TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Práticas De Química

Exames: Práticas De Química. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 2

2. Metodologia

2.1 Filtração Simples

Começa-se com as técnicas de separação de misturas, dentro disso, realizam-se sete experimentos. Primeiro: técnica de filtração simples, para isto, dobra-se, adequadamente, o papel filtro, após, pesa-se 0,1 g de óxido de cálcio (CaO) e transfere-se para um Becker de 150 ml. Depois, mede-se 50 ml de água destilada e adiciona-se ao copo de Becker, agita-se com um bastão de vidro. Reserva-se 25 ml do líquido para um experimento posterior. Dando prosseguimento, fixa-se uma argola de sustentação em um suporte universal, e apoia-se um funil de vidro. Coloca-se no funil, o papel filtro dobrado e despejam-se os 25 ml restantes da mistura e observa-se.

2.2 Filtração a vácuo

Segundo: técnica de filtração a vácuo, realiza-se da seguinte forma: monta-se o sistema para filtração a vácuo com funil de Buchner e Kitassato, cota-se um papel filtro do diâmetro do funil. Após, conecta-se o Kitassato a uma bomba de vácuo, liga-se a bomba e derrama-se os últimos 25 ml da mistura no filtro.

2.3 Decantação de uma mistura sólido-líquido

Para a realização da terceira experiência, coloca-se duas colheres de areia e um copo de Becker de 150 ml, junta-se 50 ml de água destilada e espera-se a decantação. Após, despeja-se o sobrenadante (água) em um Erlenmeyer de 125 ml.

2.4 Decantação de uma mistura líquido-líquido

Quarto experimento: adapta-se uma argola de sustentação em um suporte universal e apoia-se um funil de separação na argola de sustentação. Depois, pipeta-se 10 ml de uma solução aquosa de sulfato de cobre (CuSO4), de cor azulada e despeja-se no funil. Adiciona-se o mesmo volume de éter de petróleo ao funil, agita-se a mistura e deixa-se em repouso para observação.

2.5 Dissolução fracionada

Pesa-se 0,1g de enxofre (cor amarelo claro) e 0,1 g de sulfato de cobre penta-hidratado (CuSO4.5H2O) (cor azulada), mistura-se os reagentes em um almofariz, tritura-se com ajuda de um pistilo e transfere-se a mistura para um copo de Becker de 150 ml, onde adiciona-se 10 ml de água. Filtra-se em um funil comum, depois se observa.

2.6 Sublimação

Coloca-se em um copo de Becker de 50 ml uma ponta de espátula da mistura de cloreto de sódio (cor branca) e duas bolinhas de iodo (cor azul escuro). Logo após, monta-se a chapa de equipamentos sobre a bancada e liga-se a 100 °C. Coloca-se um vidro de relógio sobre o copo de Becker e observa-se.

2.7 Destilação simples

Coloca-se no balão de fundo redondo, através do funil, 100 ml de vinho tinto, adiciona-se pequenos pedaços de porcelana, para evitar o superaquecimento do líquido. Monta-se o sistema de destilação e inicia-se o aquecimento, observa-se este aquecimento até a ebulição. Acompanha-se o aquecimento da temperatura com o uso de um termômetro, observa-se, novamente, a destilação. Após, recolhe-se em um Erlenmeyer de 250 ml ou uma proveta graduada, aproximadamente, 10 ml do destilado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com