TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO DE ESTAGIO

Por:   •  26/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.283 Palavras (14 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 14

Erica Fiuza da Silva de Sena

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III

Coordenador do curso: Prof. Marli Fernandes de Lima

2017/4

                                Erica Fiuza da Silva de Sena

DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO CURRICULAR III

2017/4

Anexo I

1– Identificação

a) Nome: Erica Fiuza da Silva de Sena, Ead, 0163019405 7º semestre 2017.

b) Nome da instituição campo de estágio: IMPREV Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Machadinho D´Oeste RO. Localizado na AV: Getúlio Vargas N:3990 Centro.

c)Projeto: Aposentadoria por invalidez

d)Nome do supervisor de Campo: MERIÉLE ALVES MACHADO CRESS 2729/RO.

e)Nome do Orientador acadêmico: Marli Fernandes de Lima CRESS 1438/RO.

f)Período de realização do estágio:. 22/03/2017 a 27/04/2017

g)Dias e horários de estágio: de Segunda à Sexta-feira das 07:30h às 13:30h.

h)Dias e horários reservados para a supervisão de campo: nas quartas –feiras 08:00 as 09:00h.

i)Dias e horários reservados para a supervisão acadêmica: nas quintas-feiras das 19:00h às 20:00h.

2 – Justificativa

                      O Instituído IMPREV é responsável por gerenciar a previdência do quadro de servidores públicos do município de Machadinho D´Oeste. O IMPREV possui personalidade jurídica de direito público, com patrimônio, receita e quadro de pessoal próprios, além de dispor de autonomias administrativa, patrimonial e financeira que mantém o equilíbrio financeiro e atuarial.

                      O regime de previdência no Município trata-se, de um importante instrumento de consulta e auxílio ao servidor público municipal, uma vez que permitirá o conhecimento sobre os benefícios previdenciários, assim como o seu modo de concessão.

                         Com uma administração à disposição dos servidores, o Instituto fixa que as contribuições repassadas ao Regime Próprio serão destinadas ao pagamento de benefícios previdenciários.

 O Serviço Social na instituição vem ampliando sua área de abrangência, proporcionando novas possibilidade para divugação e efetivação a cerca das políticas socias emplantadas

                          A Instituição tem como proposta despertar o interesse dos servidores em conhecer as regras estabelecidas no Regime, tirar dúvidas e acompanhar as constantes alterações na legislação e, principalmente, disseminar a cultura previdenciária.

                              A atuação do Serviço Social tem um papel importante no âmbito previdenciário desenvolve um trabalho frente à demanda usuária contribuindo para o acesso aos serviços disponíveis através de atividades como a socialização das informações previdenciárias, o fortalecimento do coletivo, assessoria, entre outras. Além disso, atua com demanda específica.  É necessário desenvolver as capacidades teórico-metodológica, técnico-operativa e ético-política da profissão, articulando-as com as possibilidades de intervenção, que subsidia as ações profissionais.  Neste contexto que se insere o Assistente Social, impelido no seu cotidiano de trabalho a lutar para a garantia do atendimento dos serviços e benefícios.

3 - Objetivos.

3.1 – Objetivo Geral:

                         Oferecer serviço de readaptação profissional e reeducação aos assegurados que estão incapacitados para o trabalho. Oferecer equipe de atendimento especializada buscando redescobrir os talentos, capacidade, qualidades e potencialidades.

3.2 – Objetivos Pedagógicos:

Identificar a necessidade de novos entretimentos para atender as necessidades dos aposentados por invalidez e outros.O espaço de intervenção é histórico o compromisso ético-político do Serviço Social com o fortalecimento da classe trabalhadora e o seu posicionamento enquanto categoria profissional que busca através da sua práxis analisar a realidade social no intuito de construir respostas coletivas que se concretizam cotidianamente como novas possibilidades.

A aproximação profissional tem como importancia possibilitar na construição de um espaço para acolhimento dessas pessoas, fortalecendo, priorizando a reconstrução de suas relações. O processo de instrumentalização é importante e compreendido como um conjunto de atividades prático-reflexivas voltadas para o alcance de finalidades, as quais dependem da existência, da adequação e da criação dos meios e das condições objetivas e subjetivas.

As Politicas do plano de previdência dos servidores públicos municipais compreende os seguintes benefícios previdenciários: os segurados: Aposentadoria por invalidez compulsória, voluntária por tempo de contribuição e idade, voluntária por idade; Salário-maternidade, Salário-família, Auxílio-doença, Para os dependentes, Pensão previdenciária e Auxílio-reclusão.         As expressões cotidianas no município vivenciam na falta de trabalho, família, assistência social, habitação, saúde, analfabetismo, violência dificuldade a o acesso aos serviços públicos.

4 – Supervisão de Campo:

A supervisão de campo acontecera através do acompanhamento do acadêmico no campo de estágio. Orientando sobre as atividades relacionadas ao serviço social com base no referencial teórico, prático e ético do profissional. Os dias e horários reservados são de segunda a sextas-feiras contabilizando trinta horas semanais, somando a carga horária de 150 horas conforme a orientação do estágio. A supervisão acontece todas as quartas-feiras das oito às nove horas. As atividades são desenvolvidas individualmente, observando o aproveitamento do aluno diante das demandas proporcionadas, analisando o conhecimento e o desenvolvimento do estagiário adquirindo no decorrer do curso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (374.4 Kb)   docx (434.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com