TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Potfolio

Por:   •  22/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.335 Palavras (10 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

3        CONCLUSÃO        

RFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Os movimentos migratórios consistem na movimentação de habitantes geralmente de áreas menos desenvolvidas para os grandes centros

urbanos e metrópoles, esses migrantes partem em busca de melhores oportunidades de emprego, maior amplitude para melhor capacitação profissional e melhores recursos de formação.

Os centros mais industrializados como São Paulo sempre ofereceram tais oportunidades por isso durante anos recebeu muitos migrantes principalmente da zona rural onde normalmente tais aspectos são precários. Hoje a uma forte tendência que esta mudando de direção o fluxo desses migrantes, o fato de um individuo estar habitando uma nova região ou estar cooperando com a economia da mesma gera várias consequências econômicas e sociais que devem ser levadas em consideração.


  1. DESENVOLVIMENTO

        As migrações estão associadas a fatores sociais e econômicos, geralmente as regiões em fases crescentes de desenvolvimento costumam receber maior fluxo de migrantes. A tendência migratória existiu desde o início da história do Brasil, porém a partir da década de 90 a migração começou a acompanhar o desenvolvimento da industrialização.

        O fluxo migratório é visivelmente intensificado em direção a região sudeste com migrantes da região nordestina principalmente. A migração tem como principais estímulos o aumento da desigualdade social, catástrofes ecológicas e naturais, e falta de perspectiva em relação a formação e o trabalho para muitos jovens.

        Uma forte característica das migrações é o êxodo rural. O êxodo rural que consiste na saída da população que reside no campo para cidade se apresenta como consequência da migração do homem do campo e principalmente dos jovens para os centros industrializados e grandes metrópoles a fim de encontrar mais e melhores oportunidades de emprego e formação visando a qualidade de vida.

Presume-se que há, entre os indivíduos migrantes, diferenças de perfis de acordo com as regiões de destino, além da diferenciação dos migrantes em relação aos indivíduos não migrantes, esta já parcialmente identificada. Tal hipótese de diferenciação do migrante de acordo com a região de destino é facilmente fundamentada nos modelos que associam a decisão de migrar às características individuais quando se considera a influência de fatores regionais, que não a renda, no bem-estar dos migrantes.  A migração é considerada, pois, aqui ao mesmo tempo uma decisão de investimento e arbitragem entre diferentes alternativas de destino. Neste sentido, por exemplo, se é de se esperar um maior peso dos jovens entre os migrantes para regiões de maiores oportunidades econômicas dadas a forte dimensão investimento da migração nesta faixa etária, um contingente relativamente maior de pessoas idosas possivelmente deve procurar regiões com maiores amenidades climáticas.

        Algumas alterações ocorreram em relação a migração brasileira nos últimos anos. Estudos apontam que o fluxo migratório interno brasileiro diminuiu, Daniel Milazzo afirma:

        Os números de brasileiros que mudam de estado estão diminuindo. (...) O Embora o sudeste continue sendo principal destino dos migrantes, sua diferença estre as demais regiões esta caindo. Estados como Rio de Janeiro, que por muito tempo foi área de atração migratória, e Minas Gerais, de onde muitas pessoas se mudavam, estão se aproximando de um ponto de equilíbrio nesta balança. (MILAZZO. 2011).

        O desenvolvimento na tecnologia e comunicação assumiu um papel importante na sociedade, trazendo novos rumos da economia e da cultura. Esta tecnologia causa impactos, estimula e muda a sociedade, a tecnologia é uma alternativa de aperfeiçoamento e conhecimento.

        Nos dias atuais com tanta fonte de informação, e mais eads tudo ficou mais fácil, antes ainda as pessoas relutavam para não migrarem, mas hoje em dia se estas cursando uma faculdade pode ser feita uma transferência por que os polos educacionais são comuns em vários municípios, e depois temos internet, os meios de comunicação estão muito avançados com tal tecnologia o que nos facilita em termos de tempo e locomoção, mas fez com que nos distanciássemos do contato físico, social e humano entra as pessoas, e grande culpado disso tudo é o avanço da tecnologia.

        Os movimentos migratórios podem desempenhar um papel importante no processo de convergência entre as rendas per capita dos estudos ou regiões de um país, dada áreas que o saldo migratório liquida positivas, na medida em que levam a um aumento da população, tendem a diminuir a renda per capita de estado.

        O fenômeno migratório está relacionado ao processo de globalização, no qual ao aproximar e intensificar as relações entre os países faz com que as migrações sejam cada vez mais dinâmicas e interdependentes das condições sociais, econômicas, politicas e ambientais do cenário internacional. Nesse sentido, é inegável a relação existente entre os acontecimentos internacionais e as configurações dos fluxos migratórios.

         Perspectivas migratórias com base nas diferenças regionais de rendas e salários e que papel deveria ter o Estado aos desafios migratórios globais. A migração hoje é um barômetro de circunstancia socioeconômico, entre o local de destino e de origem. As migrações externas e internas são facilitadas pelo transporte e comunicação mais barato, há um movimento comum em consequência de crise, a curto e longo prazo.

        Devido ao crescimento em muitas partes do mundo, os elevados níveis de crescimento natural nas cidades, um contato permanente com estilos e vários outros países mais prósperos faz com que gere a migração internacional, há uma invasão do campo para a cidade a procura de melhores condições de vida. E com toda essa migração o trabalho é mais disputado causando o desemprego e o baixo nível de salário, renda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (190.9 Kb)   docx (34.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com