TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Textual Interdisciplinar Individual

Dissertações: Produção Textual Interdisciplinar Individual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  2.287 Palavras (10 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 10

A Responsabilidade Socioambiental e seus conflitos

Atualmente as empresas estão com uma visão empreendedora mais preocupada com a questão social em que está inserida, não deixando de se preocupar com a necessidade de geração de lucro, mas colocando-o não como um fim em si mesmo, mas sim como um meio para se atingir um desenvolvimento sustentável e com mais qualidade de vida.

A Responsabilidade Socioambiental nos leva a novos conceitos e tendências profissionais que nos fazem questionar novas reflexões. Consideramos assim, que os objetivos desse estudo apresentado nos leva:

- a conceituar Responsabilidade Socioambiental;

- verificar se a empresa está cumprindo seus deveres e obrigações, ou seja, se está seguindo sua política de responsabilidade socioambiental para com a sociedade em geral;

- constatar as possíveis formas de gestão ética e transparente que tem a organização com suas partes interessadas, de modo a minimizar seus impactos negativos no meio ambiente e na comunidade.

1. Defina responsabilidade socioambiental.

Recentemente tem se falado bastante em Responsabilidade Socioambiental no mundo dos negócios, houve uma crescente preocupação não somente por parte das empresas, mas também pela sociedade em compreender o conceito e a dimensão desse novo tema e como incorporá-lo à nossa realidade. Fischer (2003, p.21), define;

[...] a Responsabilidade Social como um conceito amplo, no qual a empresa, preservando seus compromissos de negócio, cria métodos, planos e incentivos, para que, interna e externamente, consiga colaborar com as expectativas de equilíbrio e justiça da sociedade, excedendo as funções que estão estabelecidas em lei e os próprios interesses inerentes aos negócios.

Com a questão de mostrar uma gestão responsável, muitas empresas têm investido numa relação ética e transparente para com a sociedade, expressando assim um compromisso para enfrentar os problemas sociais e ambientais.

2. Você deverá elencar quatro problemas ambientais que enfrentamos na atualidade.

Segundo informações retiradas do site terrabrasil.org, mostra que temos enfrentado problemas com a fauna, muitas espécies têm sido extintas e muitas outras estão correndo sérios riscos de extinção, a flora tem sido prejudicada pelo crescimento populacional, vem sendo derrubada para acomodar casas e indústrias, os recursos hídricos tem sido prejudicados pela poluição e uso desordenado do solo, outro problema ambiental muito sério é a grande concentração do lixo em céu aberto.

3. Como os problemas socioambientais podem interferir no funcionamento de uma organização? Explique e dê exemplos.

Os problemas socioambientais apesar de prejudicarem a sociedade, acabam também prejudicando as organizações, com os recursos renováveis escassos a organização tem que optar por outros recursos não-renováveis e com um custo mais elevado, afetando a sua produção e não atendendo às necessidades da sociedade.

4. Relate qual a relação existente entre ética e responsabilidade socioambiental.

É necessário que se faça uso da ética junto com a Responsabilidade Socioambiental na organização, o comportamento ético da empresa é a base da responsabilidade socioambiental. O comportamento ético das empresas reflete o posicionamento no mercado e na qualidade de vida dos seus colaboradores, baseando suas relações na integridade e confiança mútua, compreendendo assim os princípios e padrões que norteiam o comportamento no mundo dos negócios.

Segundo Jones (1991, p. 366), retrata;

A Ética trata dos valores internos que são parte da cultura organizacional e mola decisões referentes à responsabilidade social com respeito a ambiente externo. Já a responsabilidade é a obrigação da administração de tomar decisões e ações que irão contribuir para o bem-estar e os interesses da sociedade e organização.

O que podemos afirmar, é que não há responsabilidade socioambiental sem ética nos negócios, é preciso que haja uma relação, uma coerência e uma ação.

5. Verificar a partir de quando a sociedade passa a utilizar a energia fóssil como combustível de maneira extensiva.

A exploração da energia fóssil começou em 1908 com a descoberta de lençóis de petróleo no Irã. A partir de então toda a região do Golfo Pérsico começou a ser explorada.

6. Verificar quantas e quais indústrias petrolíferas estão entre as empresas mais ricas do mundo.

São nove as maiores empresas petrolíferas do mundo, segundo site oragoo.net, são elas: A primeira maior é a Exxon Mobil (EUA), a segunda é Shell (Holanda), a terceira é a Petrobrás (Brasil), a quarta é BP (Reino Unido), a quinta é Total (França), a sexta é Chevron (EUA), a sétima Eni (Itália), a oitava é Conoco Philiphs (EUA), e a nova é a Repsol (Espanha).

7. Descrever como foi a crise do Petróleo e suas conseqüências para o setor industrial.

Descoberto no início do século XX, o petróleo passou a ser o principal fornecedor de energia, gerando um progresso acelerado aos países que se industrializaram e formaram grandes potências econômicas. Para o jornalista Jeocaz Meddi, do site jeocaz.wordpress.com, a crise de petróleo surgiu com o conflito entre árabes e israelenses, marcados pela Guerra dos Seis Dias, em 1967, e pela Guerra do Yom Kippur, em 1973, em que os árabes sofreram derrotas e humilhações permanentes, foi o principal fator que fez do petróleo uma arma econômica. Para pressionar os Estados Unidos e a Europa, que apoiaram Israel nos conflitos, os árabes uniram-se, reduzindo a produção do petróleo, forçando o aumento drástico no preço do barril, originando a maior crise do petróleo, que afetou toda a economia mundial. A Europa e o Japão foram os que mais sofreram, sendo obrigados a racionar energia. Os Estados Unidos seguraram o consumo e foram investindo nas suas reservas. Os países em desenvolvimento como o Brasil, foram os mais afetados, pois o encarecimento desta fonte de energia causou um desequilíbrio nas suas frágeis economias. Com a crise petrolífera de 1973, o país entrou em colapso econômico, crise que se veio a agravar, só encerrando depois do fim da ditadura militar. A crise do petróleo de 1973 não seria a única, mais duas viriam, uma em 1979, e outra em 1990, que deflagrou a Guerra do Golfo; mas seria a pior delas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com