TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Purificação E Abrandamento Da Agua

Ensaios: Purificação E Abrandamento Da Agua. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  1.262 Visualizações

Página 1 de 2

5. Diferencie água “temporariamente dura” de “permanentemente dura”.

Temporariamente: são aquelas que contêm íons de cálcio e/ou magnésio na forma de bicarbonato. O abrandamento pode ser efetuado por fervura ou pela adição de substância amolecedoras, tais como: hidróxido de sódio, hidróxido de cálcio, carbonato de sódio, bicarbonato de sódio, fosfato de trissódico.

Permanentemente: são aquelas que apresentam íons de cálcio e/ou magnésio na forma de outros ânions, como: cloretos, nitratos, sulfatos, etc. O abrandamento não pode ser efetuado por fervura e sim somente por adição de substância que provocam o amolecimento, tais como as já citadas anteriormente.

O método mais comum para se remover a dureza, tanto a temporária como a permanente, da água é a passagem da água dura através de um trocador de íons.

6. Escreva as equações esquemáticas gerais para desionização da água dura por meio de um trocador de íons.

7. O que é um trocador de íons ? Caracterize os melhores.

A troca iônica é um método domestico típico para amaciamento da água. Nesse procedimento a água dura passa por uma leito de resina de troca iônica: perolas de plástico com grupos aniônicos covalentemente ligados, como COO- ou SO-3. Esses grupos carregados negativamente têm íons Na+ ligados a eles com objetivo de balancear suas cargas, então os íons Ca2+ e outros cátions na água dura são atraídos para os grupos aniônicos e deslocam os íons Na+ com cargas menores para a água, ou seja, um tipo de íon é trocado pelo outro.

Um processo utilizado em grande escala para o abrandamento de água municipal é o calcário-barrilha, a água é tratada com calcário, CaO e cinzas de barrilha, Na2CO3, esse processo precipita os íons Ca2+ como CaCO3 e Mg2+ como Mg(OH)2.

8. Em que consiste a água desionizada? Onde é empregada?

Água desionizada: é o processo de remoção total dos íons presentes na água, através de resinas catiônicas e aniônicas; é a água que teve sua carga elétrica neutralizada pela remoção ou adição de elétrons. Esse processo remove da água nitratos, cálcio e magnésio além de cádmio, bário, chumbo e algumas formas de rádio. A água deionizada é amplamente empregada na indústria química e em produção farmacêutica. Essa água é quimicamente pura e, entretanto, facilmente contaminada por bactérias de baixo requerimento nutritivo, tais como: bactérias gram-negativas não fermentativas e outras.

É empregada para produção de produtos farmacêuticos, em aquários, análises físico-químicas e outros. A água deionizada também é utilizada em produtos cosmacêuticos, que fazem tratamento específico para determinados tipos de pele e tipos de lesões específicas; normalmente, são produtos com maior valor agregado.

9. Explique o que vem ser uma “substância amolecedora”.

É aquela que remove a dureza da água como: hidróxido de sódio (NaOH), carbonato de sódio (Na2CO3), fosfato de sódio (Na3PO4) e sulfato de alumínio (Al2(SO4)3).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com