TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUÍMICA LEI DE LAVOISIER

Trabalho Escolar: QUÍMICA LEI DE LAVOISIER. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  1.330 Palavras (6 Páginas)  •  558 Visualizações

Página 1 de 6

1. LEI DE LAVOISIER – PRÁTICA 05

2. RESUMO

Foi executado no laboratório de química, o experimento da Lei de Lavoisier. Com o objetivo de perceber que ao misturar as soluções toda a massa será mantida, mesmo tendo uma pequena variação nas casas decimais da balança analítica após a mistura, valendo assim, a confirmação da lei.

3. INTRODUÇÃO

A Lei de Lavoisier é responsável pela famosa frase “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, pois essa lei é baseada na constância das massas, que ocorrem antes e após uma transformação química. É preciso ainda lembrar que isto apenas acontece em sistema fechado e isto acontece por não ocorrer criação ou destruição de átomos, ou seja, eles são conservados, o que muda é a forma de se arranjarem.

4. OBJETIVO

Verificar através de experimentos a veracidade da Lei de Lavoisier.

5. METODOLOGIA

5.1 MATERIAIS E REAGENTES

3 erlenmeyer (250 mL);

3 frascos de penicilina;

1 pinça metálica;

Balança analítica;

2 provetas de 10mL;

Solução de iodeto de potássio (KI) 0,2 mol/L;

Solução de acetato de chumbo [Pb(H3C-COO)2] 0,2 mol/L;

Solução de hidróxido de sódio (NaOH) 0,2 mol/L;

Fenolftaleína (C₂₀H₁₄O₄);

Solução de ácido clorídrico (HCl) 0,2 mol/L;

Solução de sulfato de sódio (Na₂SO₄) 0,2 mol/L;

Solução de cloreto de bário (BaCl₂) 0,2 mol/L.

5.2 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

5.2.1 REAÇÃO DE NEUTRALIZAÇÃO

Coloque 8 mL de solução de NaOH em um erlenmeyer e adicione algumas gotas de fenolftaleína, observe. Em seguida coloque dentro do erlenmeyer um tubo de ensaio contendo 8 mL de solução de HCl, tomando o cuidado de não deixar derramar. Tampe o erlenmeyer, leve o conjunto à balança para pesagem e anote a massa inicial. Incline cuidadosamente o erlenmeyer fechado a fim de permitir a saída do HCl contido no tubo de ensaio. Observe e após algum tempo de reação, haverá alteração de coloração da mistura reacional. Leve novamente todo o conjunto para pesar. Anote a massa final e compare com a inicial.

5.2.2 REAÇÃO DE PRECIPITAÇÃO I

Adicione 8 mL de Na2SO4 em outro erlenmeyer, no tubo de ensaio coloque 8 mL de BaCl2. Cuidadosamente, coloque o tubo de pé dentro do erlenmeyer não permitindo o contato entre as duas soluções. Feche o sistema e leve à balança. Pese e anote a massa inicial; Incline cuidadosamente o erlenmeyer até que o tubo caia, derramando seu conteúdo no interior da garrafa. Observe. Leve o conjunto novamente à balança, determine a massa final e compare com a inicial.

5.2.3 REAÇÃO DE PRECIPITAÇÃO II

Adicione 8 ml de solução de KI no terceiro erlenmeyer em seguida coloque um tubo de ensaio contendo 8 mL de solução de [Pb(H3C-COO)2]. Determine a massa inicial. Incline o sistema e deixe o conteúdo do tubo entrar em contato com o KI e observe. Determine a massa final do conjunto e compare com a inicial.

5.3 FLUXOGRAMA

5.3.1 REAÇÃO DE NEUTRALIZAÇÃO

Colocou-se 8 ml de solução de hidróxido de sódio no erlenmeyer nº 1 e adicionou-se duas gotas de fenolftaleína, observando-se em seguida que a solução ficara arroxeada. Em seguida colocou-se dentro do erlenmeyer um tubo de ensaio contendo 8 ml de solução de ácido clorídrico. Ao tampar o erlenmeyer, colocou-o para pesagem e obteve-se a sua massa inicial (121,0337g). Após isso, inclinou-se o erlenmeyer para o ácido clorídrico misturar-se com o hidróxido de sódio. Para terminar, pesou-se a massa final (121,0313g).

5.3.2 REAÇÃO DE PRECIPITAÇÃO I

Adicionou-se 8 ml de sulfato de sódio no erlenmeyer nº 2, e no tudo de ensaio colocou-se 8 ml de cloreto de bário. Em seguida, colocou-se o tubo de ensaio contendo cloreto de bário dentro do erlenmeyer que continha Sulfato de sódio(Na2SO4). Ao tampar o erlenmeyer, pesou-se a massa inicial (127,2892g) e o inclinou para o cloreto de bário misturar-se com o sulfato de sódio. Em seguida, pesou-se a massa final (127,2874g).

5.3.3 REAÇÃO DE PRECIPITAÇÃO II

Adicionou-se 8 ml de solução de iodeto de potássio no erlenmeyer nº 3 e em seguida colocou-se em um tudo de ensaio 8 ml de solução de acetato de chumbo. Ao tampar o erlenmeyer, determinou-se a massa inicial (124,1319g) e inclinou-o para o acetato de chumbo misturar-se com o iodo de potássio. Em seguida, pesou-se a massa final (124,1294g).

6. RESULTADOS E DISCUSSÃO

6.1 RESULTADOS

6.1.1 REAÇÃO DE NEUTRALIZAÇÃO

1. Colocou-se 8 ml de solução de hidróxido de sódio no erlenmeyer nº 1;

2. Adicionou-se duas gotas de fenolftaleína;

3. Depositou-se 8 ml de solução de ácido clorídrico em um tubo de ensaio;

4. Colocou-se, dentro do erlenmeyer, o tubo de ensaio;

5. Tampou-se o erlenmeyer;

6. Pesou-se o sistema na balança analítica;

7. Obteve-se a sua massa inicial (121,0337g);

8. Inclinou-se o erlenmeyer, misturando-se as substâncias;

9. Pesou-se a massa final (121,0313g).

6.1.2 REAÇÃO DE PRECIPITAÇÃO I

1. Colocou-se 8 ml de solução sulfato de sódio no erlenmeyer nº 2;

2. Depositou-se 8 ml de solução de cloreto de bário em um tubo de ensaio;

3.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com