TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia

Artigos Científicos: Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  814 Palavras (4 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 4

O Surgimento da Psicologia e seu desenvolvimento no Brasil

O surgimento da Psicologia e seu desenvolvimento no Brasil, nasce em meados do Séc. XIX na Europa, depois nos Estados Unidos e outros países. Para alguns, a Psicologia Social surgiu no ano de 1859, junto com a edição da revista social como um ramo da psicologia burguesa. Para outros, a Psicologia Social surge nos últimos anos do séc. XIX. A Psicologia Social não-soviética tem em comum com a Sociologia burguesa a tendência a justificar a ideologia do capitalismo. Mas não se pode reduzir a Psicologia Social burguesa à sua função ideológica; ela também se ocupa de problemas reais, com métodos para elaborar a informação científica. A Psicologia Social vai muito além desse caráter ideológico que alguns estudiosos tentam impor a ela. Seria medíocre acreditar numa Psicologia Social, surge para entender as necessidades do saber científico.

O começo da Psicologia Moderna

Wundt queria aplicar os métodos metódicos, experimentais da ciência ao estudo da consciência humana. Para isso, ele fundou o primeiro laboratório de psicologia na Universidade de Leipzig na Alemanha, recebendo assim, a distinção monumental de fundador da psicologia moderna em 1897. No seu laboratório, Wundt dedicou muitas horas expondo indivíduos à estímulos auditivos e visuais, e pedindo a eles que descrevessem aquilo que sentiam. Dessa forma, ele estudou um dos componentes da consciência, a percepção. Mais ou menos na mesma época, outros cientistas começaram a realizar trabalhos semelhantes.

Estruturalismo VS Funcionalismo

Um estudante de Wundt, E. B. Titchener era um forte apoiador do estruturalismo nos Estados Unidos, porém, ele sofria concorrência por parte de um forte opositor, a escola de pensamento do funcionalismo. O funcionalismo era liderado por William James e John Dewey. Enquanto os estruturalistas essencialmente queriam determinar “ o que era a consciência?”, os funcionalistas queriam determinar “ para que servia a consciência ?” em outras palavras, os funcionalistas queriam estudar o propósito, ou função da consciência e seus processos mentais básicos.

Os estruturalistas e funcionalistas debateram apaixonadamente sobre qual abordagem da psicologia seria melhor, cada qual esperando modelar a direção de suas linhas de pensamento. Embora nenhum dos lados emergiram como indiscutíveis ganhadores deste debate, suas energias e disposições levaram a psicologia a uma rápida divulgação, especialmente nos Estados Unidos.

Em 1883, G. Stanley Hall estabeleceu o primeiro laboratório de psicologia nos Estados Unidos, na Universidade de John`s Hopkins, embora apenas para fins acadêmicos, e em 1900, já existiam inúmeros laboratórios, três jornais de psicologia, e a Associação Americana de Psicologia já havia sido fundada. Posteriormente, os dois movimentos da psicologia ficaram em segundo plano, e foram substituídos pelas subsequentes escolas de pensamento. Porém, tanto o estruturalismo quanto o funcionalismo, fizeram grandes contribuições para o campo da psicologia, e psicólogos hoje estudam ambos, a estrutura, e a função do consciente.

A Psicologia da Gestalt

A Psicologia da Gestalt originou-se na Alemanha, entre 1910 e 1912.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com