TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto vantagens de aceitar projetos de trabalho como auxiliares didáticos

Tese: Projeto vantagens de aceitar projetos de trabalho como auxiliares didáticos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  Tese  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 2

a) Levando-se em conta as ideias de Everardo Luz (2009), como as vantagens da adoção de projetos de trabalho como norteadores do ensino-aprendizagem podem ser resumidas?

b) Como pode ser descrita a atuação do professor e como ele pode escolher os temas de trabalho?

1-Responda às questões a seguir com base na leitura do texto de Everardo Luz

1. Quais são os argumentos importantes para a implantação de uma proposta de ensino globalizador na escola?

2. Qual é o diferencial do papel do professor no ensino-aprendizagem organizado por projetos de trabalho em comparação com o ensino disciplinar tradicional?

3. Como é feita a escolha dos temas norteadores dos projetos de trabalho?

4. Qual é a ideia fundamental do trabalho com projetos e quais são suas vantagens?

Respostas:

1- São três argumentos, o primeiro, é de ordem sociológica e refere-se a capacidade Escolar de se acomodarem a um grande número de informações em que estará submetida em um processo de globalização e, nesse ponto de vista, saber recolher entre esses conhecimentos o interessante ao aluno. A segunda é de ordem psicológica e prioriza conduzir o estudante a uma aprendizagem significativa e funcional onde o conteúdo ensinado possibilite ao estudante integra-lo com sua realidade. O terceiro é associado à interdisciplinaridade e transdisciplinaridade na prática pedagógica e prioriza a necessidade da escola realizar atividades que programam a organização da aprendizagem em torno de vários temas.

2- No ensino tradicional o papel do professor é de apenas transmissor de conteúdo, lomitando-se a apenas repassar, informações presentes nos livros didáticos. Já no ensino aprendizagem organizado por projetos de trabalho o professor abandona a postura de apenas transmissor e assume o papel de pesquisador influenciando o aluno a aprender de forma abrangente.

3- Qualquer assunto pode ser ensinado por projetos de trabalhos, até mesmo assuntos que não constam nos currículos da escolas, ou temas que são considerados relevantes para garantir e aprender certos conteúdos.

4- É mostrar ao aluno como permitir a organização mais eficaz das informações e levar ao descobrimento de varias relações, que poderá ser estabelecidas a partir de um tema ou problema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com