TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pre-projeto

Por:   •  16/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  1.543 Visualizações

Página 1 de 2

Tema

O PAIF – programa de Atenção Integral a Família e a Intervenção do Assistente Social na Realidade da Família

O presente projeto tem como proposta aprofundar-se no conhecimento referente ao Programa de Atenção Integral a Família – PAIF e a intervenção na realidade das famílias em vulnerabilidade. Frente às necessidades o Estado reorganizou as políticas públicas, assim o Sistema Único de Assistência Social-SUAS desenvolveu o Serviço de Proteção Atendimento Integral a família.

O Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Águas Lindas – GO atende famílias em risco social, sendo encaminhadas pelo Assistente Social para o programa, a fim de promover melhoria nas vidas dessas pessoas. A ação do serviço social nesses casos volta-se ao enfrentamento da condição social, é com base nessa perspectiva que esse o projeto visa compreender melhor qual o papel do assistente social no Programa de Atenção Integral a Família P.A.I.F.

Justificativa

Pobreza e Desigualdade é realidade vivida por muitas famílias. A formação social brasileira é marcada pela concentração de riquezas produzidas, porém apropriadas por poucos.

A fim de minimizar o impacto causado pela apropriação desigual das riquezas o Estado criou programas sociais, como PBF – Programa Bolsa Família, o PAIF – Programa de Atenção Integral a Família entre outros.

Escolhido como objeto a ser pesquisado o Programa PAIF expressa um conjunto de ações que visam contribuir para o enfrentamento de situações vulnerabilidade e risco social.

Segundo a NOB-RH/SUAS o Assistente Social tem como atribuições informar as famílias referenciadas no CRAS sobre programas e projetos existentes na unidade, promover palestras socioeducativas, de socialização e integração, com temáticas voltadas para o interesse dos mesmos e contribuir para a formação dos vínculos familiares.

O presente projeto justifica-se por se tratar de um assunto relevante, pois a compreensão das atribuições do Assistente Social na pratica do programa e perante os beneficiários atendidos, será de suma importância para o sucesso do programa.

Pois a este cabe acompanhar as famílias em estado de vulnerabilidade e promover mecanismos de incentivos que possibilitam um atendimento eficaz por parte dos profissionais, com vista à autonomia das famílias e comunidades.

Problema

Identificar quais as atribuições e a relevância do Assistente Social junto ao PAIF na intervenção na realidade das famílias em vulnerabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (39.2 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com