TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar II

Monografias: Projeto Multidisciplinar II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  3.358 Palavras (14 Páginas)  •  673 Visualizações

Página 1 de 14

CONTRIBUIÇÕES DE FROEBEL

Friedrich Froebel nasceu em Oberweissbach Alemanha (1782 – 1852) , fundador do primeiro jardim-de- infância destinado a menores de 8 anos, foi um dos primeiros educadores a considerar o início da infância como uma fase de importância e decisiva na formação das pessoas. Ele viveu em uma época de mudança de concepções sobre as crianças e esteve à frente desse processo na área da Pedagogia., pois a criança exige cuidados periódicos para que ela cresça de maneira saudável e que a brincadeira é essencial no aprendizado. Segundo Froebel, a criança se expressa através das atividades de percepção sensorial, linguagem e do brinquedo. A linguagem oral se associaria à natureza e à vida e que o desenvolvimento ocorre nas seguintes etapas: a infância, a meninice, a puberdade, a mocidade e maturidade, todas essas fases são igualmente importantes. Enfim, a educação da infância se realiza através de três tipos de operações: a ação, o jogo e o trabalho.

Froebel, foi o primeiro educador a enfatizar o brinquedo e a atividade lúdica como forma de desenvolvimento intelectual da criança. Idealizou recursos sistematizados para as crianças se expressarem: blocos de construção que eram utilizados pelas crianças em suas atividades criadoras, papel, papelão, argila e serragem.

O desenho e as atividades que envolvem o movimento e os ritmos eram muito importantes. Para a criança se conhecer,o primeiro passo seria chamar a atenção para os membros de seu próprio corpo, para depois chegar aos movimentos das artes do corpo. Valorizavam também a utilização de histórias, mitos, lendas, contos de fadas e fábulas, assim como as execuções e o contato com a natureza.

Froebel afirma que a educação é o processo pelo qual o indivíduo desenvolve a condição humana

Autoconsciente, com todos os seus poderes funcionando completa e harmoniosamente.

Segundo Froebel as principais concepções educacionais são:

- A educação deve basear-se na evolução natural das atividades da criança.

- O Objetivo do ensino é sempre extrair mais do homem do que colocar mais e mais dentro dele e que a criança não deve ser iniciada em nenhum novo assunto enquanto não estiver madura para ele.

- O verdadeiro desenvolvimento advém de atividades espontânea.

- Na educação inicial da criança o brinquedo é um processo essencial.

- Os currículos das escolas devem basear-se nas atividades e interesses da cada fase da vida da criança.

A grande contribuição de Froebel à educação reside em seus estudos e aplicações práticas no jardins-de-infância, dos quais são considerado iniciador, a escola é o lugar onde a criança deve aprender as coisas importantes da vida que é de muita importância o brinquedo, o trabalho manual e o estudo da natureza, isso ajuda os alunos a expressarem-se e a desenvolverem-se. O gesto, o canto e a linguagem são as formas de expressão de sentimentos e ideias apropriadas à educação infantil. A história contada pela professora deve ser expressa pela professora não só pela própria linguagem, mas por meio de canções, representações, figuras ou construção de objetos simples tais como. Papel, barro ou outro material adequado e que as escolas devem estar baseadas nas atividade e interesses desde o nascimento e em cada fase da vida infantil.

Pode se afirmar que a Pedagogia de Froebel é considerada como defensora da liberdade, para ele a criança é capaz de construir seu próprio conhecimento. Segundo ele, a criança é como plantinhas de um jardim e o professor o jardineiro, portanto a escola deve utilizar a auto-atividade da criança para que ela possa aprender as coisa mais importantes e úteis, não pelo estudo, mas sim, através da própria vida.

ATIVIDADES LÚDICAS

EDUCAÇÃO INFANTIL- 0 A 5 ANOS

CONFECCIONANDO SEU PROPRIO BRINQUEDOS

Colégio Além das Letras Embu, turma do jardim 2, 4 anos.

Utilizando materiais reciclados, as crianças estão confeccionando seus próprios brinquedos. Estão fazendo um robô para brincarem na aula reservada para brinquedoteca.

OBJETIVO

- Integrar a sala

- desenvolver a coordenação motora

- Conscientizar os alunos sobre ao problema do lixo.

- Conscientizar da importância da reciclagem

- Ajudar os alunos a criar alguns brinquedos com materiais reciclagens, para mostrar a eles que muito material pode ser reutilizado.

Foi muito legal esta atividade, as crianças adoraram fazer seus próprios brinquedos, quando ficou pronto podia se vê a alegria das crianças em brincar com seus brinquedos.

ALFABETIZAÇÃO COM O NOME, FORCA

Educação infantil , Pré, 5 anos

A professora escolhe uma criança para começar a brincadeira, ela devera falar uma letra de cada vez para identificar qual é o nome que se formará, ganha quem descobrir primeiro o nome.

OBJETIVO

- Unir a turma

- Reconhecer seu nome e o dos colegas

Esta brincadeira foi muito divertida, apesar de serem crianças tão pequenas elas sabem jogar e tem o prazer de acertar, foi prazeroso ver como crianças de 5 anos podem ser tão inteligentes.

ENSINO FUNDAMENTAL – 6 A 10 ANOS

STOP COM ALFABETO MOVEL

Colégio Além das Letras Embu, turma do 1º ano, 6 anos.

A professora fala uma letra do alfabeto e as crianças devem formar uma palavra. A criança que formar uma palavra em primeiro lugar ganha um ponto. As crianças jogam até que todas as crianças façam pontos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com