TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA

Por:   •  5/10/2015  •  Resenha  •  758 Palavras (4 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 4

De acordo com José Paulo Netto, o processo de Reestruturação Produtiva, foi um novo modelo adotado pelo capitalismo como meio de exploração onde ele desterritorializa as indústrias para áreas ainda sem desenvolvimento. Esta ideia seria para obter de mão de obra exploratória.

Na processo de Reestruturação Produtiva, há uma diminuição do trabalho vivo e o aumento do trabalho morto, isso ocorre devido aos avanços tecnológicos, onde se tem umamodernização na cibernética acarretando na introdução da microeletrônica, dos recursos informáticos e robóticos.

Em meio a essa revolução tecnológica a ciência e a tecnologia desenvolveram meios de produção mais práticos, e com isso o mercado de trabalho se torna ainda mais exigente, priorizando os profissionais qualificados e polivalentes. Ainda dentro da mudança das bases produtivas, podemos observar "artimanhas" do capitalismo, uma delas é criar um falso elo com o trabalhador, onde cria-se a ideia que não existe mais "Patrão e Empregado", mas sim um trabalho de "Equipe e Colaboração".

Netto (2012) diz que "todas as transformações implementadas pelo capital têm como objetivo reverter a queda da taxa de lucro e criar condições renovadas para a exploração da força de trabalho", ou seja, o trabalho passa a ser o elo fraco desta relação, o que será atingido diretamente diante da realidade em busca do lucro. Com isto, o trabalhador se encontra obrigado a buscar outras alternativas para que assim possa ter meios de sobrevivência.

O Autor Referido (JP Netto), também aborda a flexibilização, onde o trabalhador se torna proprietário dos seus próprios meios de subexistência, tendo autonomia sobre o seu trabalho, contudo, ele abre mão de seus direitos como trabalhador, sem carteira assinada fora do mercado de trabalho formal, ou seja, se torna despolitizado.

Nas configuraçõs do Serviço Social pós Reestruturação Produtiva, o profissional deve atuar nas multiplas expressões da Questão Social em um mesmo atendimento, identificando sempre a totalidade dos fatos. Deste modo, a(o) Assistente Social deve estar sempre atualizado para que assim possa construir meios de intervenção, o profissional deve reciclar-se sempre, através de pesquisas para compreender aquela demanda. A Qualificação profissional é de suma importancia no cotidiano na profissão, pois, caso não possua o conhecimento necessário para reconhecer aquela realidade passa-se ao fatalismo, aceita a situação como normativa, e assim desconhece direitos e atua de forma burocrática, não efetivando direitos.

A Teoria e Prática são indissociáveis, haja vista o conteúdo teórico-metodológico serve de suporte para o reconhecimento das situações problemas e desta forma, consiguir efetivar sua prática de forma atuante e interventiva.

Adentrando ao campo prático da atuação profissional, cito a Sociedade Beneficente de Anchieta (SBA), uma associação filantrópica que trabalha da área de reabilitação, tendo como foco crianças de 0 à 18 anos de idade, de ambos os sexos, residentes no município do Rio de Janeiro, onde a maioria dos usuários são de situação "carente" e encontram-se em vulnerabilidade social. A instituição não tem fins lucrativos e nem um aparato governamental, porém, desemprenha grande influência na área, atendendo um total de 600 usuários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (44.4 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com