TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Textual Interdisciplinar Individual

Casos: Produção Textual Interdisciplinar Individual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  1.173 Palavras (5 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 5

RESPOSTAS DAS QUESTÕES PROPOSTAS:

Questão 01:

O termo Burocracia foi usado, pela primeira vez, por Max Weber para descrever uma estrutura e cultura de empresas rigidamente fixadas. A Teoria da Burocracia nasceu da necessidade de definição rigorosa das hierarquias, das regras e regulamentos e das linhas de autoridade como forma de garantir a sobrevivência a longo prazo.

As organizações burocráticas se baseiam na formalidade, em um regimento interno praticamente inflexível, centralizado, onde a contratação do funcionário é feita de maneira direta. Além disso, nas organizações burocráticas a liderança se dá através de regras impessoais e escritas numa estrutura hierárquica.

Já organizações como a IBM, e outras citadas no texto apresentam mais flexibilidade, tanto na sua estrutura quanto na sua organização interna, pois trata-se de uma contratação terceirizada, onde geralmente a contratação é feita por meio de contrato de trabalho que, uma vez expirado o prazo do contrato, encerra-se os vínculos com aquele trabalhador, podendo este ter o seu contrato renovado. Além disso, normalmente um freelancer tem horários de trabalho mais flexíveis que permitem um engajamento maior em projetos que demandam uma dedicação diferenciada, aperfeiçoando o seu conhecimento e trabalho.

Questão 02:

A empresa Google foi fundada em 1998 por Larry Page e Sergey Brin, e sempre operou com o lema "não faça o mal". A empresa Google incumbe aos seus funcionários à responsabilidade de seu gerenciamento. Para manter o espírito de inovação no qual a empresa se fundou, os funcionários da Google trabalham de certa forma, para eles mesmos. Eles têm a liberdade de gastar 70% do seu tempo em tarefas da empresa, 20% em projetos de sua escolha e 10% em novos projetos em qualquer área de seu interesse. Segundo os próprios Googlers: “São realmente as pessoas que fazem do Google o tipo de empresa que ele é. Contratamos pessoas que são inteligentes e determinadas, e preferimos a capacidade em vez da experiência”.

Outra empresa que vem ganhando destaque é o Facebook, que atualmente emprega 4.619 pessoas entre seu escritório em Menlo Park e os localizados fora dos Estados Unidos.

As empresas Google e Facebook possuem estruturas organizacionais diferenciadas em relação às tradicionais organizações mundiais. Os modelos clássicos são substituídos por modelos orgânicos e que privilegiam a criatividade e liberdade produtiva. Isso também fica visível na disposição e nos recursos materiais disponíveis nos ambientes de trabalho.

Enquanto muitas empresas usam de um controle burocrático e linear, empresas como Google e Facebook incentivam as pessoas a aplicar continuamente seus talentos singulares a projetos em grupo e a ter, como motivação, uma missão coletiva, não só o ganho pessoal ou o prazer intrínseco da criatividade autônoma. Este tipo de política aberta se traduz em uma estrutura corporativa única, que inspira boas vontade e orientação. A abordagem promove não só inovação e agilidade, mas também eficiência e escalabilidade.

Um número crescente de organizações, incluindo IBM, Citibank, está colhendo os frutos de comunidades colaborativas na forma de margens maiores sobre o trabalho fortemente fundado no conhecimento. É cada vez mais comum que as pessoas deixem os seus trabalhos em formato tradicional e partam para uma forma de atuação bem mais autônoma, como freelancer. Este formato de trabalho vem ganhando mais destaque e visibilidade, porque para algumas pessoas é bem mais lucrativo que trabalhar com um vínculo empregatício.

Muitas das empresas mais inovadoras dos últimos 30 anos (Hewlett-Packard, Microsoft, Apple, Google e Facebook) tiram sua força de um forte e disseminado afeto por um líder carismático.

Questão 03:

Os itens "a, 'b" e "c" são recursos argumentativos de prova concreta. Já os itens "d" e "e" são recursos argumentativos de autoridade. A diferença é que os recursos argumentativos de prova concreta apresentam argumentos baseados em provas concretas, extraídas da realidade, a partir de dados estatísticos; e os recursos argumentativos de autoridade apresentam algo dito por alguém que seja especialista no assunto abordado, garantindo certa credibilidade à argumentação.

Questão 04:

Vantagens:

Reduz o cansaço da rotina - os trabalhadores temporários reduzem o cansaço provocado pela rotina, pois trabalham em suas próprias casas, em horários alternativos.

Faz a própria jornada de trabalho - um freelancer tem horários de trabalho mais flexíveis, permitindo um engajamento maior em projetos que demandam uma dedicação diferenciada. Como freelancer, você poderá decidir quais dias e horários trabalhar. Poderá programar suas férias com facilidade.

Podem trabalhar para várias pessoas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com