TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia

Por:   •  14/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.162 Palavras (5 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 5

Disciplina: Psicologia Social e Serviço Social

ANÁLISE DO FILME: TROPA DE ELITE (MISSÃO DADA É MISSÃO CUMPRIDA)

Introdução:

Este trabalho tem por objetivo mostrar a análise do filme Tropa de Elite, sob a direção de José Padilha, lançado em 2007.  O filme é da década de 90, baseado em fatos reais e depoimentos de policiais.  Mostra operações da polícia militar e do BOPE – (Batalhão de Operações Especiais) nas favelas, durante a visita do Papa João Paulo II  ao  estado do Rio de Janeiro.

Aponta com  clareza a desigualdade social e a criminalidade entre tantos outros conflitos sociais, podemos ver como a situação de extrema pobreza leva crianças e adolescentes a marginalidade, bem como os policiais mal remunerados e esquecidos pelo Estado, acabam se voltando para a corrupção, e também jovens de classe média e alta participando de passeatas e trabalhos em ONG’S nas favelas ao mesmo tempo que usam e traficam drogas, financiando assim o crime organizado.

Justificativa/desenvolvimento:

Sabendo que cultura é o que define tudo aquilo que é produzido a partir da inteligência, costumes, sistemas, leis, religião, artes, ciências, crenças, mitos, valores morais, e tudo o que compreende o sentir, o pensar e o agir, pudemos selecionar algumas manifestações culturais apresentadas no filme Tropa de Elite (Missão dada é missão cumprida), são elas:

- O Baile Funk ;

- A visão dos universitários em relação a ação da Polícia Militar;

- A Lei do Morro ( favela);

- O uso e o tráfico de Drogas;

- O Sistema Governamental;

- A hierarquia dentro do Sistema Policial;

- A corrupção dentro da Polícia Militar e na política;

- A importância da formação da família;

- O valor da amizade e lealdade.

Todas as situações apresentadas no filme compreendem o sentir, o pensar, o agir, os costumes, os sistemas, as leis e tudo isso está englobado na cultura do homem.

O filme Tropa de Elite ( Missão dada é missão cumprida), começa com a intervenção da polícia militar numa favela do Rio de Janeiro, onde o BOPE é acionado porque a policia militar não consegue resolver o conflito. Esta operação é comandada pelo Capitão Nascimento, que é um policial honesto e completamente avesso a qualquer tipo de corrupção. Sua missão é dar cobertura e segurança durante a visita do Papa ao Rio de Janeiro. Este homem, já estressado pela função desgastante que exerce,  procura alguém para substituí-lo no BOPE, pois está vivendo um conflito na sua vida pessoal pelo nascimento do primeiro filho. Nesta operação conhece Neto e Mathias que são dois aspirantes da polícia militar que também são tão honestos e corajosos quanto ele. Os dois jovens entram para o BOPE. O treinamento é pesado e muito rigoroso, pois os policiais desta tropa de elite recebem treinamento de guerra.

Durante a trama é retratada a corrupção do sistema policial e político, o tráfico de drogas, a atuação de jovens universitários da classe média e alta numa ONG na favela, onde fazem uso e traficam drogas. Dentre os muitos conflitos sociais apresentados no filme selecionamos a desigualdade social e a criminalidade.

Segundo a ONU, o Brasil é o país mais violento da América Latina. Esse problema é gerado pela desigualdade social em que vivemos, o que aumenta em muito o índice de criminalidade. Podemos amenizar essas questões através de políticas sérias, de ações governamentais que atuem diretamente na questão do desemprego, reduzindo a extrema pobreza, com investimentos na educação de base, em projetos educacionais e também de esporte e lazer, que retirem as crianças e os adolescentes da ociosidade das ruas, onde se tornam presas fáceis dos traficantes e criminosos, resgatando-os para a formação de valores éticos e morais, que na maioria das vezes não encontram na família. Projetos para melhorias na educação e na saúde, são prioritários. Também precisamos de um Governo que trabalhe com seriedade para o povo, e não apenas visando os interesses da elite. Precisamos de um Governo honesto, onde não haja corrupção e as necessidades básicas da população sejam atendidas com qualidade e eficiência. Precisamos que o povo seja mais esclarecido para que possam ter consciência dos seus deveres e direitos e que possam reivindica-los, e deixar de ser uma massa manipulada pelos interesses políticos e financeiros de uma minoria que  venha os explorar e massacrar em prol de seus mesquinhos interesses individuais. Assim, minimizaremos os problemas sociais existentes e teremos uma sociedade mais justa, vivendo com dignidade.

Conclusão:

Concluímos que os policiais do BOPE se caracterizam como um grupo estrutural, porque é um grupo que tem uma identidade, uma relação de poder e satisfazem interesses de grandes grupos e classes.

As relações de poder dos policiais do BOPE apresentam-se através da hierarquia. Um exemplo disso é a cena do filme em que durante a aplicação do 9º. Curso de operações especiais, ministrado pelo Capitão Nascimento, em um determinado momento ele pergunta quanto tempo os aspirantes deveriam ter para almoçar. Um dos aspirantes responde que dez minutos seriam suficientes. O Capitão Nascimento diz então, que eles tem dez segundos para comer e despeja uma panela de comida no chão e determina que comam até que o chão esteja limpo. No tempo determinado eles não conseguem comer toda a comida e deixar o chão limpo; percebendo que um dos aspirantes (policial militar corrupto) não havia comido, obrigou-o a ajoelhar-se no chão e comer tudo o que havia sobrado. Com nojo, o rapaz vomitou sobre a comida e o Capitão ordenou que todos o ajudassem a comer o restante até que o chão estivesse completamente limpo. Todos obedeceram.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (44.7 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com