TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Princípios Do SUS

Exames: Princípios Do SUS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  662 Visualizações

Página 1 de 2

Objetivos do sistema de planejamento do SUS e a sua importância

O sistema de planejamento: ”articulação das 3 esferas de gestão ,com definição de objetivos que confiram direcional idade ao SUS “

Essa opção estratégica tem como principal objetivo a consolidação e reduzir a dependência da politica dos gestores, com esta necessidade de construção para o cumprimento dos princípios e as diretrizes que regem todo o SUS, o que se pretende com isso é o cuidado com as especificialidades de cada local em detrimento da generalização de ações que nem sempre estão de acordo com a realidade de cada comunidade.

O planejamento assume um caráter imprescindível para o desenvolvimento de qualquer politica ou ação da saúde. Tão importante como planejar as ações e o monitoramento do que está sendo feito e aquilo que ainda não foi possível fazer.

O planejamento do SUS tem que atuar de maneira integrada com demais setores da área da saúde, não só no quesito financeiro das ações como também nos recursos humanos de cada setor que colocará em prática as estratégias planejadas para que se cumpram as metas do Plano de Saúde.

Retratada sobre o movimento sanitarista e o movimento de saúde coletiva dos anos 70 a 80 e tanto que sua força foi inovadora e revolucionaria, pois a partir dessa revolução oram impostas algumas diretrizes regulamentadas.

“Na saúde, este movimento libertário fortaleceu-se com a bandeira da reforma sanitária, antecipando o que viria, anos depois a ser as diretrizes constitucionais da universalidade, igualdade e participação popular” (http://graduacao.s3.amazonaws.com/bases/sc/aula3/arquivos_hiperlinks/AA_Aula_3_Texto_base.pdf).

O ponto forte sem duvidas foi à comunidade se auto promover em busca de uma saúde melhor no qual poderiam atender todos de igual para igual olhando o individuo como um todo, não tendo sua descriminação por conta da cor, raça e nível social.

Mesmo com todas as dificuldades impostas e enfrentadas conseguiram enfrentar todos os obstáculos impostos embora no começo obtiveram-se muitas falhas a sociedade sempre abre um espaço para suas criticas a participação popular só reforça o que tem que ser melhorado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com