TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio

Por:   •  16/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.983 Palavras (8 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

3        CONCLUSÃO        

RFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Alegrete, município com uma extensão territorial de 7.804 Km², divididos em oito regiões chamadas subdistritos, localiza-se a uma latitude de 29°47’01,63” sul e a uma longitude de 55°47’27,54” oeste, o município esta totalmente sobre o Aquífero Guarani. Seu IDHM é de 0,740 (IBGE, 2010) e PIB per capita a preços correntes de R$ 17.866,11 (IBGE, 2012), com uma população estimada de 78.768 habitantes (IBGE, 20014), tem como atividade econômica principal a agropecuária. Com uma população na zona rural de 8.317 habitantes, sendo 4.827 homens e 3.482 mulheres, perfazendo 10,6% do total de habitantes do município (IBGE, 2007).

Com uma população residente de alfabetizados de 68.277 habitantes o município tem projetos pedagógicos de ensino fundamental e médio, bem planejados e abrangentes a comunidade em geral, integrando pais professores, e alunos. O objetivo deste trabalho é apresentar um diagnóstico da situação do ensino municipal de Alegrete-RS.  


  1. DESENVOLVIMENTO

        A secretaria de educação e cultura do município de Alegrete tem como secretario Jorge Sitó e é responsável por planejar, desenvolver e fiscalizar, projetos e medidas para melhorar a educação do munícipio. São 284 docentes no ensino fundamental municipal, 31 docentes trabalham no ensino médio e 54 em pré-escolas. Foram efetuadas no ano de dois mil e doze 3.882 matriculas no ensino fundamental, 131 no ensino médio e 889 nas pré- escolas (IBGE, 2012).

        O município conta com 15 Escolas Municipais de Educação Básica situadas na zona urbana, são eles: E.M.E.B. Alcy Flores Cheuiche, E.M.E.B José Antônio Villa Verde Moura, E.M.E.B. Lions Clube, E.M.E.B. Eurípides Brasil Milano, E.M.E.B. Euclides Lisboa, E.M.E.B. Manoel Estivalet, E.M.E.B. Princesa Isabel, E.M.E.B. Francisco Carlos, E.M.E.B. Ibirapuitã, E.M.E.B. Honório Lemes, E.M.E.B. Marcelo Faraco, E.M.E.B. Luiza de Freitas Valle Aranha, E.M.E.B. Fernando Ferrari, E.M.E.B. Dr. Antônio Saint Pastous de Freitas e E.M.E.B. Waldemar Borges. Destas  quinze E.M.E.B.s quatro oferecem o nível A da educação infantil, quinze oferecem o nível B, estas mesmas quinze oferecem ensino fundamental e destas quinze quatro oferecem o E.J.A. (Educação para Jovens e Adultos).

        Também na zona urbana o município oferece nove entidades que atendem alunos da educação infantil, uma destas é o Centro de Referencia e Integração da Criança e do Adolescente (C.R.I.C.A.) e as outras oito são Escolas Municipais de Educação Infantil (E.M.E.I.s), são eles: E.M.E.I. Nossa Senhora das Graças, E.M.E.I. Tenente Salustiano Prates, E.M.E.I. Menino Deus, E.M.E.I. Sérgio Augusto Pereira, E.M.E.I. Palmira Palma de Oliveira, E.M.E.I. Mario Quintana, E.M.E.I. Romário Araújo de Oliveira e E.M.E.I. Gente Miúda. Os níveis A e B da Educação Infantil são oferecidos por oito destas entidades, cinco oferecem berçário, seis oferecem o Maternal e apenas uma oferece o Maternal I e II.

        Uma vez que o munícipio possui uma considerável parcela de seus habitantes residindo na zona rural por inúmeros motivos, mas principalmente por que a principal atividade econômica da cidade é a agropecuária, o município tem uma rede bastante completa de Escolas Municipais situadas na zona rural a fim de facilitar o ingresso na educação dos filhos destes moradores da zona rural, muitos deles produtores ou empregados dos mesmos, o que a alguns anos atrás era muito difícil, pois os estudantes tinham que percorrer longas distancias para chegar nas escolas que só existiam na zona urbana. Além do desgaste das crianças e dos pais acontecia algo muito preocupante, um problema que assombra o setor de educação até hoje, que é a evasão escolar, uma vez que estes alunos encontravam muitas dificuldades para chegar até as escolas optavam por desistir do ensino e ajudar os pais e parentes nas lavouras e criações de gado. Consciente deste problema o município criou um programa que atendesse estas crianças e adolescentes que deveriam estar nas escolas e não somente com ensino, hoje estes alunos também recebem assistência médica e psicológica sem precisar sair da escola.

        As Escolas Municipais situadas na zona rural a partir de uma parceria da Secretária de Educação e Cultura e da Secretaria da Saúde, que tem como presidentes Maria do Orto recebem assistência médica da seguinte forma: em determinados dias da semana um ônibus disponibilizado pela prefeitura transporta até as escolas da zona rural, médicos, psicólogos, nutricionistas e agentes de saúde como técnicos de enfermagem e atendentes da área da saúde que atuam na rede municipal de saúde, estes realizam exames e consultas. A estes alunos também são ofertados atendimentos de um dentista, que atua na rede municipal de saúde, porém este profissional não vai até as escolas situadas na zona rural, pois se torna inviável o transporte de seus equipamentos para a realização de um atendimento de qualidade, então a prefeitura disponibiliza um ônibus para trazer os alunos até a zona urbana, acompanhados de professores e monitores que ficam responsáveis por eles e são atendidos na própria secretária de saúde municipal, que oferece assistência médica completa a comunidade municipal em geral. Estes alunos recebem também assistência da APAE e dos órgãos de assistência social como CAPS i.

        A zona rural conta com quatro escolas municipais, são elas: E.M.E.F. Barão do Ibirocaí situada no subdistrito de Passo Novo, E.M.E.F. João Ovídeo Acosta situada no subdistrito de encruzilhada, E.M.E.B. Alda Crespo situada no segundo distrito do subdistrito de Passo Novo e E.M.E.F. Eurico Jaques Dornelles situada no subdistrito de Tigre. Também existem onze polos educacionais situados na zona rural do município de Alegrete, são eles: E.M.E.B. Costa Leite, E.M.E.F. Barão do Ibirocaí, E.M.E.B. Francisco Mafaldo, E.M.E.B João André Figueira, E.M.E.B. Silvestre Gonçalves, E.M.E.B. Alfredo Soares Leães, E.M.E.B. Constantino de Souza Nunes, E.M.E.B. Murillo Nunes de Oliveira, E.M.E.B. João Cadore, E.M.E.B. Homero Alves Pereira e E.M.E.B. João Ovídeo Acosta. Destas instituições nove oferecem o nível B da Educação Infantil, uma oferece nível A e B, onze oferecem Anos Iniciais ou Ensino Fundamental completo e quatro oferecem o Ensino Médio Completo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (159.9 Kb)   docx (31.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com