TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Astronomia

Projeto de pesquisa: Projeto De Astronomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.533 Palavras (7 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 7

RESUMO

A Astronomia é uma das mais antigas ciências criadas pelo homem, que instigado pelas estrelas começou a dar seus primeiros passos rumo ao pensamento científico. Usada nos primórdios da humanidade para estabelecer as fases da Lua, e assim os calendários solares, seu impacto para a sociedade vai além da catalogação das estrelas e dos planetas do Sistema Solar. É provável que sem ela não existiriam a Matemática e a Física com ciências, e nem mesmo o homem teria chegado tão longe em relação ao conhecimento do Universo. Como o conhecimento é uma construção e interface, a Astronomia é uma ciência pela qual cientistas como Newton e Tycho Brahe entres outros tramitaram e deixaram sua contribuição. Dessa forma, o ensino de Astronomia dever ser tido em grande importância visto às profundas transformações pelas quais passar a nossa sociedade em termos tecnológicos e científicos, pois dela saíram outros ramos da astronomia como a Astrofísica e a Cosmologia. No Brasil o ensino de astronomia pode-se dizer é bem recente, baseado nos Parâmetros Curriculares Nacionais que norteia o ensino fundamental, a Astronomia é ensinada no 3º e 4º ciclos dentro das disciplinas de Geografia e de Ciências da Natureza, dentro do eixo temático, “Terra e Universo”. Esta proposta de trabalho de pesquisa problematiza a prática educativa do ensino de Astronomia no ensino fundamental em escolas da rede pública na cidade de Imperatriz, Maranhão. Será feito o estudo bibliográfico com o propósito de se levantar o referencial teórico, logo após isso, será feito o estudo de campo com as escolas escolhidas para que sejam aplicados questionários com professores e com os alunos.

Palavras-chave: Astronomia, Ensino-Aprendizagem, Ciências.

1 INTRODUÇÃO

Desde a antiguidade o homem tem olhado para o céu. Essa curiosidade natural o levou a dar os primeiros passos, em direção a construção do conhecimento científico que possibilitou o nascimento da própria Astronomia, da Física, da matemática, ciências essas sem as quais o homem não teria chegado ao atual estágio de desenvolvimento tecnológico.

As primeiras observações e registros foram feitos por babilônios, gregos, chineses e egípcios e foram importantes na elaboração de calendários, catalogação de estrelas, bem como instigar a mente do homem sobre o nosso lugar no Universo.

Portanto a Astronomia pode ser definida como a ciência que estudar o Universo fora dos limites da Terra, (Daintith, 2010), ou seja, ela é o ramo da ciência que estudar os corpos celestes, estudando seu tamanho, composição, posição, formação e o movimento celeste destes. (ANGELO, )

Também é importante frisar que no Novo Mundo, astecas, maias e incas também realizaram observações astronômicas, estabelecendo seus próprios calendários. Os índios nativos do Brasil também já tinham um conhecimento das constelações antes da chegada de Cabral ao Brasil, fato esse ignorado pela maioria da população.

Vale destacar que na antiguidade, o uso da Astronomia foi importante para a navegação de povos como gregos, romanos e as grandes descobertas marítimas portuguesas.

Mais tarde com Tycho Brahe, Nicolau Copérnico, Galileu Galilei, Isaac Newton e Johannes Kepler deu-se um salto qualitativo na compreensão dos fenômenos celestes ligados aos astros e, por conseguinte a Terra, já que o homem também faz parte do Sistema Universo não estando dele dissociado, o que muitas vezes é um pensamento recorrente entre as pessoas leigas em Ciência.

“Somos feitos de poeira estelar”, já diria Carl Sagan, cientista norte-americano apresentador da série “Cosmos”, cuja refilmagem estar sendo apresentada na TV por assinatura.

A frase de Carl Sagan pode ser tida em certa medida como um resumo do que é a Astronomia, pois a frase fala que nós enquanto seres viventes somos feitos de elementos químicos formados no coração das primeiras estrelas que surgiram no Universo.

Isso por se só demonstra que o ensino da Astronomia tem muito mais a mostra do que simplesmente desperta o olhar científico dos educandos, ela nos mostra que na verdade somos parte do Universo.

Nesse contexto a Terra é uma espaçonave que é o lar da raça humana, um entre tantos outros objetos celestes. Sua composição, tamanho e massa já foram estudadas pela Astronomia, bem como os dos outros planetas do Sistema Solar.

Por isso tudo é que a Astronomia é considerara um dos ramos da ciência mais antigos, senão a mais antiga já que estuda os corpos celestes e que estuda seu tamanho, composição, posição, origem e seu comportamento dinâmico.

Sua história é estudada pela Arqueoastronomia e sendo definida como a que tem despertado a curiosidade do grande público nos últimos anos, por conta das descobertas e fatos científicos ocorridos nos últimos anos. Entre tais fatos, podermos citar a descoberta das ondas gravitacionais previstas por Albert Einstein, a matéria escura e a energia escura, explosões de super novas, buracos negros, anti-matéria e o rebaixamento de Plutão para planeta anão.

Sua importância para o homem, tanto no passado como agora, é vital para um conhecimento aprofundado do Universo bem como do lugar do homem dentro desse sistema.

É importante salientar que dela saíram outras ciências como a Astrofísica e a Cosmologia. A primeira aplica os princípios da Física na interpretação e explicação dos fenômenos físicos que ocorrem no Universo a segunda, procura explicar a origem, a evolução e o fim do Universo.

Pode-se ver que o ensino da Astronomia é a porta de entrada para a compreensão de vários conceitos que acompanharão a vida dos educandos, podendo inclusive influenciar quanto a escolha de suas futuras carreiras profissionais.

O ensino de Astronomia no Brasil é previsto para ser ministrado no 3º e 4 º dos ensino fundamental, segundo aquilo que o preconizar os Parâmetros Curriculares Brasileiros.

Segundo (CHARLES, 2010) o ensino de astronomia no Brasil ainda é incipiente embora faça parte da grade curricular do ensino fundamental.

Diante desse panorama atual da Astronomia e de seus ramos correlatos, buscar-se analisar como os professores de ensino fundamental desenvolvem o conteúdo de Física relativo à Astronomia e quais as expectativas dos educandos?

2 JUSTIFICATIVA

Uma vez que todo conhecimento é útil na medida em que tem o poder de impactar uma sociedade, o ensino de Astronomia é uma importante ferramenta para o despertamento científico dos educandos em uma fase em que tudo é descoberta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com