TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REFLEXÃO SOBRE A ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL FRENTE À QUESTÃO SOCIAL

Por:   •  4/9/2015  •  Resenha  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 2

REFLEXÃO SOBRE A ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL FRENTE À QUESTÃO SOCIAL

O Serviço Social é de fundamental importância em discutir o seu contexto histórico e seu embasamento nos princípios éticos e lutas de defesas assumidas deste profissional, sendo assim cumprindo com seus deveres.

Portanto, a constante movimentação que o profissional da área a qual estudada apresentará com a questão social, o objeto e mediações que incluirá o pensamento de alguns autores com opiniões diversas, na teoria, o objeto, o método e a especificidade, e em uma nova proposta a mesma está sendo discutida para ser inclusa no curriculum profissional.

O objeto do Serviço Social obteve em várias formas por pensamentos de autores que propõe uma opinião com divergências a respeito de um Assistente Social, como Montanõ que afirma “...o Serviço Social não possui um objeto próprio” e Iamamoto que define o Serviço Social como objeto específico. E, outros autores como Ezequiel Ander-Egg que em sua visão, o objeto é constituído pelo profissional por meio da sua perspectiva interdisciplinar, ou seja, estabelece relações entre suas disciplinas.

A questão social é compreendida como um fenômeno que surgiu em meio da era da industrialização no século XIX, com o nascimento desta era, o Serviço Social teve que adaptarem-se as constantes transformações.

Para compreender a questão social, teremos que contextualizar não só por conta das inúmeras desigualdades sociais, mas também sobre as inúmeras resistências da classe proletária. Sendo assim, pensamos de imediato e refletimos que a questão social nos lembra da pobreza, favelização, fome, dentre outros. Quando o assunto é a intervenção do Assistente Social, existe uma área enorme de atuação visando inteiramente à questão social e também refletindo sobre outros aspectos, sobre isto a autora Iamamoto (2000, p38) afirma que tais expressões da questão social, “vêm afetando não só os direitos sociais, mas o próprio direito a vida”.

O Assistente Social busca meios para que essas desigualdades não possam expandir-se, o profissional também trabalha nas diversas áreas de atuação profissional; saúde, educação, habitação e na proteção a crianças e adolescentes. Também busca meios de intervenção para desigualdades ocasionadas pela não distribuição do capital, em que uma maioria sofre pela falta de recursos financeiros.

Pode-se dizer que o Assistente Social é um meio visível e produtivo para comentar e ajudar em nossa realidade, tendo suas múltiplas expressões como o objeto de trabalho, fundamentando-se na contradição da sociedade.

Assim, compreendemos que o objeto do Serviço Social sendo este construído e reconstruído deve ser desmistificado através de aproximações do concreto para o concreto pensado no qual se fundamentou o Serviço Social que era defendida como um processo histórico da profissão onde requer um profissional criativo e competente que como foco principal atender as diversas classes afetadas pelo sistema capitalista trazendo muitas alterações na realidade de uma sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (119.8 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com