TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Público-alvo da dona de casa

Projeto de pesquisa: Público-alvo da dona de casa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.580 Palavras (7 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 7

1. PÚBLICO ALVO

No nosso projeto, temos como publico alvo as donas de casa. Porem isso não exclui as crianças na hora do aprendizado e na preparação. Os materiais de limpeza serão produzidos a partir de receitas caseiras, tendo em vista sempre um menor custo para cada produto produzido, além disso, a maneira correta para o descarte de todos eles.

2. RESUMO: DETERGENTE, AMACIANTE E DESINFETANTE.

Detergente:

• Fundamentação histórica:

Os detergentes começaram a ser produzidos no ano de 1890, quando o químico alemão Krafft descobriu que pequenas cadeias de moléculas ligadas ao álcool funcionavam como sabão. Após isso, em 1916, outros dois químicos alemães H. Gunther e M. Hetzer conseguiram desenvolver o primeiro detergente sintético de uso comercial. Eles tiveram essa iniciativa, devido à escassez de óleos e gorduras necessárias, durante a Primeira Guerra Mundial. Desde 1950 o detergente passou a ser fabricado tendo o petróleo como sua matéria-prima.

• Composições químicas e funções:

O detergente lava-louças é destinado à lavagem de pratos, talheres, panelas, pratarias, paredes, azulejos, pisos e outras superfícies laváveis.

As funções importantes que o detergente deve ter são :

 Aumento das propriedades molhantes (reduza a tensão superficial) para penetrar e remover o óleo;

 Remova os minerais diminuindo a dureza da água para permitir que o detergente faça seu trabalho de limpeza;

 Emulsione as gorduras e óleos;

 Elimine a espuma causada por óleos da proteína, tais como, o ovo e o leite;

 Ajude a remover a camada de água das superfícies dos pratos, minimizando pontos de água;

 Proteja metais e louças dos efeitos de calor corrosivos e da água;

Semelhantes ao sabão, os tensoativos são responsáveis pela característica mais importante e desejada em um detergente, a capacidade de remoção das sujidades. Eles reduzem a tensão superficial da água, permitindo que a sujeira possa ser removida facilmente através da formação de micelas.

Numa micela, a extremidade apolar do tensoativo fica voltada para o centro, interagindo com o óleo (ou substâncias hidrofóbicas) enquanto a extremidade polar para fora (interagindo com a água).

As micelas são estruturas geralmente esféricas, de natureza coloidal, formadas de tal modo que as partes não polares do detergente se orientam para o interior da mesma, criando assim, uma superfície iônica. Essa característica das soluções de detergentes é importante para o processo deremoção das sujidades, que envolve o deslocamento das partículas de sujeiras de natureza lipofílica para o interior das micelas e a estabilização das mesmas de modo a mantê-las em suspensão, evitando que a sujeira volte a depositar-se sobre a superfície que está sendo limpa.

• Formulação:

Sua rica fórmula contém a associação de tensoativos de características aniônicas, catiônicas ou anfotéricas, de acordo com a estrutura da matéria-prima empregada que possuem ação sinérgica, responsáveis pelo grande poder de limpeza, alto poder detergente e espumante, emulsionante de gorduras.

Amaciantes:

• Fundamentação histórica:

O amaciante têxtil foi desenvolvido em 1949, por uma empresa norte americana denominada Amour, que na produção de outros produtos utilizavam sebo, a qual é uma matéria-prima com aplicação industrial no processo de fabricação de surfactantes.

• Composições químicas e funções:

As roupas lavadas por máquinas estão sujeitas a um stress mecânico. O sabão utilizado nas máquinas de lavar são tão severamente pulverizados que as pilhas de fibras das superfícies dos tecidos são reduzidas a um extremo estado de desordem, especialmente no caso das fibras naturais.

Durante subsequentes secagem em temperatura ambiente (isto é, quando as roupas são secas em regiões internas ou externas da casa), estas condições tendem a tornar os tecidos, com o passar das lavagens, com uma sensação áspera. Sendo assim, a adição de amaciantes no final do enxague, resulta em tecidos com uma sensação de maciez.

Entende-se por amaciador de roupa uma composição líquida adicionada na máquina de lavar para tornar os tecidos mais suaves e macios ao toque.

Estes produtos provocam a deposição de químicos nos tecidos têxteis, garantindo não apenas mais suavidade, como também redução da “eletricidade estática” e impregnação dos mesmos com uma fragrância.

O Cloreto de dialquildimetilamônio é um surfactante catiônico de cadeia longa mais utilizado na produção de amaciantes. A adsorção de moléculas de surfactantes carregadas positivamente reduz o potencial negativo de sólidos presentes em solução, portanto, reduzem a repulsão eletrostática mútua. Porém o uso de concentrações altas de surfactantes causam mudanças de cargas, assim as partículas sólidas podem vir a se tornar carregadas positivamente, resultando novamente em repulsão.

Desinfetantes:

• Fundamentação histórica:

A primeira referência de desinfetante que se tem notícia, foi feita por Homero em A Odisséia, onde citava o uso do enxofre, na forma de dióxido de enxofre (aproximadamente 800a.C.). Ao longo do tempo, as fórmulas foram desenvolvidas, evoluindo à variações de desinfecção. Atualmente, os desinfetantes possuem diferentes colorações e fragrâncias e estão inseridos diariamente na vida das pessoas.

• Composições químicas e funções:

A desinfecção é um processo físico-químico capaz de exterminar a maioria dos microrganismos patogênicos (ou seja, microrganismos que se encontram na forma vegetativa, realizando todas as suas atividades metabólicas) de objetos inanimados e superfícies. Atua indispensavelmente no processo de higienização, que pode ser afetada por diversos fatores, tais como: concentração da solução germicida, temperatura e pH do processo. Os benefícios dos desinfetantes são: o aumento da produtividade; a diminuição na incidência de doenças infecciosas e parasitárias;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com