TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio de esatgio 6 periodo servico social

Por:   •  15/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.303 Palavras (6 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 6

CONTEXTUALIZAÇÃO HISTORICA

O Hospital Manoel André- CHAMA, é uma empresa privada e de grande porte, situada à rodovia AL-220, KM 04, zona Urbana da cidade de Arapiraca- AL. Iniciou suas atividades na área de clinica medica e cirúrgica, englobando departamentos que atendiam especialidades como: maternidade pediatria e outros.  Dr. Emanuel Barroso Barreto e Dr.ª Cristina Vitoriam Cal vacante Barroso Barreto, que apesar de sua formação ter acontecido na capital do estado, optou por prestarem serviços à população Arapiraquense, local de grande carência na área da especialidade

Na sua inauguração, o Hospital Chama possuía com sua estrutura física uma área pequena e seu quadro organizacional era composto por um numero pequeno de funcionários, apenas o suficiente para atender a demanda da época. O desenvolvimento das atividades sofreu continuidade com vários acontecimentos que determinaram a necessidade de mudanças ampliação da estrutura física e conseqüentemente aumento do numero de médicos e colaboradores. A demanda aumentou dado ao crescimento populacional e ao fato da oferta de serviços de qualidade incluindo convênios com o Sistema Único de Saúde (SUS). Como resultado a instituição conta hoje  com enorme estrutura organizacional composta por serviços em sistemas de plantões e disposto de maneira que os usuários sempre tenham a quem recorrer a qualquer hora que surgir a necessidades idem pendente de horário e tendo como objetivo maior um melhor atendimento para seus usuários ,que é a razão de existir do referido Complexo Hospitala

O aumento da estrutura física do Hospital Manoel André, foi acontecendo de forma planejada, à medida que a necessidades iam surgindo à direção procuravam atender no menor tempo possível e assim sucessivamente foram sendo inauguradas: UTI, UTI PEDIATRICA, UNIDADE CORONARIA, NUCLEO DE HEMODIALISE, SETOR DE IMAGENS, ORTOPEDIA, OFTAMOLOGIA E ONCOLOGIA. Atualmente esta empresa além da ofertas de serviços de qualidade na área medica uma das grandes empregadoras da região, contribuindo para minimização do desemprego na região

Nestes últimos anos ,o Hospital Chama,apresentou um modelo eu supro ambulatorial que supre as necessidade de saúde da população de Arapiraca e cidades circunvizinhas, onde no interior é pioneira em prestação de serviços tem Oncologia e Transplante Renal.

OBJETIVO INSTITUCIONAL

O Centro Hospitalar Manoel André tem por objetivo prestar atendimento na área de saúde, objetivando minimizar o sofrimento dos usuários, sejam particulares, conveniados ou usuários dos SUS, estendendo cuidados a seus familiares sempre que for solicitado, usando para isso a atuação de uma equipe multidisciplinar, onde também conta com o apoio de uma equipe de enfermeiros, técnicos de enfermagem e colaboradores. A Política Social operacionalizada é basicamente o Sistema Único de Saúde (SUS), quanto aos recursos financeiros, o mesmo acontece através de repasse do SUS, atendimentos em setores particulares através de consultas e exames, inclusive de alta complexidade.

RELATORIO

Foi observado em meu estagio de observação por iniciativa do médico o Drº Emanuel Barreto e Drº. Indalecio Magalhães que tinham como objetivo a realização de transplante renal modalidade inexistente no interior do Estado de Alagoas. No momento da realização desses estagio observei que o núcleo conta com uma demanda mês de aproximadamente 200 usuários, fazendo uso de serviços pertinentes a esta especialidade. Quanto aos transplante o primeiro ,só veio ocorrer cinco anos depois .onde a idéia original apresentou-se com sucesso,visto  com total segurança já foram realizadas centenas de cirurgias com pleno êxito, justificando assim o titulo de Hospital referencia em Hemodiálise no Estado de Alagoas.O Núcleo de hemodiálise ,do Hospital Chama, foi o primeiro no Brasil em tratamento de hemodiafiltração. Devido à eficiência na prestação serviço o referido setor conta com mais cinco núcleos de hemodiálise em algumas cidades do nordeste. Quanto à Instituição desde o inicio Serviço Social, este, esta inserido na instituição. Desde o inicio de suas atividades, promovendo e defendendo os direitos sócios do usuário, fortalecendo os laços familiares, esclarecendo sintomas e forma de tratamento que deve ser seguida pela família. Atua interdisciplinar mente com a equipe medica visando sempre a qualidade nos serviços prestados aos usuários. Os usuários são pessoas procedentes das regiões do Agreste/ Sertão do estado de Alagoas em sua grande maioria atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). São aproximadamente 200 pacientes em hemodiálise, mas aproximadamente 3O são de convênios.

SERVIÇO SOCIAL NO SETOR DE NEFROLOGIA

        O Serviço Social buscar viabilizar os direitos dos usuários dentro do contexto histórico vivenciado por eles.

No Setor de Nefrologia não acontece diferente. é neste sentido que se pode afirmar que o Serviço Social atua nas expressões da questão social,formulando e implementando proposta de intervenção para seu enfrentamento,tentando promover a inserção dos seus usuários no conjunto das relações social.

É importante lembrar que guando uma pessoa é diagnosticada portadora de insuficiência renal ela devera necessariamente modificar o seu estilo de vida, precisando de um suporte tanto dos profissionais do setor como de seus familiares. E diante dessa Realidade da realidade que a atuação do serviço social Junto ao paciente em tratamento de diálise constitui no acompanhamento do paciente no sentido de enfrentar a doença e orientar a família sobre todo processo.

Para o assistente social a utilização de rotinas no setor é indispensável para o bom funcionamento do serviço, o setor de serviço social juntamente com a enfermagem, nutrição e psicóloga possui normas operacionais com o objetivo do bom atendimento ao usuário. É  importante que a atividade seja um conjunto com os setores que compõe a unidade da diálise no sentido de troca de informações que permita uma visão global do problema do paciente e seus familiares na adesão ao tratamento.

O assistente social em uma clinica de hemodiálise tem toda uma rotina, esta precisa ser realizada para que o tratamento do usuário aconteça com mais facilidade e mais eficácia veremos alguns procedimento realizados pelo profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (119.5 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com