TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Práticas Logísticas

Artigo: Projeto De Práticas Logísticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  2.239 Palavras (9 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 9

GESTÃO DE COMPRAS E ESTOQUES

Segundo (BALLOU, 1993, p. 204) “Devemos sempre ter o produto de que você necessita, mas nunca podemos ser pegos com algum estoque” esta frase reflete diretamente a rotina de um gestor de estoques, pois o gestor tem que estar atualizado e informado do que se passa a sua volta, analisando a demanda de mercado e de forma consistente alinhando sua produção para atender os níveis de serviços de mercado, pois se o estoque não tiver um gerenciamento consistente, a empresa pode tropeçar nas próprias pernas deixando de atender com eficiência as exigências do mercado.

O controle de estoques é a parte vital do composto logísticos, pois este pode absorver de 25% a 40% dos custos totais, representando uma porção substancial do capital da empresa. Portanto, é importante a correta compreensão do seu papel na logística e de como devem ser gerenciados. (BALLOU, 1993, p. 204)

A gestão de compras e estoques são de extrema importância para que as empresas possam se estruturar para atender de forma satisfatória seu clientes, e também ajustar e conter gastos com estoques desnecessários. Segundo (BOWERSOX, 2004, p. 254) O gerenciamento de estoques é o processo integrado pelo qual são obedecidas as políticas da empresa e da cadeia de valor com relação aos estoques. Para entender melhor este assunto estaremos através do PPL analisando como é feito gerenciamento de compras e estoques da Unimed.

Políticas de Gerenciamento de Estoques e Modelos de Estoques

OBJETIVO

Atender as necessidades da Unimed, visando melhor controle dos estoques e segurança aos pacientes e clientes e dos setores, com atendimento das demandas de materiais médico hospitalar e reagentes de laboratórios, visando manter a qualidade dos mesmo, dentro das normas e padrões de estocagem.

O procedimento da Unimed em relação as Políticas de Gerenciamento do estoque é basicamente realizado desta forma:

01. Diariamente o coordenador do almoxarifado e o almoxarife I, emitem relatório do consumo diário, compreendendo a data do último expediente do setor. O relatório está disponível no sistema Totvs , opção Relatórios/ Movimento diário de estoque – necessitando informar a data inicial e o grupo de material a ser avaliado. O relatório contém o consumo do movimento diário entre todos os setores dispensados, o saldo do estoque e o número de dias suportados pelo volume do estoque;

02. Avaliar o consumo e considerar se o estoque está baixo, os itens que estiverem menos que 10 (dez) dias de previsão de estoque;

03. Para esses casos, consultar se há pedido pendente no sistema, aguardando a entrega do material. Utilizar o módulo “Compras” do sistema Totvs , opção “Pedidos de Compras”. Localizar o produto a ser pesquisado (utilizando busca pela nomenclatura ou pelo código).

04. Se houver pedido pendente, consultar a data prevista para entrega. Caso a data atenda a necessidade de reabastecimento do estoque, aguardar entrega. Caso seja necessário, solicitar ao departamento de Recebimento que solicite antecipação da entrega do item, visando reabastecer os estoques.

05. Se não houver pedido, consultar o sistema Totvs, no módulo “Compras” opção: Plano de Compras/ Itens solicitados em Planos de Compras. Caso não haja solicitação do material, gerar um “Plano de Compras” definindo quantidade necessária.

06. Informar via e-mail ao departamento de Compras, direcionado ao(a) comprador(a) do item, informando-a o número do plano, e a data de necessidade de entrega do material.

07. Para os itens que estiverem com estoque acima de 10 (dez) dias de previsão de estoque, caso haja consumo, na próxima emissão de listagem, proceder com as mesmas normas, seguindo a partir do parágrafo 2 deste documento.

08. Caso permaneçam acima de 10 (dez) dias, avaliar as demandas, acompanhando-as com as solicitações que ocorrerão durante o expediente diário, tomando ações para reabastecimento em caso de aumento na demanda excepcionalmente.

A Unimed na sua política de gerenciamento de estoque divide-se basicamente em (quatro) estágios: Produtos em Processo, Produto Acabado e Suprimentos.)

O gerenciamento de estoque é o processo integrado pelo qual são obedecidas as políticas da empresa e da cadeia de valor aos estoques. A abordagem relativa ou provocada usa a demanda dos clientes para deslocar os produtos por meios dos canais de distribuição. Uma filosofia é a abordagem de planejamento, que proteja a movimentação e os destinos dos produtos por meio de canis de distribuição, de conformidade com a demanda projetada e a disponibilidade dos produtos. Uma terceira abordagem, hibrida , é uma combinação das duas primeiras, resultando numa filosofia de gerenciamento de estoques que corresponde aos ambientes de mercado e dos produtos. (BOWERSOX, 2004 p.254)

Em basicamente todos os estoques, são realizados balanços e controles de consumo, para não impactarem na quantidade e qualidade do atendimento aos pedidos de vendas. O estoque é gerenciado por um sistema: Totvs. Que fornece suporte ao setor de almoxarifado, informando o produto em estoque, analisando se há material suficiente para suprir a demanda ou não e a previsão de entrega de um pedido.

Estoque de produtos em processo

A matéria-prima no processo de manufatura é considerada estoque de produto em processo, como os diversos materiais que estão em diferentes fases do processo produtivo.

Portanto os produtos em processo correspondem a todos os materiais que sofreram algum tipo de transformação, porém não atingiram a forma final do produto a ser comercializado; pois o mesmo encontra em formação.

Produto acabado

O Produto acabado propriamente dito compreende os produtos que sofreram um processo de transformação e estão prontos para ser expedidos para distribuição externa, no caso da Unimed, a empresa já recebe o produto acabado e consequentemente distribui para o Hospital.

Suprimentos

Não menos importante, o estoque de suprimentos, estão inseridos todos os itens não regularmente consumidos pelo processo produtivo, são os componentes utilizados para a manutenção de equipamentos, instalação predial, dentre outros. Por exemplo: Rolamentos, correias, e assim por diante. Onde se fazem necessários o controle de estoque, assim como os demais tipos citados acima - Controle de entrada e saída, consumo e solicitação de compras. (Acho que é bom dar uma mudada) kkk

Formalizando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com