TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pre-projeto

Por:   •  5/10/2015  •  Monografia  •  2.259 Palavras (10 Páginas)  •  717 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

Centro Universitário Nove de Julho

Jacqueline Faria dos Santos RA: 2209202663

SERVIÇO SOCIAL - 6°A - SANTO AMARO

PRÉ-PROJETO DE TCC

“O Trabalho Prestado Pelo Profissional de Serviço Social as Famílias Que Possuem Crianças ou Adolescentes Em Situação De Rua”.

Universidade Nove de Julho

São Paulo

2012

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

JACQUELINE FARIA DOS SANTOS                  RA: 2209202663

PRÉ-PROJETO DE TCC

O Trabalho Prestado Pelo Profissional de Serviço Social as Famílias Que Possuem Crianças ou Adolescentes Em Situação De Rua“.

[pic 2]

São Paulo

2011

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO------------------------------------------------------------------------4

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA E PROBLEMÁTICA---------------------------4

1.2 JUSTIFICATIVA--------------------------------------------------------------------4

1.3 OBJETIVOS-------------------------------------------------------------------------5

1.4 OBJETIVO GERAIS---------------------------------------------------------------5

1.5 OBJETIVOS ESPECIFICOS----------------------------------------------------5

 2. FUNDAMENTAÇÕES TEÓRICAS---------------------------------------------5

 2.1 BREVE RETROSPECTIVA--------------------------------------------------5,6

 2.3 OS MEDOS QUE PERMEIAM PAIS E FILHOS------------------------6,7

2.4 O PAPEL DA ESCOLA-----------------------------------------------------------7

 3. METODOLOGIA---------------------------------------------------------------------7

 5. CONCLUSÃO------------------------------------------------------------------------8

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS--------------------------------------------8

7. FICHAMENTOS----------------------------------------------------------9,10,11,12

1 - INTRODUÇÃO

Introdução

Esta monografia é requisito fundamental para conclusão do curso de Serviço Social da Universidade Nove de Julho.

A temática apresentada aqui - será a fragilidade no trabalho desenvolvido com as famílias das crianças ou adolescentes que se encontram em situação de rua, pois, ao participar de algumas reinserções pude perceber que esta família não esperava ou não estava preparada para este retorno. Alguns dias após á esta reinserção verificamos que estas crianças e/ou adolescentes se encontravam novamente em situação de rua.

O interesse por este tema surgiu, a partir, da observação a varias reinserções de crianças e/ou adolescentes que pude participar como orientador sócio educativo, e que foi proporcionado pelo Projeto Atenção Urbano para Crianças e Adolescentes que se encontram em situação de rua - Base Santa Cecília e orientado pelo profissional de Serviço Social deste serviço.

Este trabalho é importante porque proporcionará ao profissional de Serviço Social uma reflexão, com relação, ao tipo de trabalho desenvolvido. Propondo novas praticas que viabilizem um sucesso efetivo na priorização da família, para que ela tenha suporte suficiente para restabelecer o vinculo.

Atualmente a cerca de.........crianças e/ou adolescentes em situação de rua na região central de São Paulo. Porém muitas dessas famílias se encontram na região periférica da cidade.

Há uma fragilidade nas nossas políticas sociais, quanto ao trabalho desenvolvido com as famílias, que tem crianças ou adolescentes que se encontram em situação de rua, tendo como resultado uma tentativa de reinserção mal sucedida. As quais tendem a serem ocasionadas pela própria estrutura da sociedade que não proporciona ações que interajam em conjunto com estas determinadas famílias.

Desta forma faremos um breve passeio histórico pela origem da família para percebermos em que dado momento ela passa a ser reconhecida pelas políticas publicas como fator essencial para o desenvolvimento.

Destacaremos programas e projetos que possibilitem o acompanhamento, visando, uma proteção integral que proporcione o empoderamento familiar como um todo.

  1.  Problema

Qual o trabalho que o profissional de Serviço Social desenvolve com as famílias das crianças e/ou adolescentes que se encontram em situação de rua para proporcionar a reinserção?

  1. Justificativa

O interesse pela temática surgiu, a partir, da observação a varias reinserções de criança ou adolescente que participei, e que foi proporcionado pelo Projeto Atenção Urbana para Crianças e Adolescentes que se encontram em situação de rua Base Santa Cecília.

Pude perceber que não estava sendo desenvolvido um trabalho que antecedesse a reinserção com seus familiares e que após um ou dois dias, essas crianças ou adolescentes, acabaram retornando as ruas.

Este trabalho é importante porque proporcionará uma reflexão, com relação, a necessidade do profissional de Serviço Social em atuar diretamente com as famílias fragilizadas e ao tipo de trabalho que poderá desenvolver. Propondo novas praticas que viabilizem um sucesso efetivo na priorização da família, para que ela tenha suporte suficiente para restabelecer o vinculo.

  1. Objetivos Gerais

Compreender o trabalho desenvolvido pelo assistente social para reinserir as crianças e/ou adolescentes de volta ao convívio familiar e social.

  1. Objetivos Específicos

Conhecer as políticas publica que garantam o atendimento familiar pelo profissional de Serviço Social e as ações que viabilizem o empoderamento desta família fortalecendo os vínculos familiares.

  1. - FUNDAMENTAÇÕES TEÓRICAS

2.1 - BREVE RETROSPECTIVA

Analisando os dias de hoje, podemos dizer que os assuntos que dizem respeito à sexualidade, nem sempre foi tratado com tanta naturalidade. Desde então a sexualidade vem se transformando conforme as mudanças globais que afetam o cotidiano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (209.3 Kb)   docx (31.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com