TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RAIZ E CAULE

Dissertações: RAIZ E CAULE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2014  •  1.171 Palavras (5 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO SOBRE RAIZ E CAULE

A raiz é um órgão axial relativamente simples quando comparada ao caule. Nas dicotiledôneas, a raiz primaria e suas ramificações constituem o sistema radicular pivontante, já nas monocotiledôneas, a raiz primaria desenvolvi-se por curto período de tempo e o sistema radicular é formado pelas raízes adventícias que se origina no caule, e forma o sistema radicular fasciculado.

As raízes são órgãos especializados em fixação, absorção, reserva e condução, elas se originam no embrião. O ápice da raiz é coberto pela coifa que é uma estrutura protetora do meristema apical que além de proteger o meristema apical ajudar a raiz a penetrar no solo e desempenha um papel importante, ou seja, controla a resposta da raiz com a gravidade.

Os tecidos meristemáticos, protoderme, meristema fundamental e pro câmbio dão origem a epiderme, ao córtex e ao cilindro vascular que constituem a estrutura primaria da raiz.

Na estrutura primaria da raiz encontra-se a epiderme que em geral é unisseriada e se diferenciam em pelos radiculares aumentando a superfície de absorção. As paredes oferecem pouca resistência à passagem de água e sais minerais para o interior da raiz, nela também pode encontrar uma epiderme múltipla que é constituída de células mortas com paredes espessadas denominada velame que dá proteção mecânica ao córtex e reduz a perda de água

O córtex corresponde à região compreendida entre a epiderme e o cilindro vascular, algumas raízes desenvolvem umas camadas especializadas a exoderme que é a camada mais externa do córtex, com uma ou mais células de espessuras, cujas paredes são suberizadas ou lignificadas. A endoderme possui um arranjo compactado que carece de espaços intercelulares, está camada é caracterizada pela presença de estria de caspary em suas paredes anticlinais.

A endoderme tem uma função extremamente importante na raiz que desviar fluxo de soluto do apoplasto via espaços intercelulares para o simplasto através da membrana plasmática em seguida há disposição de celulose que pode torna-se lignificada, se está acontece apenas na parede interna é formado o espessamento em “U” se ocorre nas paredes externa e interna é formado o espessamento em “O”.

No cilindro vascular podemos encontrar o periciclo e os tecidos vasculares (xilema e floema). O periciclo em geral é unisseriado e pode ser constituído de parênquima e conter esclerênquima nele tem origem às raízes laterais parte do câmbio e em muitas raízes o felogênio. Os tecidos vasculares xilema e floema na raiz alteram-se, ou seja, os cordões de floema alternam-se com os arcos de xilema nela o xilema é exarco, pois a maturação dos elementos traqueais ocorre centripetamente, ou seja, os elementos de protoxilema estão voltados para a periferia do órgão e os elementos do metaxilema estão voltados para o interior do órgão.

Na estrutura secundaria da raiz estão presente o câmbio vascular e o felogênio. O câmbio vascular origina-se das divisões das células do prôcambio que permanece indiferenciado em floema e xilema primário. O felogênio pode se origina de qualquer camada da região cortical, ou ainda, com maior freqüência da região pericíclica. Com o funcionamento do felogênio surge a periderme que é formada de súber, localizado externamente e felogênio e feloderme localizados internamente

A combinação do aumento em espessura dos tecidos vasculares e do periciclo força o córtex em direção a periferia e este não aumentando em circunferência rompe-se e é eliminado junto com a epiderme.

O CAULE

O caule é um órgão da planta que sustenta as folhas as estruturas de reprodução e estabelece o contato entre esses órgãos e as raízes.

Na estrutura primaria do caule podem-se reconhecer quatro regiões de fora para dentro: sistema de revestimento, córtex, cilindro oco do sistema vascular e medula. A epiderme do caule é um tecido vivo com atividade mitótica ela se origina da protoderme, é geralmente uniestratificada, recoberta por cutícula e pode apresentar estômatos e tricomas, como a epiderme foliar.

Internamente a epiderme encontra-se o córtex que se origina do meristema fundamental, nele podemos encontrar uma camada externa, a exoderme. Às vezes camadas subepidérmicas diferenciam-se em colênquima e esclerênquima como tecidos de sustentação. Na maioria dos caules a delimitação entre o córtex e o cilindro vascular é de difícil visualização.

Internamente a endoderme encontra-se o periciclo que representa a camada periférica do cilindro vascular e tem origem no procâmbio. Os feixes vasculares são formados por xilema e floema primário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com