TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pre projeto violencia contra a mulher

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.978 Palavras (8 Páginas)  •  6.381 Visualizações

Página 1 de 8

Violência Contra a Mulher


Tema: violência doméstica contra a mulher na faixa etária entre 24 a 30 anos, praticados contra a mulher na Zona Leste de Manaus.

Objetivo geral: mostrar os diversos tipos de violências em mulheres na faixa etária entre 24 e 30 anos, que sofrem com essa violência que abrange várias famílias na zona leste de Manaus.

Objetivo Específico: pesquisar os diversos tipos de violencias contrar a mulher coletar informacoes sobre maus tratos contra a mulher investigar os motivos ,sobre a decisão de não denunciar o agressor a policia.

Justificativa: e o único item do projeto que apresenta a resposta da questão por quê?(escolheu o tema).De suma importância, geralmente é o elemento que contribui mais na aceitação da pesquisa. Consiste em uma exposição por meio de redação (introdução,desenvolvimento e conclusão).Quais os motivos para a escolha da temática; quais as contribuições para a sosiedade e, ao final da pesquisa o que você espera que seu projeto venha melhorar.
Metodologia/caminho da pesquisa.
O esse estudo será desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica e coleta de dados em campo. O público alvo será a mulher; com o objetivo de mostrar a mulher que sofre esse tipo de violência, para a coleta de dados será utilizado revistas, questionário semi estruturado com (10)perguntas fechadadas e cinco (5)perguntas abertas destinado a jovens, a pesquisa tem caráter qualitativo e quantitativo. Os questionários serão entregues ao entrevistado e estabelecido um prazo de (20) dias,após esse prazo as perguntas serão revisadas para a devolução do questionario.

Justificativa: a escolha do tema Violência Contra a Mulher na zona leste da cidade de Manaus, foi pelo motivo do alto índice de ocorrência registrado nas delegacias. Por esse motivo, procuramos atravéz da nossa pesquisa, entender o porque de tanta violência contra a mulher. Percebemos que quase ou diáriamente, ouvimos,lemos em jornais e revistas ou assistimos na televisão. Geralmente essa violência acontece principalmente com mulheres jovens, casadas,mulheres que são mães e que possuem uma baixa renda familhar, sem contar com o pouco tempo de estudo. segundo o relato das vítimas e afirmação policial,o álcool(bebida alcólica),drogas ilícitas,ciúmes, são alguns dos principais fatores que contribuem para a violência contra a mulher.
Através desta pesquisa, sobre a violência contra a mulher na zona leste da cidade de Manaus; iremos montar um estudo em relação a esse problema e iremos mostrar a sociedade que futuramente, através da nossa pesquisa, estudo e projeto, venha melhorar ou diminuir e quem sabe um dia acabar com esse tipo de violência contra as mulheres. Que esse comportamento irracional venha ser estinto dos bairros da zona leste de Manaus.

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA...............................................5

3 FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS..........................................................................8
3.1 Geral.......................................................................................................................8
3.2 Específicos.............................................................................................................8

4 JUSTIFICATIVA........................................................................................................8

5 METODOLOGIA.......................................................................................................8

6 REVISÃO BIBLIOGRAFICA.....................................................................................8

7 CRONOGRAMA DA PESQUISA..............................................................................9

8 OÇAMENTO.............................................................................................................9

9 RESULTADOS ESPERADOS..................................................................................9

10 REFERÊNCIAS.....................................................................................................10











1 INTRODUÇÃO
A violência doméstica e familiar contra as mulheres é um tema bastante debatido na mídia e na sociedade, que vem trazendo a tona cada dia mais as disparidades que vem ocorrendo em nosso país, pois milhares de mulheres estão sujeitas a violências no ambiente doméstico decorrente das desigualdades nas relações de poder entre homens e mulheres. E isto se torna uma questão social e de saúde pública que consiste num fenômeno mundial que não respeita fronteira de classe, raça, etnia, religião, idade e grau de escolaridade. Atualmente não importa o status da mulher, o lócus de violência continua sendo gerado no âmbito familiar, sendo que, o risco de a mulher ser agredida pelo seu marido, companheiro, ou mesmo ex-marido, é muitas vezes maior do que a de sofrer alguma violência por estranhos. De forma geral, no mundo todo, a violência está entre as principais causas de morte de pessoas com idade entre 15 e 44 anos. 
Durante muito tempo o ambiente familiar foi tratado como lugar privado e restrito, onde o Estado tinha muita dificuldade para entrar e combater a violência doméstica. Somado a isto, o medo, a vergonha e a falta de informação contribuíram para que as mulheres agredidas dentro desse espaço não denunciassem seus agressores, principalmente por se tratar, na maioria das vezes, de pessoas muito próximas, como maridos, companheiros, namorados, pais, irmãos, filhos ou outro integrante da família.
Mas essa situação esta mudando. Com a criação em 2003 da Secretaria de Politicas para Mulheres (SPM), da Presidência da República, com os acordos internacionais assinados pelo Brasil com vistas à eliminação da violência, e com sanção da Lei 11.340 – Lei Maria da Penha - em 2006, as mulheres passaram a ser amparadas por inúmeros instrumentos e serviços para garantir seus direitos e o atendimento em situação de violência. Mas com a implantação desta citada Lei não houve uma solução imediata, por isso, para que haja uma resolução mais eficaz do problema em questão, é fundamental que sejam feitas análises profundas da aplicação da citada norma para que sejam identificadas e, então, solucionadas as dificuldades presentes na aplicação. 
O intuito do presente projeto consiste em auxiliar no combate à violência em questão, por meio da análise da violência doméstica e familiar contra a mulher e da importância da Lei Maria da Penha, da identificação e da discussão dessas dificuldades.
2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
A violência contra a mulher é uma expressão usada para se referir á violação dos diretos Humanos das Mulheres. Consiste no uso da força física, psicológica ou intelectual para obrigar a mulher a fazer algo que não é da sua vontade, impedindo a liberdade, incomodando ou privando a vitima de manifestar seu desejo, sob pena de ser gravemente ameaçada ou até mesmo espancada, lesionada a ou leva-la a morte. Como fenômeno, a violência contra a mulher ocorre em todos os países do mundo independente do seu grau de desenvolvimento social e econômico. Os fatores que, com maior frequência causam ou contribuem para a prática da violência são: bebidas, drogas, machismo exacerbado (mentalidade de que a mulher deve obediência ao homem, de que ela é submissa e inferior a ele) controle de sexualidade sobre a mulher (o qual se encontra relacionado a ciúmes, medo de ser traído, possessividade, controle da vestimenta da mulher). 
O programa Fantástico, exibido em 06 de maio de 2012 pela Rede Globo, veiculou reportagem voltada ao estudo Mapa da Violência de 2012 e da violência doméstica e familiar contra a mulher no Brasil
Conforme divulgado na matéria, no Brasil, a cada 5 minutos uma mulher é agredida, e em quase 70% das ocorrências o autor das agressões é o namorado, o marido ou o ex-marido. Os dados revelam que na esmagadora maioria dos casos em que as mulheres são vítimas o agressor possui vínculo afetivo com a vítima.
Até o primeiro semestre de 2012 segundo o IBGE, foram feitos 47.555 registros de atendimento na Central de Atendimento à Mulher. Durante todo o ano de 2011, foram 74.984 registros, bem inferior aos 108.491 de 2010. O tipo de registro que aparece em maior número é para relatar violência física contra a mulher que pode variar de lesão corporal leve, grave ou gravíssima, tentativa de homicídio e homicídio consumado. Foram 63.838 em 2010, 45.953 em 2011 e 26.939 até julho de 2012.
Casos de violência sexual como estupro, exploração sexual e assédio no trabalho aparecem em 5º lugar com 2.318 casos em 2010, 1.298 em 2011 e 915 este ano.
Mas esta situação vivenciada pelas mulheres esta mudada a passos lento como foi citado acima. Com a criação em 2003 da Secretaria de Politicas para Mulheres (SPM), da Presidência da Republica, com os acordos internacionais assinados pelo Brasil com vistas à eliminação da violência, e com sanção da Lei 11.340 – Lei Maria da Penha - em 2006 consististe em um instrumento de grande importância no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. Pois estabeleceu maior efetividade e rigidez na pena dos agressores, além de incentivar o debate público visando conscientizar a sociedade no sentido de intensificar a luta contra esse tipo de violência. Por isso, para que haja uma resolução mais eficaz do problema em questão, é fundamental que sejam feitas análises profundas da aplicação da citada norma para que sejam identificadas e, então, solucionadas as dificuldades presentes na aplicação. 
A violência contra a mulher pode ser classificada como sendo:
1. A violência física: quando a mulher sofre no próprio corpo, tapas, murros, empurrões, beliscões, chutes, queimaduras, mordidas, rasteiras, ou até quando ela é presa ou trancada, dentro de casa, entre tantas covardias que pode até mata-la.
2. Violência psicológica: quando fazem a mulher perder sua autoestima e goste menos de si para que seja menos fácil dominar suas ações, comportamentos, crenças e suas decisões. Este tipo de violência acontece na forma de xingamentos, ofensas, intimidação, desqualificação, proibição de trabalhar, utilização dos filhos para chantagem etc.
3. Violência patrimonial ou econômica: quando tiram da mulher, contra sua vontade seus pertences ou os danificam, apenas para atingi-la. Um exemplo disso é quando o marido não permite que a esposa decida o próprio salario.
4. Violência sexual: quando a mulher é obrigada a assistir ou fazer ato sexual contra a sua vontade.
5. Violência moral: quando a mulher é exposta a calunia difamação ou injuria, crimes previstos por Lei.
Essas são as cinco formas de violência doméstica e familiar contra mulher apresentadas pela lei Maria da Penha, Lei n° 11.340, de 2006. Esta Lei diz que “violência doméstica e familiar é qualquer ação ou amissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico ou psicológico e dano moral ou patrimonial”.







3 OBJETIVOS 
3.1 GERAL
Pesquisar a história da violência doméstica e familiar praticada contra a mulher. Analisar e entender o que leva a violência doméstica ao seio familiar tomando ciência dos efeitos e consequências físicas e emocionais.

3.2 ESPECÍFICOS
• Realizar pesquisa sobre a violência doméstica contra a mulher.
• Entender quais os aspectos psicológicos e sociais, e quais razões que levam os agressores agirem de forma tão violenta.
• Conhecer dados estatísticos da violência no Brasil, e seu avanço na politicas públicas.

4 JUSTIFICATIVA

Esta pesquisa justifica-se em razão de conhecer dados que muitas vezes ficam escondidos dentro das famílias que sofrem com violência doméstica, bem como relatar as formas de violência, analisando e entendendo o que se passa nestas famílias para serem vitimas deste extremo, que a cada dia se torna mais comum.

5 METODOLOGIA
Este projeto é baseado em pesquisas documentais, levantamento bibliográfico da leitura especifica relacionada a violência domestica contra mulher e a Lei Maria da Penha, e posterior reflexão sobre os mesmos através da leitura de livros, artigos e textos relacionados ao tema da violência domestica e familiar contra mulher.

6 REVISÃO BIBLIOGRAFICA
Revista em quadrinhos Ministério Público do Estado, destaca a importância das conversas entre parentes, amigos e amigas, vinhos e vizinhas, aos colegas, sobre a violência doméstica contra a mulher, pois a informação é o caminho para o exercício da cidadania.
Cartilha nós merecemos respeito! Diga não a violência contra mulher, caderno para professores, que traz a responsabilidade de combater a violência não somente dos poderes públicos, mas também da sociedade em geral.
Cartilha de bolso que aborda que: proteção e segurança que muda a vida das mulheres.

7 CRONOGRAMA DA PESQUISA 

Etapas Janeiro Fevereiro Março Abril Maio
Elaboração do projeto X
Revisão de leitura X
Apresentação do projeto x
Coleta de dados X
Conclusão e redação X
Correção X
Entrega x

8 ORÇAMENTO
Não houve despesas com este projeto de pesquisa.

9 RESULTADOS ESPERADOS
O resultado esperado neste projeto de pesquisa, é que a sociedade, a comunidade, e até mesmo as pessoas das próprias famílias que são vitima desta violência, se conscientizem e se empenhem em diminuir ao máximo esta incidência, se encorajando em denunciar os agressores, só assim conseguiremos minimizar as consequências da violência doméstica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (66.6 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com