TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programa De Educação Ambiental

Tese: Programa De Educação Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  Tese  •  699 Palavras (3 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 3

PROGRAMA RESUMIDO DE EDUCACAO AMBIENTAL EMPRESA FURNAS:

UM POUCO DA EMPRESA PRIMEIRAMENTE

Furnas é uma empresa de economia mista, subsidiária da Eletrobrás e vinculada ao Ministério de Minas e Energia, dedicada a geração e transmissão de energia elétrica.

História

Furnas nasceu com o desafio de sanar a crise energética que ameaçava o país na década de 50. A Usina de Furnas foi a primeira hidrelétrica de grande porte do Brasil, com capacidade de 1.216 MW, implantada no rio Grande (MG) em 1958. Em 1963, através do Decreto Federal nº 41.066, a empresa Central Elétrica de Furnas começou a funcionar efetivamente, em Passos (MG).

Introdução

O desenvolvimento de Programas de Educação Ambiental para populações envolvidas nos empreendimentos, objeto de licenciamento ambiental enquanto condicionante, vem seguindo o Termo de Referência para Elaboração e Implementação de Programas de Educação Ambienta do IBAMA.

Entendemos que os Programas de Educação Ambiental no Licenciamento devem ter características diferenciadas dos programas e projetos educacionais voltados à clientela escolar ou ao público em geral, pois estes devem ser propostos na medida em que respondam a uma necessidade efetiva das populações envolvidas pelos empreendimentos, daí a necessidade de se valorizar à questão da participação, tanto na identificação do problema, ou conflito ambiental da região a ser trabalhada, quanto na proposição de ações concretas.

Furnas vem construindo uma proposta de Educação Ambiental nas localidades onde está presente, buscando contribuir para propiciar condições para o desenvolvimento de atitudes e comportamentos sociais favoráveis ao meio ambiente e, ao mesmo tempo, que possibilite o fortalecimento do processo de construção da cidadania e assim criar condições para a participação individual e coletiva, sobre o acesso aos recursos naturais.

Objetivos

• Promover um processo de conscientização dos diversos atores sociais das comunidades próximas ao empreendimento, a fim de incentivar a adoção de práticas compatíveis com a proteção do meio ambiente.

• Mobilizar e orientar os trabalhadores e inspetores envolvidos na construção e operação dos empreendimentos, sobre as medidas de proteção ambiental, como também sobre condutas adequadas de relacionamento com a comunidade.

• Apresentar as medidas a serem adotadas para minimizar as interferências do empreendimento com o meio ambiente.

• Esclarecer a comunidade de modo a garantir um convívio saudável e socialmente adequado entre a população residente nas imediações do empreendimento e a mão-de-obra, direta ou indiretamente, envolvida na construção.

• Integrar a comunidade no planejamento de ações de Educação Ambiental, desenvolvido pela Empresa e consolidar formas adequadas de convivência das comunidades locais com o empreendimento durante as etapas de construção e operação.

• Capacitar educadores da rede pública de ensino ou lideranças comunitárias como agentes multiplicadores de educação ambiental para difusão de informações, sensibilização e mobilização social, planejamento e execução de ações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com