TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Criação De Uma Empresa

Trabalho Escolar: Projeto De Criação De Uma Empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2014  •  5.702 Palavras (23 Páginas)  •  3.078 Visualizações

Página 1 de 23

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CLÉSIO MANOEL DE OLIVEIRA

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO :

PESQUISA DE ATIVIDADE E CRIAÇÃO DE UMA EMPRESA

Macaúbas-Ba

2014/01

CLÉSIO MANOEL DE OLIVEIRA

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO:

PESQUISA DE ATIVIDADE E CRIAÇÃO DE UMA EMPRESA

Trabalho apresentado ao Curso (Ciências Contábeis) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas [Perícia Contábil,Controladoria e Planejamento Tributário].

Prof:Joenice Leandro dos Santos, Fábio Proença,Regiane Alice Moraes.

Macaúbas-Ba

2014/01

SUMÁRIO

Introdução........................................................................................................04

Pesquisa...........................................................................................................05

Considerações finais........................................................................................18

Referências.......................................................................................................19

Criação de uma nova empresa........................................................................20

Introdução

Este trabalho de pesquisa tem como finalidade fazer com que o aluno entenda de forma clara e objetiva, a atividade econômica, onde serão descritos aspectos relevantes sobre o Comércio de Gêneros Alimentícios da empresa SUPERMERCADO SANTOS LTDA, localizada à Travessa Duque de Caxias, nº 97, na cidade de Oliveira dos Brejinhos – BA, CEP 47530-000, que servirão de base para compor essa os fundamentos da teoria a pratica do referida pesquisa.

A fim de conseguir algum apoio para essa pesquisa foi necessário o um levantamento sobre a atividade econômica da empresa antes citada, fez-se necessário, arrazoarmos sobre vários fatores que estão diretamente ligados a atividade daquela empresa.

De antemão, escolhemos esse comércio por ser um ambiente conhecido anteriormente de onde sabíamos da melhoria da ação de reconhecimento de seus funcionários, pois mesmo sendo uma pequena organização, esta é formada por pessoas unidas e capacitadas para tocar aquele negócio. Depois então, houve uma conversa com o administrador do estabelecimento, tendo em vista a autorização para a execução do nosso trabalho.

Finalmente foi feita uma coleta de informações, objetivando planejar o seguimento do trabalho, assim como dados iniciais, funciona das 7hs às 21hs, de segunda a sábado, aos domingos e feriados das 7hs às 12hs, possuindo no seu quadro 03funcionários.

Sendo o presente trabalho dividido em duas partes, a segunda parte traz a criação de uma empresa fictícia.

Pesquisa numa empresa de comércio

Justificativa

A descrição sobre uma atividade econômica empresarial foi realizados pela empresa SUPERMERCADO SANTOS LTDA, imbuídos por três razões: ambiente previamente conhecido; melhoria da ação de reconhecimento de seus funcionários e uma pequena organização formada por pessoas unidas e capacitadas para exercer sua função específica.

Quanto às condições de infraestrutura, a empresa apresenta um excelente estado de conservação. Disponibiliza de corredores amplos, ventiladas e iluminadas; uma sala de arquivos, banheiros e escritório para diálogos particular com os clientes.

Todas as matérias despertaram interesse durante a graduação, pois cada uma delas faz com que nos tornemos profissionais capacitados na área contábil. As informações obtidas nas matérias da grade curricular do Curso de Graduação em Ciências Contábeis do semestre em andamento nos direciona a um despertar teórico/prática da função específica do contador.

O comércio no município de Oliveira dos Brejinhos é um setor composto por um número bastante extenso de estabelecimentos de pequeno porte, com destaque para os supermercados, farmácias, lojas de material de construção e confecção.

Histórico

Desde os tempos remotos, o homem sempre buscou suprir suas necessidades básicas com atividades diversas como: caça, pesca, etc . Depois disso dedicou-se à agricultura, ao artesanato, à produção de tecidos, dentre tantas outras atividades, destinando o que fazia ao consumo próprio. Com isso houve o aperfeiçoamento dos meios de produção, começando a surgir os excedentes que, em vez de descartados, viraram moeda de troca por produtos diferentes e igualmente necessários à sua sobrevivência. Era o começo do comércio, uma atividade civilizada, que exige comunicação e entendimento entre as partes, valorização de bens e gosto e satisfação pela posse dos mesmos.

Progressivamente, vemos que o desenvolvimento do comércio estipulou uma valoração não limitada ao custo natural da mercadoria. Transporte, impostos, salários e outros gastos foram incorporados paulatinamente ao processo de fabricação de tais riquezas. Foi dessa forma que a atividade comercial passou a ganhar ainda mais complexidade entre seus envolvidos. No mundo atual, vemos que a compreensão das atividades comerciais abarca um universo cada vez maior de fatores e variantes.

Tributação

Tributo é a obrigação imposta aos indivíduos e pessoas jurídicas de recolher valores ao Estado, ou entidades equivalentes. É popularmente chamado de imposto, embora tecnicamente este seja mera espécie dentre as modalidades de tributos.

Lucro real

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com