TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Primeiro Semestre

Pesquisas Acadêmicas: Primeiro Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  4.555 Palavras (19 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 19

1 INTRODUÇÃO

A contabilidade em seu caráter e função social utiliza os mais variados mecanismos e ferramentas, apoiando-se em diversos âmbitos contingenciais, tornando-a completa no que tange as diversas vertentes que a fundamenta, explica e direciona na execução das variadas tarefas pertinentes à área contábil. Trataremos a seguir de enfoques diretamente relacionados, com abordagens que primam de maneira concreta e eficiente toda complexidade e capacidade do profissional contábil.

2 CENARIO EMPRESARIAL

A Contabilidade e a Matemática duas ciências essenciais ao desenvolvimento de diversos profissionais, principalmente no campo contábil. Estas duas ciências que evoluíram desde a antiguidade e caminharam juntas, paralelamente ao desenvolvimento econômico e social desenvolvimento este que influenciou diretamente todas as atividades relacionadas à cultura, ciência e educação. A contabilidade e a matemática na gestão de custos para a compreensão de um conceito básico matemático como a análise de dados estatísticos, índice de crescimento, percentuais de dificuldades e perspectivas, como nos é apresentado no texto. Tanto a contabilidade quanto a matemática são ciências que utilizam dados quantitativos expressos por números. Sendo assim, o aparecimento dos números em percentuais dá um claro entendimento e uma co-relação da importância daquela para esta.

A Contabilidade está totalmente ligada aos cálculos matemáticos, na determinação de valores de impostos, no balanço comercial de empresas, na elaboração dos cálculos trabalhistas, cálculo de folhas de pagamento, fechamento de balancetes, prestação de contas, imposto de renda pessoa física e jurídica entre outras situações.

Uma das várias formas das disciplinas de Contabilidade e Matemática estabelecerem uma comunicabilidade é por meio da abordagem do conceito de função matemática na análise custo/volume/lucro em Contabilidade Gerencial.

Por seu próprio caráter de controle e mensuração do patrimônio da empresa e de suas atividades, a Contabilidade é uma fonte de informações gerenciais. Porém, ela não deve ficar restrita apenas ao registro de fatos pretéritos, de forma retrospectiva.

Pode e deve também ofertar informações preditivas. Assim, a análise custo/volume/lucro pode ser utilizada para vendas orçadas, previsões de demandas baseadas em pesquisas e retrospectivas históricas.

Para isso, o contador pode apresentar informações financeiras além dos registros contábeis obrigatórios legalmente. Ao analisar e combinar dados financeiros por meio de relatórios internos possibilitará subsídios de utilidade gerencial para o administrador.

Como já foi mencionado, desde a antiguidade, antes do aparecimento da moeda, já existiam a troca de bens, serviços e registros sobre tais fatos. Entretanto a evolução da Contabilidade neste período foi lenta até o aparecimento da moeda, o que desenvolveu as relações de apenas troca de mercadorias para uma relação de compra e venda. O aparecimento do papiro e do cálamo (pena de escrever), facilitaram o registro das informações dos negócios existentes.

O ambiente de uma organização passa a todo instante por mudanças rápidas e contínuas, e diante dessas mudanças a organização precisa conhecer o ambiente que está inserido, ou seja, o ambiente externo e o interno, para estar preparada e flexível a estas mudanças.

Esse ambiente pode ser caracterizado como o conjunto de forças que interagem e influenciam na maneira como a organização funciona e obtêm seus recursos. E cabe à organização formular estratégias que possam controlar esse ambiente, permitindo com isso uma melhor interação com seus consumidores, concorrentes, em busca de novas oportunidades.

O ambiente que envolve a organização é composto por fornecedores, clientes, concorrentes, sindicatos, organismos governamentais e grupos de interesses especiais. Essas forças podem afetar ou contribuir para o desempenho da mesma. Perceber e entender o ambiente em que a organização está inserida influencia diretamente no seu andamento e obtenção efetiva dos resultados esperados. No entanto, é necessário primeiramente conhecer sua divisão.

O ambiente geral afeta todas as organizações. Esse ambiente não muda independente do tipo de organização (condições tecnológicas, legais, econômicas, demográficas e culturais). Já o ambiente específico é composto pelas entidades externas que interagem diretamente com a organização (fornecedores, clientes, concorrentes, acionistas, etc.) no alcance dos seus objetivos. São fatores únicos para cada organização, e podem influenciar positiva ou negativamente na eficiência da empresa.

Por outro lado, divide o ambiente organizacional em três níveis: o ambiente geral, o operacional e o interno. E cada nível com seus componentes identificados.

O ambiente geral de uma organização ou macro ambiente é definido por elementos do ambiente externo que podem influenciar direta ou indiretamente nas decisões. As forças macro ambientais estão separadas em cinco componentes: político, legal, econômico, tecnológico e social. As organizações e a própria comunidade fazem parte do ambiente geral, esse é o meio mais amplo do ambiente externo, e é formado pelos seguintes componentes:

• Econômico: indica como os recursos são distribuídos e utilizados dentro do ambiente, muitas vezes afetam o modo como a organização faz negócios;

• Social: descreve as características da sociedade que a organização está inserida;

• Político: são os elementos relacionados à obrigação governamental;

• Legal: são as regras e leis que devem ser seguidas (legislação aprovada);

• Tecnológico: são as novas abordagens para produção de mercadorias e execução de serviços (procedimentos e equipamentos).

O ambiente operacional “é um nível do ambiente externo à organização, composto de setores que normalmente têm implicações específicas e relativamente mais imediatas em uma organização”. Ele é composto pelos seguintes componentes:

• Cliente: reflete as características e o comportamento daqueles que compram mercadorias e serviços fornecidos pela organização.

• Concorrência: são aqueles que a organização tem de combater para conseguir recursos. A análise da concorrência tem como propósito ajudar a avaliar os pontos fortes e fracos e a capacidade dos concorrentes existentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com