TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Procedimentos trabalhistas e contabilidade

Projeto de pesquisa: Procedimentos trabalhistas e contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  5.696 Palavras (23 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 23

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ciências contábeis

leandro donizete bordini

rotinas trabalhistas e contabilização

Rosário do Ivaí

2012

leandro donizete bordini

rotinas trabalhistas e contabilização

Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina interdisciplinar.

Prof. José Manoel da Costa

Rosário do Ivaí

2012

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO---------------------------------------------------------- 04

2. DESENVOLVIMENTO------------------------------------------------ 05

2.1Rotinas Trabalhistas-------------------------------------------------- 05

2.2 CTPS. Carteira de Trabalho e Previdência Social.-------- 05

2.3 Exames De Admissão----------------------------------------------- 06

2.4 Contrato de trabalho------------------------------------------------- 06

3 DIFERENÇAS INDIVIDUAIS----------------------------------------- 07

3.1 O que é Liderança?-------------------------------------------------- 07

3.2 O que é motivação?-------------------------------------------------- 08

3.3 Teoria das Necessidades de Maslow-------------------------- 09

3.4 A Teoria dos dois Fatores de Herzberg----------------------- 10

3.5 Diferenças entre Grupos e Equipes---------------------------- 10

4 PROCESSO CONTÁBIL--------------------------------------------- 10

4.1 Modelo de ContratoSocial----------------------------------------- 11

4.2 Procedimentos Exigidos Para A Abertura De Empresa Na

Junta Comercial. ----------------------------------------------------------- 14

4.3 Descontos Simples--------------------------------------------------- 16

4.4 Análises de Mercado------------------------------------------------- 18

4.5 Demandas, Oferta e equilíbrio de mercado.----------------- 19

4.6 Estruturas de Mercado----------------------------------------------- 20

4.7 A economia do Brasil------------------------------------------------- 21

4.8 Programa minha casa minha vida-------------------------------- 22

5 CONCLUSÃO------------------------------------------------------------- 24

6 REFERENCIAS ---------------------------------------------------------- 25

1. INTRODUÇÃO 4

Com base da leitura dos livros didáticos desse segundo semestre, pesquisas feitas na internet e materiais disponíveis nas Webs aulas, estarei retratando tudo aqui que aprendi em relação às matérias do semestre e os temas propostos no portfólio individual.

Através do portfólio individual é obtido um contato maior com os temas citados, criando um conhecimento mais amplo sobre suas metas, seus conceitos e suas praticas, assim podemos adquirir mais conhecimento, ter mais facilidade aos requisitos necessários nas rotinas trabalhistas como na admissão de funcionários e todo o processo de admissão, ao retratar as diferenças individuais é possível adotar métodos de trabalho no cenário macroeconômico, tratando dos processos contábeis fica muito mais fácil de entender como fazer a abertura deuma empresa, prestação de serviço e contrato social, sobre o desconto simples podemos citar a forma melhor de se trabalhar agradando a todos com bons preços, fazendo uma analise mercadológica regional é possível conhecer tudo aquilo que está em destaque na região ter noção de como lidar com desafios que surgem e estar preparado para as demandas mercantis.

2. DESENVOLVIMENTO 5

2.1 Rotinas Trabalhistas

Toda empresa tem suas rotinas trabalhistas de admissão e demissão, pois bem sabemos que estas estão inteiramente ligadas à vida da empresa. Todo empregado que trabalha dentro das normas da lei passa por está rotina ao ser admitido precisando apresentar diversos documentos como: CTPS, RG, CPF, Certidão de Nascimento, Carteira de Reservista ou Habilitação, Fotos 3 x 4 entre outros. No que envolve a rotina trabalhista também podemos citar o processo trabalhista diário envolvendo folhas de pagamento, cálculos de horas extras, adicional noturno, insalubridade, descanso semanal remunerado DRS, dias trabalhados, faltas, valores de INSS, IRRF, FGTS a serem calculados de cada funcionário e demais temas que englobam a rotina trabalhista.

2.2 CTPS. Carteira de Trabalho e Previdência Social.

A Carteira de Trabalho foi criada em 21 de março de 1932 pelo decreto nº 21.175, elaborado pelo governo Getulio Vargas só foi regulamentada em 29 de outubro de 1932, tornando-se um documento obrigatório para todos os empregados que trabalha no setor de comércio, indústria ou demais ramos empresariais.

Após se tornar obrigatória a Carteira de Trabalhose tornou muito importante trazendo informações fundamentais do empregado, dando direitos a ele, retratando toda a sua vida profissional e esclarecendo duvidas que surjam. Com o passar do tempo ela foi se aperfeiçoando e trazendo novos modelos, hoje ela é bem ampla, tem usa emissão por um sistema informatizado que traz um modelo diferente a do Brasil com a dos outros países assim evita que haja irregularidades no trabalho e na remuneração. Com um modelo diferenciado as CTPS hoje traz um banco de dados do trabalhador sobre sua qualificação, seu endereço, números de seus documentos fotografia, impressão digital, assinatura e número do NIS/ PIS. Nos dias atuais sua referência é grande sendo que através desta você pode realizar diversas tarefas e até votar.

2.3 Exames De Admissão 6

Todo empregado que trabalha de forma regulamentada passa pelo processo de admissão ou exame de admissão, para que haja a identificação deste empregado que está sendo admitido. Para realizar a admissão são necessários vários documentos como: foto, carteira de trabalho, pois está é indispensável mesmo que o empregado seja de modo temporário, ASO (Atestado de Saúde Ocupacional), título de eleitor caso o empregado tenha acima de dezoito anos de idade. Os empregados quem tem entre 18 e 45 anos precisa-se apresentar a carteira de reservista, se casado certidão de casamento aos solteiros certidão de nascimento, comprovação de inscrição do CPF ou documento, comprovante de inscrição no PIS ou PASEP, se tiver folhos menores de 14 anos certidão de nascimento para comprovação dosalário família caso tenha de 1 a 6 anos cartão da criança. Aos empregados que exercem profissão de direção de veículos precisam-se da carteira nacional de habilitação demais profissões expedidas por conselho regional também precisa de carteira caso dos advogados exame da OAB, CRC para contadores, CREA para engenheiros e arquitetos. Todos os documentos exigidos na admissão são xerocados e autenticados em seguidas devolvidos os documentos originais ao empregado só a carteira de trabalho que fica a cargo da empresa realizar as anotações de registro do funcionário e devolve-la em 48 horas.

Todos estes dados e fatos que procedem à regulamentação do processo de admissão fazem parte de decretos e leis que juntos formam a Consolidação das Leis trabalhistas (CLT), assim garantem direitos ao empregado e ao empregador.

2.4 Contrato de trabalho

O contrato individual de trabalho está no artigo nº 443 da CLT expressando um acordo tácito ou expresso, verbal ou escrito com prazo determinado ou indeterminado.

No Contrato Escrito há detalhes que descrevem a condição do empregado perante os acordos contratuais feitos na CTPS.

7

O Contrato Verbal traz a combinação entre empregado e empregador sobre todos os itens relativos ao trabalho a ser prestado.

Já Contrato Tácito ou Consensual expressa um tipo de acordo ou sigilo no qual o trabalhador cumpre o que foi determinado sem estipular normas.

São irregulares os contratos tácito ou verbal, estes não seguem as normas de CLT e acabam trazendo a falta de benefícios da previdência social, prejudicando tanto o empregado ou oempregador pela falta de amparo nas leis trabalhistas.

3 Diferenças Individuais

Como cada ser humano tem as suas diferenças a empresa também não deixa de ter suas diferenças de produção, comercialização e rotinas habituais que fazem parte da sua existência. Para que a empresa tenha uma organização de forma positiva precisa-se de uma boa administração, bons funcionários, contadores realmente interessados em dar suporte a toda a transação comercial e administrativa, se ao contrario a organização administrativa é trabalhada de forma negativa certamente ela irá levar a empresa a situações criticas ou até mesmo a falência.

3.1 O que é Liderança?

A liderança segundo (MOSCOVICI, 2002a) é um fenômeno grupal. Assim como nos outros comportamentos, ela não depende somente do individuo. Seu desempenho varia conforme a personalidade, o grupo e o seu contexto. O líder é aquele que tem a responsabilidade, influência e coordenação sobre os demais pertencentes do grupo dando a eles ordens e juntos determinando o que será cumprido. Existem vários tipos de lideres e diversas formas de liderar todas buscam o mesmo objetivo alçar metas.

A liderança está dividida em três tipos: autocrática, democrática e liberal.

8

Liderança autocrática: Nesta liderança o líder está centralizado nas tarefas. Essa forma de liderança pode ser chamada de liderança autoritária ou diretiva. Pois é o líder quem toma todas as decisões de forma individual no seu grupo, assim os demais integrantes devem apoia-lo sem manifestar interesse contrario a sua decisão tomada, alem disso ele é quemdetermina quem vai executar a tarefa determinada por ele. O líder passa a ser uma pessoa dominadora de poder centralizado em suas mãos.

Liderança democrática: Também conhecida como liderança participativa ou consultiva, essa liderança é voltado para as pessoas existindo a participação de todos nas decisões a serem tomadas pelo grupo de forma que todos participam e contribuem para as melhorias. Nesse caso o líder expõe suas ideias e seus planos para que todos possam estar participando, criando planos e estratégias de trabalho. Assim o grupo divide as tarefas de acordo com a agilidade de cada um realizar seu trabalho. Na liderança democrática o líder é um membro igual os demais integrantes do grupo.

Liderança liberal: Essa liderança as pessoal integrantes do grupo tem liberdade quando se trata da execução de projetos, suas características são de maturidade com direção a uma equipe que tem potencial de realizar a tarefa sem cobranças. Muitas vezes esse tipo de liderança acaba sendo criticada pela falta de cobrança, assim criticam o líder pela falta de rigidez quando acontecem erros na liderança.

3.2 O que é motivação?

A motivação é uma palavra que tem origem do Latim que quer dizer (moveres, mover) na psicologia, em teologia e em outras ciências humanas identificando o nosso comportamento objetivista de influencia a determinado assunto assim podemos dizer que a motivação serve de impulso a nos levar a uma ação.

Já foram realizados inúmeros estudos para definir a motivação e segundo GONDIM; SILVA, 2004, estes geralmente fazem parte do

9

Comportamentoprodutivo e controle exercido sobre as pessoas. Contudo, da mesma forma com a motivação hoje é erroneamente associada com o desempenho, também já foi associada à satisfação, ao envolvimento, ao desejo, às recompensas, ao comprometimento, as crenças e aos valores, entre outros conceitos. A partir disso, essas associações errôneas acabam por dificultar a delimitação do que é realmente a motivação.

3.3 Teoria das Necessidades de Maslow

A teoria das necessidades de Maslow também conhecida como a Pirâmide de Maslow, tem a proposta de divisão hierárquica criada por Abraham Maslow, suas precisões são de atender as necessidades de todos aos níveis. Cada um tem de "escalar" uma hierarquia de necessidades para atingir a sua auto-realização.

Para Maslow suas terias estão divididas em cinco grupos descritos em base de pirâmide.

Necessidades fisiológicas (básicas), tais como a fome, a sede, o sono, o sexo, a excreção, o abrigo;

Necessidades de segurança, que vão da simples necessidade de sentir-se seguro dentro de uma casa a formas mais elaboradas de segurança como um emprego estável, um plano de saúde ou um seguro de vida;

Necessidades sociais ou de amor, afeto, afeição e sentimentos tais como os de pertencer a um grupo ou fazer parte de um clube;

Necessidades de estima, que passam por duas vertentes, o reconhecimento das nossas capacidades pessoais e o reconhecimento dos outros face à nossa capacidade de adequação às funções que desempenhamos;

Necessidades de auto-realização, em que o indivíduo procura tornar-se aquilo que ele pode ser: “O que os humanos podemser e devem ser verdadeiros com a sua própria natureza”.

Sua teoria foi considerada uma das melhores na atualidade também foi alvo de criticas citando como auge a forma de uma pessoa estar auto-realizada sem ter uma satisfação plena em suas necessidades. 10

3.4 A Teoria dos dois Fatores de Herzberg

A teoria dos dois fatores chamada também de teoria bifatorial tem como fator base a formação de dois grupos que independentemente são interligados. Os fatores higiênicos e os fatores de motivação, juntos havia satisfação e insatisfação perante a sociedade. Tudo variava devido às necessidades o qual muitas vezes era desprotegido. (Segundo GONDIN; SILVA, 2004). Outra critica recebida é o fato de que essas teorias são pouco influenciadas por fatores externos à pessoa, portanto pouco controláveis.

3.5 Diferenças entre Grupos e Equipes

Nós seres humanos sempre precisamos de outras pessoas ao nosso redor para sobreviver desde os primeiros dias de vida até os últimos. Para Albuquerque e Puente- Palacios (2004, p.358). O grupo é o conjunto formado por duas ou mais pessoas, que para atingir determinados objetivos necessita de algum tipo de interação, durante um intervalo de tempo relativamente longo, sem o qual seria mais difícil ou impossível obter êxito desejado.

Segundo Machado (apud Albuquerque e Puente- Palacios, 2004, p. 369). Sua definição sobre equipe é a seguinte: Um sistema de relações dinâmicas e complexas entre um conjunto de pessoas, que se identificam a si próprias e são identificadas por outras pessoas dentro daorganização como membros de um grupo relativamente estável, que interagem e compartilham técnicas, regras, procedimentos e responsabilidades, utilizadas para desempenhar tarefas e atividades com a finalidade de atingir objetivos mútuos.

Assim podemos concluir que equipe tem a formação coletiva com objetivo de todos vencerem compartilhando os objetivos. Já no grupo o objetivo é a parcialidade, pois cada um é responsável por suade forma tarefa individual.

4 Processo Contábil

O processo de abertura de empresa junto aos órgãos competentes envolve diversos fatores entre eles destacam-se:

Perfil do Empreendedor

Planeje seu negócio

Decisão quanto à forma jurídica 11

Enquadramento como Microempresa

Tributação Federal

Tributação Estadual / Municipal

Tributação das empresas optante pelo simples

Verificações obrigatórias anteriores à abertura da empresa

Documentação

Procedimentos para abertura da empresa

Providências e registros obrigatórios

Obrigações burocráticas das empresas

Registro de Marcas e Patentes

Para abrir uma empresa é necessário você tenha conhecimento sobre os tópicos acima, realiza-los adequadamente seguindo as leis.

4.1 Modelo de Contrato Social

1. Fulano de Tal, ..................................................., nacionalidade, naturalidade,............................. Estado civil........................ Regime de bens (se casado) data de nascimento (se solteiro), profissão,........................................... Nº do CPF..................,documento de identidade nº,.............. Órgão expedidor e UF onde foi emitida...... (documentos válidos como identidade: carteira de identidade, certificado de reservista, carteira de identidade profissional, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carteira Nacional de Habilitação – modelo com base na Lei nº 9.503, de 23.9.97), domicílio e residência.................................................... Bairro............................nº........... Município,...................................... UF. .................................CEP......................

2. Beltrano de Tal.................................................. (art. 997, l, CC/2002) constituem uma sociedade limitada, mediante as seguintes cláusulas:

12

1ª A sociedade girará sob o nome empresarial............................. E terá sede e domicilio na (endereço completo: tipo, e nome do logradouro, número, complemento, bairro/distrito, município, Unidade Federativa e CEP). (art. 997, II, CC/2002)

2ª O capital social será R$ .................................. (............................... reais) dividido em .............. quotas de valor nominal R$ .............. (................ reais), integralizadas, neste ato em moeda corrente do País, pelos sócios:

Fulano de Tal .................nº de quotas............. R$....................

Beltrano de Tal............... nº de quotas............. R$.....................(art. 997, III, CC/2002) (art. 1.055, CC/2002)

3ª. O objeto será...........................................................................

4ª. A sociedade iniciarásuas atividades em...................... E seu prazo de duração é indeterminado. (art. 997, II, CC/2002)

5ª. As quotas são indivisíveis e não poderão ser cedidas ou transferidas a terceiros sem o consentimento do outro sócio, a quem fica assegurado, em igualdade de condições e preço direito de preferência para a sua aquisição se postas à venda, formalizando, se realizada a cessão delas, a alteração contratual pertinente. (art. 1.056, art. 1.057, CC/2002)

6ª. A responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social. (art. 1.052, CC/2002)

7ª A administração da sociedade caberá.................................Com os poderes e atribuições de............................................ Autorizado o uso do nome empresarial, vedado, no entanto, em atividades estranhas ao interesse social ou assumir obrigações seja em favor de qualquer dos quotistas ou de terceiros, bem

13

como onerar ou alienar bens imóveis da sociedade, sem autorização do outro sócio. (artigos 997, Vl; 1.013. 1.015, 1064, CC/2002).

8ª. Ao término da cada exercício social, em 31 de dezembro, o administrador prestará contas justificadas de sua administração, procedendo à elaboração do inventário, do balanço patrimonial e do balanço de resultado econômico, cabendo aos sócios, na proporção de suas quotas, os lucros ou perdas apurados. (art. 1.065, CC/2002)

9ª. Nos quatro meses seguintes ao término do exercício social, os sócios deliberarão sobre as contas e designarão administrador (es) quando for o caso.(arts. 1.071 e 1.072, § 2o e art. 1.078, CC/2002).

10ª. A sociedade poderá a qualquer tempo, abrir ou fechar filial ou outra dependência, mediante alteração contratual assinada por todos os sócios.

11ª. Os sócios poderão, de comum acordo, fixar uma retirada mensal, a título de “pro labore”, observadas as disposições regulamentares pertinentes.

12ª. Falecendo ou interditado qualquer sócio, a sociedade continuará suas atividades com os herdeiros, sucessores e o incapaz. Não sendo possível ou inexistindo interesse destes ou do(s) sócio(s) remanescente(s), o valor de seus haveres será apurado e liquidado com base na situação patrimonial da sociedade, à data da resolução, verificada em balanço especialmente levantado.

Parágrafo único - O mesmo procedimento será adotado em outros casos em que a sociedade se resolva em relação a seu sócio. (art. 1.028 e art. 1.031, CC/2002)

13ª. (Os) Administradores declaram, sob as penas da lei, de que não estão impedidos de exercer a administração da sociedade, por lei especial, ou em virtude de condenação criminal, ou por se encontrarem sob os efeitos dela, a pena que vede, ainda que temporariamente, o acesso a cargos públicos; ou por crime

14

falimentar, de prevaricação, peita ou suborno, concussão, peculato, ou contra a economia popular, contra o sistema financeiro nacional, contra normas de defesa da concorrência, contra as relações de consumo, fé pública, ou a propriedade. (art. 1.011, § 1º, CC/2002)

Inserir cláusulas facultativas desejadas.

14ª. Fica eleito o foro de............ Para o exercício e o cumprimento dosdireitos e obrigações resultantes deste contrato.

E por estarem assim justos e contratados assinam o presente instrumento em _______ vias.

_____________, ___ de ___________de 20__

Fulano de Tal___________________________________________________ Beltrano de Tal___________________________________________________

Com base de pesquisas na internet e o modelo apresentado no livro de contabilidade introdutória foi possível desenvolver este modelo de contrato social, descrevendo as principais cláusulas que se deve apresentar e retratando os itens obrigatórios. Através destas ferramentas de pesquisa foi possível ter um contato maior com o contrato de social, criar experiência e apresentar um modelo que pode ser usado no dia a dia.

4.2 Procedimentos Exigidos Para A Abertura De Empresa Na Junta Comercial.

Para dar abertura a uma empresa é preciso realizar vários procedimentos dentro da lei dentre estes procedimentos destacando-se em três passos fundamentais:

1º PASSO - Consulta de Viabilidade - REGIN

Para fazer a abertura de uma empresa você deve fazer a consulta de viabilidade via REGIN, que é um Sistema Integrado de Cadastro que foi elaborado para centralizar na Junta Comercial a entrada das informações cadastrais das

15

empresas a nível Federal, Estadual e Municipal. Pois será feito o cadastro de sua futura entidade, contendo vários dados. Esse pedido de Viabilidade faz um procedimentos conjunto de que é disponivil pelas instituições que participão do Convênio que traz ao empresário uma consulta antecipada sobreas instituições para verificar como está a viabilidade para implantar a empresa no município.

2º PASSO - Registro do Contrato Social + CNPJ + Inscrição Estadual

Se aprovada pelo REGIN, JUCEPAR, SEF e Prefeitura, deverá ser elaborar o contrato social ou o Requerimento de Empresário e registrá-lo na Junta Comercial do Estado do Paraná. Em seguida, faz a abertura no CNPJ através do Documento Básico de Entrada (DBE), que se encontra disponível no site da Receita Federal ( www.receita.fazenda.gov.br/ ).

Haverá custo da taxa para a inscrição estadual. E a exigência das seguites documentação:

- Capa do processo;

- Contrato Social - 3 vias;

- Cópia autenticada da carteira de identidade e CPF dos sócios;

- Comprovantes de pagamento:

a) Guia DARE

b) Guia DARF (03 vias), código da receita :

- Se o titular for estrangeiro, é exigida carteira de identidade de estrangeiro, com visto permanente.

- Se for Mercado Eletronico ou Empresa de Pequeno Porte, apresentar 03 vias da Declaração, em papel tamanho ofício, acompanhada de capa de processo.

Para a apuração, ajuda e auxilio no procedimento é recomendavel que um contador esteja envolvido no processo pois assim ajudará na burocracia agilizando o processo.

3º PASSO - Alvará Municipal

Ao obter a liberação do contrato social, do CNPJ e da inscrição estadual, deverá providenciar o registro da empresa que você está criando na prefeitura municipal para requerer o Alvará Municipal de Funcionamento e o

16

licenciamento sanitário. Oalvará de funcionamento segue a critério de cada município pois possui uma tabela de preços a seguir. Assim é mais aconselhavel que verifique o valor a ser pago na central de atendimento ao contribuinte de seu município. Dessa forma se a empresa estiver corretamente inscrita poderá funcionar regularmente.

Lembrando que há empresas que exerçem atividades de profissão regulamentada, como por exemplo: Contadores, Médicos, Advogados, Engenheiros, Corretores, etc, que também precisam fazer o registro da empresa no seu órgão de classe que as compete.

4.3 Descontos Simples

O desconto simples é uma forma de abatimento que é feito a um credito antecedente ao seu vencimento, tornando-se assim uma operação comercial que pode trazer vantagens financeiras.

Para Kuhner e Bauer o desconto simples é o abatimento concedido sobre um título de crédito em virtude de seu resgate antecipado. Representa, portanto, os juros cobrados e descontos antecipadamente pelos bancos nas operações de descontos simples.

Segundo Teixeira e Di Pierro Netto o regime dos juros simples exixtem dois tipos de descontos: “desconto comercial” e “desconto racional”. A diferença entre os dois tipos de juros está na base dos cálculos que são adotados.

No desconto comercial ou “por fora” é uma forma de desconto bancário que tem grande influência nas operações de descontos de duplicatas e títulos bancários. Este desconto é aplicado em saldos que ainda não foram vencidos, assim pagando antes você pode adquirir o desconto comercial. No desconto comercial temos as seguintes operações que envolvem titulosde créditos como: Valor nominal, ou valor futuro do título, que pode ser dito como: valor do título em uma data posterior à de análise do problema, que é denomidana a data de vencimento do título. Este valor nominal tem como elemento representativo a letra N. Já o valor atual, que também é chamado de valor presente do título, o qual é o valor do título na data de análise do problema, indicamos o valor atual pela letra A. 17

Já desconto racional ou “por dentro” nem sempre é usado nos calculos de mercado, pis este desconto incide sobre o valor atual do título em questão. Segundo Teixeira; Di Peirro Netto ao possuir um título de valor nominal “N”, faltando “n” períodos para o seu vencimento, que será descontado a uma taxa “i” de desconto racional, com um valor atual na data de desconto representado por “V0”, o valor em dinheiro do desconto racional pode ser encontrado usando a seguinte fórmula:

dR = V0 x i x n

No desconto racional simples temos o valor calculado de juros simples através do desconto no qual se calcula o desconto racional e obtém o juro em valor de calculo igual. Já o desconto comercial simples e também chamado de desconto por fora tem seu valor de desconto que é obtido com a multiplicação da taxa de titulo nominal cedida no desconto pelo banco decorrente do prazo assim obtemos a seguinte formula.

D = N x d x n

Sendo que corresponde a taxa de desconto comercial, N valor nominal do titulo.Com base nos cálculos Lineares, sistema de desconto tradicional classificado por duas modalidades, desconto racional simples e desconto bancário ou comercial simples temos o seguinte exemplo.

Exemplo de desconto simples.

Considerando um titulo de R$ 9.000,00. Descontado à taxa de 2,5% mês. A 35 dias do vencimento do titulo, determine:

a. O valor do desconto comercial;

b. O valor atual comercial.

Dados:

N = 9.000

N = 35 dias

I = 2,5.

_____ a.m.

100

I = 0,025 a.m. 18

I = 0,025

_____ a.m.

30

I = 0,000833 a. d.

D =?

A =?

Solução:

D= N x i x n

D = 9.000 x 0,000833 x 45

D = 262,50

a) A = N – d

A = 9,000 – 262,50

A = 8. 737,50

Assim temos a seguinte resposta: O valor atual é de R$ 8.737,50 e o desconto é de R$ 262,50.

Com base neste exemplo é possível você adquirir uma noção e realizar o desconto simples em seus negócios, e assim adquirir lucros sobre o desconto em notas promissórias; duplicatas; letras de câmbio; cheques pré-datados entre outros.

4.4 Análises de Mercado

O mercado é denominado como local onde se encontra inúmeros produtos que são consumidos pela sociedade tornando-se assim um local onde um grupo de pessoas se reúne para comprar e vender diversos bens e serviços.

Dentre os diversos itens que podem ser abordados na analise de mercado se destaca a oferta e a demanda que tem três condições a serem abordadas quais quer se voltam ao desejo por parte das empresas de livre mercado e maximização de lucros, por parte dos consumidores maximização de satisfazer os consumidores.

O mercado livre trás aatenção de empresas sem influência externa e sem interferência governamental de tabelas, tarifas e preços mínimo dentre outros

19

fatores. Só que muitas vezes este fato não trás satisfação de todos, pois gera desperdício de recursos e produtos. Ao analisar a economia podemos citar termos mercadológicos que envolvem preço, espaço, decisões de consumidores e produtores. Ao comprar os produtos vendidos e os comprados somos capazes de se comunicar, de trocar ou expor sinais de preço, valores com base naquilo que é justo.

Geograficamente o mercado pode se destacar de três formas:

1-Os mercados geográficos que se incorporam a utilização de lugar (exemplo do mercado brasileiro).

2-Os mercados de um produto que incorporam a utilidade de forma (exemplo no mercado de automóveis).

3-Os mercados de temporadas que incorporam a utilização de tempo (exemplo o mercado de grãos e de soja). Os quais em determinados tempos tem preços favoráveis à venda e em outros tempos não. Pois em muitas vezes é necessário analisar o mercado internacional para realizar um bom negócio.

4.5 Demandas, Oferta e equilíbrio de mercado.

Para Vascosellos e Garcia (2008), a demanda de mercado ou procura de mercado pode ser definida com a quantidade de um determinado produto, bem ou serviço que foi adquirido. A procura depende de variáveis influencias que existem na escolha do consumidor tais como: preço, renda, gosto ou preferência de cada um.

Para obter melhor analise podemos estudar os analise de Coeteris Paribus (“tudo o mais permanece constante”). A Lei Geral da Demanda que nos indicaque há uma relação inversamente proporcional entre a quantidade e a procura, o preço e o bem.

Segundo Vasconcellos Garcia (2008), os economistas supõem que a escala da procura revela as preferências dos consumidores, sob a hipótese de que estão maximizado sua utilidade, ou grau de satisfação de consumo de certos produtos, procurando assim em forma de curva mostrar no sentido da esquerda para a direita de cima para baixo. Se a demanda é negativa podemos obter o efeito de substituição se a demanda é positiva podemos obter o efeito de renda.

20

Para Vasconcellos Garcia, 2000 a Lei Geral da Oferta pode ser conceituada como as várias quantidades que os produtores desejam oferecer ao mercado em determinado período de tempo. Da mesma maneira que a demanda, a oferta depende de vários fatores; dentre eles, de seu próprio preço, dos demais preços, do preço dos fatores de produção, das preferências do empresário e da tecnologia.

Existe uma relação direta entre a quantidade de oferta de um bem e o preço junto ao fato de que o aumento do preço do mercado faz com que as empresas tenham uma produção maior, assim faz o aumento da receita na empresa. A oferta de mercado de bens e serviços pode ser afetada com os custos e fatores que envolvem a produção, inovações de tecnologia e também o aumento na quantidade de empresas na área mercadológica.

Segundo Vasconcellos Garcia, 2000. A relação entre oferta e uma melhoria tecnológica é diretamente proporcional, o mesmo ocorrendo com uma variação no número de empresas ofertantes no setor.

A lei da oferta e da procura trazuma tendência como equilíbrio de mercado. Fazendo assim a intervenção das curvas da demanda e oferta de mercado n busca determinar o preço, o valor equilibrado de um bem ou serviço para o mercado que for determinado.

O equilíbrio de mercado pode ser entendido quando a quantidade oferecida desse produto é igual à quantidade procurada. Assim o preço da quantidade oferecida é igual o preço da quantidade que foi procurada. Se houver desigualdade entre as partes passará haver uma demanda, ou oferta de mercado.

4.6 Estruturas de Mercado

A estrutura de mercado é embasada na procura e oferta, assim resultam na determinação do preço, muitas vezes está estrutura depende de algumas características abordadas como: Grau de concentração de vendedores e compradores. O grau de diferenciação do produto e o grau de dificuldades ou barreiras ao ponto de vista do mercado se pode classificar das seguintes formas:

21

A concorrência pura ou perfeita que se engloba o grande numero de compradores e vendedores, de forma que nenhum deles individualmente tem capacidade de influenciar o preço de mercado.

Produto homogêneo no qual o produto de uma firma se constitui em perfeito de substituto do produto ou firma ausência de restrições artificiais as condições de procura ou oferta de preços sem interferência de mercado ou poder do governo. Modalidade dos produtos e recursos de forma que novas empresas podem entrar no mercado.

Oligopólio: Quando as ações de firma, mercado provocam reações por parte das concorrentes destacando assim as características de pequeno numero de empresasde mercado, interdependência entre firmas e consideráveis obstáculos à entrada: produto em geral, diferenciado (mas não necessariamente).

Monopólio: dispõe se ao contrario sendo a concorrência pura, em que há um grande número de empresas no mercado, no monopólio só há uma grande empresa. Suas características são:

Uma única empresa no mercado, ausência de produtos substitutos, ausência de concorrentes, controle de preços, barreiras à entrada de outras firmas são muito grande. A concorrência monopolística: trata-se de uma estrutura de mercado intermediário entre a concorrência pura e o monopólio, porem, não se confunde com o oligopólio, por haver um numero relativamente grande de empresas que participam do mercado.

Grande número de empresas, produtos diferenciado, pequeno controle de preços, consideráveis concorrências exata, preço por meio de marcas, patentes, serviços, créditos e propaganda.

4.7 A economia do Brasil

O Brasil tem uma forte economia considerada a sexta maior potencia mundial, que engrena um mercado livre e exportador. Com o PIB em torno de 2,48 trilhões de dólares, valor em torno de 4,14 trilhões de reais.

A economia de nosso pais tem apresentado ascensão nestes últimos anos, tornado-se o pais mais forte e respeitado perante as potencias mundiais.

22

Segundo previsões de alguns economistas em 2050 o Brasil será considerado a 4ª maior economia do mundo. Nos dias as atuais o Brasil se encontra entre os países emergentes assim é o "B" do grupo BRICS. Também é membro de diversas organizações econômicas, como o MERCOSUL, a UNASUL, oG8+5, o G20 e o Grupo de CAIRNS. Conhecido mundialmente tem inúmeros parceiros comerciais que abrangem cerca de 60% das exportações de produtos manufaturados e semimanufaturados. Dentre estes parceiros se destaca o grupo MERCOSUL, e América Latina (25,9% do comércio), União Europeia (23,4%), Ásia (18,9%), Estados Unidos (14,0%) e outros (17,8%).

Nosso país dispõe de um setor tecnológico bem sofisticado que desenvolve projetos que vão desde submarinos a aeronaves, também está se desenvolvendo em pesquisa espacial possuindo um centro de lançamento de satélites no qual se tornou o único país do Hemisfério Sul a integrar a equipe responsável pela construção do Estação Espacial Internacional (EEI). Se destaca como pioneiro na introdução, e produção de matriz energética, produzindo o biocombustível - o etanol que é produzido a partir da cana-de-açúcar. Além da boa economia o pais que cuida e preocupa com o meio ambiente, criando novos meios de produzir sem agredir a natureza.

4.8 Programa minha casa minha vida

O Programa Minha Casa Minha Vida – PMCMV – Recursos FAR é um programa do Governo Federal, criado pelo Ministério das Cidades e comandado pela CAIXA, que consiste em aquisição de terreno e construção ou reforma de imóveis. Podem fazer parte do programa famílias que possuem renda familiar mensal de até R$ 1.600,00.

O governo Estadual ou o Prefeito Municipal assina o Termo de Adesão com a CAIXA, que em parceria adquirem o terreno fazem toda a documentação necessária e formulários jurídicos. Após análise, a CAIXA contrata a operação, acompanha a execução dasobras pela Construtora.

A distribuição orçamento é feita nas 27 Unidades Federativas do Brasil, Para enquadrar na contratação são selecionados preferencialmente, em cada unidade da federação, os projetos que segundo o site da caixa apresentem as seguintes características: 23

Maior contrapartida do setor público local, na forma prevista a seguir:

Promover ações que facilitem a execução de projetos, na forma disposta no art. 4º do Decreto nº 7.499, de 16 de junho de 2011;

Estender sua participação no Programa, sob a forma de aportes financeiros, bens ou serviços economicamente mensuráveis, necessários à realização das obras e serviços do empreendimento;

Menor valor de aquisição das unidades habitacionais;

Existência prévia de infraestrutura (água, esgoto e energia);

Existência prévia de equipamentos sociais, compatíveis com a demanda do projeto;

Implantação pelos municípios dos instrumentos da Lei nº 10.257, de 10 de julho de 2001, voltados ao controle da retenção das áreas urbanas em ociosidade e implantados em municípios integrantes de territórios da cidadania, nos casos de municípios com população entre 20 e 100 mil habitantes.

Assim podemos analisar que cidades como a nossa é bem complicado a construção destas moradias, pois o município tem uma população muito inferior ao quadro, não tem grande influência econômica no cenário estadual e a renda populacional fica a baixo da média. Pois aqueles que realmente mais precisam podem ficar de fora.24

CONCLUSÃO

Ao concluir este portfólio deixo um pouco daquilo que aprendi ao decorrer do tempo estudei, pesquisei e fiz de leitura ao elaborar o trabalho.

Foi muito bom poder ter esse contato individual com as matérias e os temas que abrangem o nosso segundo semestre, obter conhecimento e experiência de como funciona o programa minha casa minha vida, contrato de trabalho como elabora-lo, os processos em geral que envolvem a rotina de admissão de funcionários, saber um pouco mais sobre a economia de nosso pais, fazer um estudo sobre a analise de mercado as demandas de mercado, poder ter um envolvimento em geral com todos os temas no qual procurei retarar um pouco de cada com o uso de minhas palavras e pensamentos de pessoas que tem grande conhecimento.

Espero que tenha conseguido expressar tudo aquilo que eu pensei, estudei e entendi dentro dos requisitos necessários, assim atingindo um bom êxito e boa ênfase a todos que lerem este portfólio.

REFERÊNCIAS 25

Trabalho elaborado com base de pesquisas realizadas na internet e nos livros de Ciências Contábeis do segundo semestre da editora PEARSON das seguintes matérias: Legislação e pratica trabalhista, Contabilidade introdutória, Psicologia organizacional, Cenários econômicos e Matemática financeira I.

Livros: Legislação e Prática Trabalhista: Ciências Contábeis II / José Manoel Da Costa. – São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

Contabilidade introdutória: Ciências Contábeis II / José Manoel Da Costa. – São Paulo: Pearson Prentice Hall,2009.

Psicologia Organizacional: Ciências Contábeis II / Sara Maria de Melo Elgenneni.- São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

Cenários Econômicos: Ciências Contábeis / Valquiria Gasparotte. – São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

Matemática Financeira I. Ciências Contábeis II / Helenara Regina Sampaio. -São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

Rotinas Trabalhistas.

http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Rotinas-Trabalhistas-e-Contabiliza%C3%A7ao/22340.html. Acesso em 25/09/12.

CTPS. Carteira de Trabalho e Previdência Social.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Carteira_de_trabalho. Acesso dia 27/09/12.

O que é liderança?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lideran%C3%A7a. Acesso dia 01/10/12.

O que é motivação?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Motiva%C3%A7%C3%A3o. Acesso dia 04/10/12.

Teoria das Necessidades de Maslow

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hierarquia_de_necessidades_de_Maslow.

Acesso dia 04/10/12.

26

Modelo de Contrato Social

http://www.dnrc.gov.br/Servicos_dnrc/Orientacoes_e_modelos/modelo_basico_contrato.htm. Acesso dia 08/10/12.

A economia do Brasil.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Economia_do_Brasil. Acesso dia 05/10/12.

Programa minha casa minha vida.

http://www1.caixa.gov.br/gov/gov_social/municipal/programas_habitacao/pmcmv/saiba_mais.asp. Acesso 08/10/12.

Procedimentos Exigidos Para A Abertura De Empresa Na Junta Comercial.

http://www.sebrae-sc.com.br/ideais/default.asp?vcdtexto=1552.

...

Baixar como  txt (40.6 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »