empreendedor Social- Se preocupa com o bem estar da sociedade e tenta fazer do mundo um lugar melhor. Exemplo: Fazle Hasan Abed

Empreendedor por Necessidade – Vê na criação do seu próprio negócio a única forma de sobrevivência. Exemplo: Recém-desempregados ou aposentados.

Empreendedor Herdeiro – Aceita a responsabilidade de continuar os negócios da família Exemplo: Henry Ford II

Empreendedor Normal – Planeja os passos. É um dos perfis considerados como o mais completo. Exemplo: Romero Rodrigues.

Cada um tem características inerentes ao seu tipo e isso os faz diferenciados. Eles são comuns na capacidade de acreditar e realizar os seus sonhos. Todos os empreendedores apresentam boas características de liderança, relacionamento, visão de mercado e netwoking (necessário também para a captação fundos de investimento).

4.O empreendedor é um super homem ou apenas um administrador?

R:O empreendedor não deve ser nem um super-homem e nem um administrador. O ideal para ser empreendedor é possuir domínio administrativo e características empreendedoras que detecta uma oportunidade e cria um negócio novo e de valor, assumindo os riscos calculados e a possibilidade de fracassar.

5. Qual a importância da inovação no processo empreendedor? Quanto a criatividade pode influenciar o processo de inovação? Você se considera criativo?

R: A inovação esta sempre relacionada a um novo processo e/ou produto, no caso do processo empreendedor a inovação pode ser o diferencial que procuramos para nos destacarmos no mercado e ter sucesso. A criatividade esta relacionada a ter idéias, tendo como base esta premissa me considero criativo por estar sempre sugerindo outros pontos de vistas, inovadores ou não.

EMPREENDEDORISMO

O empreendedor é aquele que faz as coisas acontecerem se antecipa aos fatos e tem uma visão futura da organização.

O conceito de empreendedorismo esta sendo muito difundido no brasil. Uma das consequências imediatas foi o aumento do índice do desemprego, principalmente nas grandes cidades onde a concentração de empresas são maiores com o desemprego batendo na porta dos trabalhadores por consequência das crises industriais, sem alternativa, os ex-funcionários dessas empresas começaram a criar seu próprio negocio, muitos sem experiência e sem conhecimento adequado no ramo utilizando sua única economia e arriscando tudo muitos viraram patrões mais ficaram na economia informal, motivado pela falta de credito, pelo excesso de impostos e pelas altas taxas de juros.

Essa conjunção de fato despertou discussões a respeito do tema empreendedorismo no pais. Foi ate criar um novo programa Brasil empreendedor do governo federal que teve como meta a capacitação de mais de um milhão de empreendedores dados publicados pelo SEBRAE em 2005 mostram que, em conjunto os micros e pequenas empresas responderam em 2002 por 99,2% numero total de empresas por mais, 57,2% dos empregos totais e por 26,0% da massa salarial.

A maior parte dos negócios criados é concebida por pequenos empresários esses nem sempre possuem conceitos de gestão de negócios e sem planejamento.

Apesar de a estatística recente mostrar uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com