TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto para elaboração de trabalho acadêmico

Por:   •  11/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  938 Palavras (4 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 APRESENTAÇÃO 3

2 JUSTIFICATIVA 4

3 OBJETIVO................................................................................................................4

3.1 OBJETIVO GERAL................................................................................................4

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS................................................................................. 5

4 PÚBLICO ALVO.......................................................................................................5

5 METAS A ATINGIR...................................................................................................5

6 METODOLOGIA....................................................................................................5-6

7 RECURSOS HUMANOS...........................................................................................6

8 PARCEIROS OU INSTITUIÇÕES APOIADORAS...................................................6

9 AVALIAÇÃO.............................................................................................................6

10 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO ......................................................................6-7

REFERÊNCIAS............................................................................................................8

1. APRESENTAÇÃO:

O projeto de ação será desenvolvido no CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, localizado na Rua Getúlio Vargas, nº 135, Bairro Vila Nova o qual está vinculado a Secretaria Municipal de Assistência Social que executa a Política de Assistência Social no Município, subordinada a Prefeitura Municipal de Canguçu.

Segundo a PNAS (2004) as ações de Proteção Social Básica são aquelas que possuem caráter preventivo ao risco para famílias que vivem em territórios vulneráveis consequentemente se encontram em privação e/ou, fragilização dos vínculos afetivos e relacionais e de pertencimento social. E verifica-se ainda que os serviços, programas, projetos, e benefícios de proteção social básica deverão ser realizados nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

O Centro de Referência da Assistência Social – CRAS é uma unidade pública estatal de base territorial, localizado em áreas de vulnerabilidade social, que abrange um total de até 1.000 famílias/ano. Executa serviços de proteção social básica, organiza e coordena a rede de serviços socioassistenciais locais da política de assistência social. O CRAS atua com famílias e indivíduos em seu contexto comunitário, visando a orientação e o convívio sociofamiliar e comunitário. (BRASIL, 2004, p. 35)

O trabalho realizado pelo CRAS com as famílias abrange o acesso aos direitos e serviços básicos, a apropriação de informações e conhecimentos relacionados à sua capacidade de proteger os seus membros e defender os seus direitos.

2. JUSTIFICATIVA

O Centro de Referência de Assistência Social - CRAS é o lugar que possibilita, em geral, o primeiro acesso das famílias aos direitos socioassistenciais e, portanto, à proteção social, estruturando-se, assim, como porta de entrada, unificada dos usuários da política de assistência social para a rede de proteção básica e referência para encaminhamentos à proteção especial.

Sendo assim, verifica-se a necessidade de ampliar as informações sobre a rede de serviços socioassistenciais existente no município de Canguçu/RS.

Portanto, considerando as observações realizadas no estágio I, verifiquei a necessidade de realizar um projeto que possibilitasse ao grupo de convivência de mulheres do CRAS a ampliação das informações sobre os programas, projetos e ações desenvolvidas pelo próprio CRAS e pela rede de serviços socioassistencial pública e privada de nosso município, incluindo os serviços de proteção social básica e proteção social especial de média e alta complexidade, visando incentivá-las a discutir e refletir sobre estes serviços, assim como sobre os direitos que as famílias e seus membros possuem e os meios de acessá-los, levando a informação em busca de caminhos para que as famílias possam ter elementos para ajudar na superação de problemas.

3. OBJETIVOS:

3.1 GERAL

O presente projeto tem como objetivo ampliar as informações sobre os serviços, programas e projetos ofertados pelo CRAS e pela Rede Socioassistencial Pública e Privada do Município de Canguçu.

3.2 ESPECÍFICOS

• Divulgar os serviços, programas e projetos desenvolvidos pelo CRAS;

• Divulgar os serviços de proteção social básica e especial da rede pública e privada;

• Realizar visitas as Entidades Socioassistenciais para conhecer os serviços;

• Propiciar espaços de reflexão;

• Promover espaço de diálogo e escuta;

• Propiciar a visão de totalidade da Política de Assistência Social.

4. PÚBLICO ALVO

Grupo de Convivência de Mulheres do Centro de Referência de Assistência Social –

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (53 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com