TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Potfolio De Opg

Artigo: Potfolio De Opg. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  2.029 Palavras (9 Páginas)  •  873 Visualizações

Página 1 de 9

ATIVIDADE PROPOSTA

1º Passo: Assistir ao filme: Patch Adams: o amor é contagioso

Gênero: Drama

Tempo de Duração: 114 minutos

Ano de Lançamento (EUA): 1998

Direção: Tom Shadyac

Roteiro: Steve Oedekerk, baseado em livro de Patch Adams e Maureen Mylander

Elenco: Robin Williams (Hunter "Patch" Adams), Daniel London (Truman Schiff), Monica Potter (Carin Fisher), Philip Seymour Hoffman (Mitch), Bob Gunton (Dean Walcott), Josef Sommer (Dr. Eaton), Irma P. Hall (Joletta), Lee McCain (Judy), Harve Presnell (Dean J.P. Anderson), Daniella Kuhn (Adelane), Peter Coyote (Bill Davis), James Greene (Bile), Michael Jeter (Rudy) e Harold Gould (Arthur Mendelson).

Parte I – Discussão e análise crítica do filme e do livro O Monge e o Executivo.

1. Empreendedor é o termo utilizado para qualificar, ou especificar principalmente, aquele individuo que detém de uma forma especial, inovadora, de se dedicar às atividades de organização, administração, execução;

Principalmente na geração de riquezas, na transformação de conhecimentos e bens em novos produtos - mercadorias ou serviços; gerando um novo método com o seu próprio conhecimento. É o profissional inovador que modifica, com sua forma de agir, qualquer área do conhecimento.

Realize uma pesquisa e responda, se os acontecimentos no filme: o amor é contagioso; há visão empreendedora e justifique. (pontuação máxima 1,0)

Resposta: A personalidade e as atitudes de Hunter são de um empreendedor. Segundo o site www.suapesquisa.com: “Empreender significa realizar, fazer ou executar e empreendedor é aquele que apresenta determinadas habilidades e competências para criar, abrir e gerir um negócio, gerando resultados positivos.” Portanto, há visão empreendedora em relação ao projeto que o Hunter executou com os amigos ao abrir uma clínica para atender pessoas que não possuem plano de saúde e/ou condições de arcar com os custos do tratamento médico de que precisam, não com o intuito de gerar riqueza e sim, pretendendo ajudar as pessoas a ter qualidade de vida, ou seja, teve iniciativa para criar um novo negócio pela paixão pelo que faz e utilizou os recursos disponíveis de forma criativa transformando o ambiente social e econômico onde vive aceitando assumir os riscos e a possibilidade de fracassar.

Ainda segundo este site: “As principais características do empreendedor são: a criatividade, a capacidade de organização e planejamento, a responsabilidade, a capacidade de liderança, a habilidade para trabalhar em equipe, o gosto pela área em que atua, a visão de futuro e coragem para assumir riscos, o interesse em buscar novas informações, soluções e inovações para o seu negócio, persistência (não desistir nas primeiras dificuldades encontradas), saber ouvir as pessoas e a facilidade de comunicação e expressão.” Me parece até que o filme quis demonstrar todas estas habilidades em Hunter pois, todas elas descrevem as atitudes que ele tomou para fazer com que o seu “sonho” se torna-se realidade, ele não se prendia às regras, quebrando sempre paradigmas, acreditava que o médico deve ter contato com o paciente desde os primeiros anos de faculdade - burlava o sistema visitando os pacientes do hospital fazendo-os rir para esquecerem da dor que sentiam, tentando transformar seus últimos momentos, já que eram pacientes com graves doenças, em momentos melhores, enfrentava a todos e aprendia naturalmente, tinha o dom para ser médico, as pessoas eram resistentes em aceitar que alguém pudesse ser médico e ser feliz ao mesmo tempo e resistiam mais ainda quanto ao fato de se ter um contato mais próximo com o paciente como: chamá-lo pelo nome e não pelo nome da doença ou número do seu quarto no hospital, saber como se sentiam, conversar, saber quais são os seus sonhos, seus desejos, enfim, tratá-lo como um ser humano. Hunter era um homem que tinha visão, por isso não era compreendido pela maioria das pessoas, além de tudo, soube superar um grande obstáculo que quase o fez desistir: a morte de sua amada e amiga médica (assassinada pelo paciente, quando o foi ajudar na sua casa).

2. Apresente dois conceitos de liderança através de citações. Faça uma reflexão e pontue quais os estilos de liderança que são apresentados no filme, e as respectivas características predominantes de cada um desses estilos. (pontuação máxima 1,0)

Resposta: Existem três tipos de liderança: a autocrática, a democrática e a liberal.

A liderança autocrática: Bonome (2008) conceitua a liderança autocrática como: "Supervisão cerrada com a chefia determinando o que deve fazer, escolhendo os membros, elogiando ou criticando, não se envolvendo pessoalmente com os indivíduos. Os indivíduos mostraram-se frustrados, tensos e consequentemente agressivos."

Já Maximiano (2000) o comportamento autocrático: "Quanto mais concentrada a autoridade no líder, mais autocrático seu comportamento ou estilo. Muitas formas do comportamento autocrático abrangem prerrogativas da gerência, como as decisões que independem de participação ou aceitação. Infelizmente, o estilo autocrático pode degenerar e tornar-se patológico, transformando-se no autoritarismo. Arbitrariedade, despotismo e tirania, que representam violências contra os liderados, são exemplos de comportamentos autoritários."

Podemos entender que o líder autocrático é centralizador. Ele define os objetivos de seus subordinados, além de escolher o método de trabalho, não permitindo que a equipe participe das decisões tomadas. No filme o reitor Walcott que administra o hospital é um exemplo deste tipo de liderança, já que além de manter o hospital com “punhos firmes” não gosta nada da forma peculiar que Hunter trata dos pacientes.

A liderança democrática: Segundo Bonome (2008) na liderança democrática: "O líder portou-se de modo impessoal - orientação e decisão em grupo, tarefas previamente decididas e bem comunicadas em que o grupo escolhia e dividia o trabalho por si mesmo. O líder elogiava o grupo e não o indivíduo. Facilidade de comunicação, franqueza, amizade e responsabilidade predominavam."

Já Maximiano (2000) diz em sua afirmação referente ao comportamento democrático que: "Quanto mais as decisões forem influenciadas pelos integrantes do grupo, mais democrático é o comportamento do líder. Os comportamentos democráticos envolvem alguma espécie de influência ou participação dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com