TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia

Trabalho Universitário: Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  836 Palavras (4 Páginas)  •  576 Visualizações

Página 1 de 4

QUERIDO ALUNO(A)

Envie suas atividades das aulas 1 e 2 por meio do portfólio 1

QUALQUER DÚVIDA SOBRE AS CORREÇÕES DAS ATIVIDADES DEVERÂO

SER ENCAMINHADAS VIA PORTFÓLIO DAS ATIVIDADES CORRESPONDENTES.

POR FAVOR,NÃO COLOQUEM AS RESPOSTAS DE SUAS ATIVIDADES NO QUADRO DE AVISO.

USE O ESPAÇO FORUM PARA POSTAREM SUAS DÚVIDAS. OBRIGADA!

PROF.ª M.SC. SILVIA MARA PAGLIUZO MURAKI.

ATIVIDADES DA AULA 01

(B) Segundo (BOCK, 2002), para compreender a diversidade com que a Psicologia se apresenta hoje, é indispensável recuperar a sua história. Uma forma simples de se distinguir as fases na história da Psicologia consiste em considerar dois grandes períodos: o filosófico-especulativo e o cientifico.

Após ler o guia de estudante elabore um texto dissertativo (de 10 a 15 linhas). Inclua no texto esses dois aspectos abaixo.

(B) Surgimento da psicologia cientifica.

(B) As principais abordagens da psicologia.

As raízes da psicologia estão entre os filósofos gregos. Com eles, surgiram as primeiras tentativas de estudar o homem. Estes estudos baseavam-se na intuição e nas limitadas experiências, sem nenhum enfoque científico. Entretanto a filosofia grega nos trouxe vários conceitos, entre os quais citamos: racionalidade, razão, técnica, vida, morte e ainda o conceito de ciência. Neste contexto, Sócrates teve sua importância, tinha um método que consistia em fazer perguntas para as pessoas levando-os a autorreflexão. Suas formas de interrogação sobre a natureza humana são utilizadas atualmente. Sócrates e Platão aceitavam a definição de que o homem é um ser racional. O estudo da mente humana através da observação e experimentação trouxe a psicologia pra fora do “ramo da filosofia”. O primeiro laboratório de psicologia foi fundado pelo filósofo alemão Wihelm Wundt em 1879, na Alemanha, formando a primeira geração de psicólogos. Surge, dessa forma, a psicologia científica, tratada como uma disciplina autônoma. Mesmo tendo nascido na Alemanha, a psicologia ganhou inúmeras teorias nos Estados Unidos da América. Agora destacando as principais abordagens da psicologia, temos: 1) Estruturalismo; 2) Funcionalismo; 3) Associacionismo; 4) Behaviorismo; 5) Gestalt; 6) Psicanálise. De forma resumida, seguimos com a descrição de cada uma destas abordagens contidas em nosso material de curso. Estruturalismo. Determina a estrutura da mente na tentativa de compreender os fenômenos mentais pela decomposição dos estados de consciência produzidos por estímulos ambientais. Funcionalismo. Trata-se de uma abordagem genética aos problemas psicológicos. Associacionismo. Teoria que mostra que a aprendizagem se dá por um processo de associação das ideias simples às mais complexas. Behaviorismo. Teoria baseado no comportamento. Interação do homem com o ambiente. Entende que a aprendizagem está na relação entre uma ação e seu efeito. Gestalt. É um termo alemão que em português pode ser traduzido para forma ou configuração. São dados importantes, a percepção do indivíduo, para a compreensão do comportamento humano. Mais uma teoria que tem como objeto de estudo o comportamento. Psicanálise. Considerado pai da psicanálise, Freud quebrou a tradição de que a psicologia é a ciência da consciência e da razão. Aqui, o inconsciente é objeto de estudo. A psicanálise busca o significado oculto daquilo que é manifesto por meio de ações e palavras. Define três níveis de consciência: consciente, pré-consciente e inconsciente. Finalizando, estas abordagens

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com