TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Problemas de bioética

Trabalho acadêmico: Problemas de bioética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.559 Palavras (7 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 7

Bioética

É o estudo transdisciplinar entre Biologia, Medicina, Filosofia (Ética) e Direito (Biodireito) que investiga as condições necessárias para uma administração responsável da Vida Humana, animal e responsabilidade ambiental. Considera, portanto, questões onde não existe consenso moral como a fertilização in vitro, o aborto, a clonagem, a eutanásia, os transgênicos e as pesquisas com células tronco, bem como a responsabilidade moral de cientistas em suas pesquisas e suas aplicações.

Dignidade

A dignidade se baseia no reconhecimento da pessoa como ser digno de respeito. É uma necessidade emocional que todos nós temos de reconhecimento público de se ter feito bem as coisas, em relação a autoridades, amigos, círculo familiar, social, entre outros. Independentemente de raça, etnia, religião, etc., cada ser humano é único, com características particulares, necessitando ser respeitado e reconhecido dessa forma, sem qualquer tipo de discriminação.

Todos tem opiniões diferentes sobre todos os assuntos e tem liberdade para expressá – los, ainda que envolva forças maiores como a própria ética e bioética . O que seria o mundo se todos fossem obrigados a pensarem e agirem iguais?

Privacidade

É a habilidade de uma pessoa em controlar a exposição e a disponibilidade de informações acerca de si. Relaciona-se com a capacidade de existir na sociedade de forma anônima (inclusive pelo disfarce de um pseudônimo ou por um identidade falsa).

Dignidade e Privacidade na Atuação da Enfermagem

“O Profissional de Enfermagem respeita a vida, a dignidade e os direitos humanos, em todas as suas dimensões, exerce suas atividades com competência para a promoção do ser humano e da sua saúde na sua integralidade, de acordo com os princípios da ética e da bioética.” (Código de Ética dos Profissionais da Enfermagem).

Os enfermeiros constantemente invadem a intimidade e a privacidade do doente ao realizar os cuidados de enfermagem, porém raramente discutem os aspectos que envolvem esse problema.

A condição de enfermidade gera sentimentos como incapacidade,dependência, insegurança e sensação de perda do controle de si mesmo. Os doentes encaram a hospitalização como fator de despersonalização por reconhecerem a dificuldade para manter sua identidade, intimidade e privacidade. O ambiente hospitalar é estressante por diversos fatores, especialmente ao doente, por perder o controle sobre os que o afetam, e dos quais dependem para sua sobrevivência . Alem disso, a internação é angustiante por evidenciar a fragilidade a que estão sujeitos, devido a exposição emocional e física. A enfermagem não pode ignorar que, ao cuidar do doente, toca-lhe o corpo e o

expõe, muitas vezes sem pedir autorização, adotando uma postura de "poder" sobre o corpo de outrem. O doente pouco questiona essa invasão porque, na sua percepção, ela é necessária para sua recuperação, porém demonstra constrangimento, vergonha e embaraço.

Para um individuo, mesmo doente, pode significar desconforto e embaraço.Afinal, culturalmente e no núcleo familiar, aprende – se que expor o corpo não é apropriado, relacionando-se implicitamente a sensualidade com a sexualidade, comuns aos indivíduos, mas de certa forma reprimidas,de acordo com os padrões vigentes na sociedade.

A invasão do território e do espaço pessoal fere a dignidade do indivíduo. A privacidade é uma necessidade e um direito do ser humano, sendo indispensável para a manutenção da sua individualidade. No entanto, é importante ressaltar que o Capítulo IV DOS DEVERES do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, preconiza que o enfermeiro deve: "Art. 27- Respeitar e reconhecer o direito do cliente de decidir sobre sua pessoa, seu tratamento e seu bem estar. Art. 28- Respeitar o natural pudor, privacidade e a intimidade do cliente". Ao mesmo tempo, o enfermeiro tem que reconhecer que o paciente possui: "o direito a atendimento humano, atencioso e respeitoso, por parte de todos os profissionais de saúde. Tem o direito a um local digno e adequado para seu atendimento, o direito a manter sua privacidade para satisfazer suas necessidades fisiológicas, inclusive alimentação e higiênicas, quer quando atendido no leito, no ambiente onde está internado ou aguardando atendimento".

Sendo o enfermeiro o profissional em constante contato com o doente durante a hospitalização, é imprescindível circunstanciar sobre a conduta da enfermagem no sentido de resguardar esses direitos. A enfermagem procura preservar a intimidade e a privacidade dos doentes usando biombos, cobrindo partes do corpo que não precisam ficar expostas durante um procedimento e solicitando que familiares ou visitas retirem-se do quarto ao realizar um cuidado, caracterizando essa tentativa de proteção como um gesto humanitário e de respeito. Essa ação pode representar uma atitude de defesa à fragilidade pela doença, resgatando o instinto maternal, sentimento forte nesses profissionais, ou simplesmente uma atitude que facilitará a assistência de enfermagem, dificultando a intervenção ou questionamento dos familiares.

Em algumas situações, a enfermagem invariavelmente invadirá a privacidade e a intimidade do doente, como na passagem de cateter vesical, banho no leito, enemas e outros. Entretanto, o doente, sujeito do processo de trabalho da enfermagem, é um ser humano e, como tal, tem personalidade, dignidade, honra, pudor e preconceito, como já descrito anteriormente. Para que haja interação entre enfermeiro e paciente, é importante conhecer a sua natureza física, cultural, espiritual, social psicológica. Esses aspectos são significativos ao se tentar estabelecer uma relação de confiança junto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com