TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio: Ditadura Militar nas Décadas de 60 a 80

Por:   •  14/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.656 Palavras (7 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ 

CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

AUTORA:GISLENE DOS SANTOS ALVES DOURADO

                                                   

 Concepção histórica das políticas sociais brasileira no período de 1960

CRUZ DAS ALMAS, BAHIA

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ 

CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

AUTORA:GISLENE DOS SANTOS ALVES DOURADO

Trabalho realizado para aprovação das disciplina:

Fundamentos hist. Teóricos do SSOC. II

 Estatística e indicadores sociais

                                                                  Economia política

                                                           Psicologia social

Concepção histórica das políticas sociais brasileira no período de 1960

CRUZ DAS ALMAS, BAHIA

Sumário:

Introdução --------------------------------------------------------------------------------------- 4

Desenvolvimento ------------------------------------------------------------------------------- 5

Conclusão --------------------------------------------------------------------------------------- 8

Referências -------------------------------------------------------------------------------------- 9

Introdução:

As mudanças acontecidas no Brasil desde as décadas de 1960 a 1980 estabeleceram expressivas para o crescimento do país, traspondo barreiras das artifícios sociais  pertinentes da época e procurando o desenvolvimento dos serviços sociais que desde seu princípio foi marcado por grandes desordens econômicos serviço social é uma profissão cujo a metodologia não incide de forma linear e continua sua trajetória sócio- econômico possuem particularidades complexas, que nem sempre e embargada ou compreendida pela sociedade e até mesmo acontece dentro da classe divergente quanto ao seu procedimento de atuação profissional. Profissão Assistencial nasce no seio da igreja católica que teve sua base e conceito morais no neotomismo em meio a uma conjuntura sócio histórica tem sua fundamentação através do método dialético de Karl Marx.                                              O assistente social, ao longo da sua trajetória profissional, conseguiu muitos avanços no fazer profissional. Esse avanço foi consequência do ajuntamento da teoria social de Marx na apreciação das modificações que foram tomando direcionamento social, econômico, político, etc. Com isso a profissão demandou repensar suas estratégias na sua atuação diante dessas transformações societárias, que afetam principalmente a classe trabalhadora. O amadurecimento teórico-metodológico do Serviço Social deu-se a partir do momento pós- ditadura e foi fortificada na década de1970 com o movimento de reconceituação no escopo de extrusão com o conservadorismo.

Desenvolvimento

O Serviço Social tem na tese social a base de seu fundamento, como especificação do trabalho, questões sociais essas a presentada como o anexo das expressões das desigualdade da sociedade capitalística madura, que tem como uma procedência comum, a produção social que cada vez mais coletiva.

As modificações no mundo do trabalho vem seguido de profundas variações na defesa do estado consubstanciadas na melhora de estado. No ano de 1960 época que incidia a ditadura militar no Brasil o movimento de reconceituação que se contemporiza por uma década sua característica, foi um fenômeno tipicamente Latino-americano reprimido pela contestação ao tradicionalismo profissional, provocou um questionamento global da profissão  e seus embasamentos ideo-teoricos, de suas raízes sociopolíticas na administração social da pratica profissional de modo operante as profundas mudanças que se operavam no nível continental, presididas pela fort. fervência de combates sócias estendidas por um ciclo expansionista do capitalismo no panorama mundial, esse quando história não fertilizou unicamente ao Assistente Social no seu  contexto, ciências sociais se averíguam quanto aos seus paramentos teóricos-explicativo e ao seu desempenho, os impulsas os renovadores aproximar-se as igrejas católicas, universidade  presença do movimento estudantil.

O serviço social e movidos pelos desafios da pratica social no ano de 1965-1975 nessas linhas de inquietações constitucionais salienta, A importância E A busca de compressão As direções reservadas do desenvolvimento latino americano para a contextualização da profissão. Conquanto o movimento de reconceitualizaçao tinha se gestado no bojo da política desenvolvimentista.

Ao falarmos da de um época cheia de conquistas não podemos deixar de fora uma dos grandes pensadores de grande importância  para evolução do Serviço social Karl Marx e a descoberta do marxismo pelo SS que contribuiu decisivamente para o processo de ruptura teórica e pratica com a tradição profissional, Marx pensador da crítica-dialética usa esse método dialético para perspectiva da revolução, pois sua obra era impensável no campo de vista de um revolucionário sem o protagonismo da classe operaria, Marx foi um grande divergente revolucionário n a aventura ALEMÃ, seus três pilares foram método- dialético, perspectiva da revolução e  valor trabalho.

[pic 1]

Fig. 1 – Pensamento de Karl Marx

[pic 2]

Fig. 2 – Sobre Karl Marx

No ano de 1961 o governador Jânio Quadros, que sobrevém o governo de Juscelino Kubitscheck para a presidência do pais, ele arriscar-se criar um governo que concebesse medidas independentes de caráter admirativo e com noções de governo populista, ressaltamos que as influências dos militares se fortaleceram e prontamente o seu governo desmorona a pós 7 meses de posse.

[pic 3]

Fig. 3 – Jânio Quadros

Segunda a constituição vigente da época o vice- presidente João Belquior Marques Goulart, assume a presidência, ainda que a tantos transtorno presidencial, os militantes de direita anticomunista ainda escoravam a candidatura de Jânio Quadros e os partidos de esquerda, movimento estudantil e sindicatos embolsaram as ruas em prol de João Goulart.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (359.2 Kb)   docx (210 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com