TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTÃO 2 NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DO CORPO HUMANO

Ensaios: QUESTÃO 2 NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DO CORPO HUMANO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2015  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 2

2) QUESTÃO 2

NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DO CORPO HUMANO = Célula - Tecido -Órgão - Sistema de órgãos - Organismo

a) Célula: unidade básica funcional da vida. Ex: Glóbulo branco, célula muscular,neurónio...

b) Tecido: conjunto de células semelhantes que desempenham a mesma função. Ex: tecido muscular, tecido conjuntivo, tecido adiposo…

c) Órgão: conjunto de tecidos que realiza uma função específica dentro de um determinado sistema. Ex: coração, rim, pulmões…

d) Sistema de órgãos: Conjunto de órgãos interligados cujo funcionamento contribui para um objetivo comum. Ex: sistema digestivo, sistema respiratório, sistema nervoso…

3) QUESTÃO 2

a) CARBOIDRATOS: presentes em alimentos como as frutas, arroz, massas, batata, mandioca e pães, devem estar em maior freqüência na alimentação, afinal, são eles que fornecem energia e participam ativamente na recuperação dos músculos após o treino. Uma sugestão é optar pelos cereais integrais.

b) PROTEÍNAS: são provenientes de carnes, aves, peixes, ovos, leite e derivados e também de fontes vegetais como amaranto, feijões, soja e quinua. Importante na construção e reparação dos músculos, entretanto, a necessidade diária desse nutriente é menor que a de carboidratos.

c) LIPÍDIOS: são essenciais no organismo e metabolismo, na formação de hormônios, além de colaborar com o fornecimento de energia para o exercício e recuperação. Uma sugestão é evitar o consumo das fontes de ‘gordura ruim’ no dia a dia.

d) VITAMINAS: são substâncias orgânicas consideradas como nutrientes essenciais. São substâncias necessárias em pequenas quantidades, mas que influenciam muito no bom funcionamento do nosso organismo. A maior parte das vitaminas auxilia as reações químicas catalisadas por enzimas e a sua falta causa sérios prejuízos ao organismo.

e) SAIS MINERAIS: são nutrientes inorgânicos muito importantes para o bom funcionamento do organismo de todos os seres vivos e a falta de alguns desses minerais pode prejudicar o metabolismo.

4) QUESTÃO 4

Processo de digestão

A digestão tem seu início na boca onde o alimento é triturado pelos dentes e umedecido pela saliva. O sabor dos alimentos é determinado pelas papilas gustativas (localizadas na língua), é através delas que identificamos quando determinado alimento é doce, salgado, azedo ou amargo.

Em seguida o bolo alimentar segue pela faringe que o empurra para o esôfago, este, através de seus movimentos peristálticos, empurra o alimento para o estômago.

No estômago o alimento é dissolvido pelo suco gástrico, que é produzido por fatores estimulantes como a visão, paladar, odor, mastigação, fome, etc. Apenas 5% da digestão ocorre no estômago.

Do estômago, o bolo segue para o intestino delgado, onde os nutrientes serão reduzidos a moléculas muito pequenas através do processo de digestão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com