TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III SERVIÇO SOCIAL: Os Movimentos sociais

Por:   •  17/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.043 Palavras (9 Páginas)  •  836 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Universidade Anhanguera Uniderp

Centro de Educação á Distância

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

SERVIÇO SOCIAL

GRAJAÚ – MA

2016

[pic 2]

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

SERVIÇO SOCIAL

Relatório de estágio supervisionado apresentado ao curso de Serviço Social do Centro de Educação á Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado III.

GRAJAÚ – MA

2016

IDENTIFICAÇÃO:

Curso:

Telefone:

E-mail:

Nível do Estágio Supervisionado:

Local do Estágio:

Endereço:

Supervisor (a) Acadêmico (a):

Supervisor (a) de campo:

Carga Horária:         horas Início:         término:         

SUMÁRIO

  1. Introdução.................................................................................................5
  2. Desenvolvimento.......................................................................................6
  3. Consideraçõesfinais..................................................................................9
  4. Referências Bibliográficas.......................................................................10

I – Introdução

        O Estágio se constitui como elemento significativo para a formação do administrador, contribuindo de maneira decisiva para um melhor entendimento acerca dos múltiplos aspectos que estão presentes no processo educacional, garantindo dessa forma uma relação mais abrangente entre teoria e prática.

Neste sentido a relação teoria e prática se tornam elementos indissociáveis que devem estar em constante dialética, solucionando problemáticas e possibilitando uma maior compreensão acerca dos diferentes contextos presentes no âmbito educacional. Portanto, o estágio supervisionado tem como importante contribuição no decorrer da formação do acadêmico, onde o mesmo através da observação da rotina administrativa e da participação no ambiente de realização do estágio vivenciam a significação de sua prática.

Nesse sentido, o relatório discorre acerca das impressões tidas pela estagiária durante todo o período de estágio, evidenciando a importância da realização do Estágio Supervisionado, que não deve ser vista apenas como uma disciplina avaliativa, mas como um instrumento para a auto-reflexão docente e a busca por uma melhor qualificação pessoal e profissional para atuar no ambiente social garantir dessa maneira um ensino-aprendizagem mais eficaz.

Identificação do campo:

Nome da Organização: Secretaria Municipal De Saúde

NASF: (núcleo de apoio a saúde da família)

Endereço completo: Rua das Verbenass/N Bairro Canoeiro Grajaú MA

Email: smsgrajau@hotmail.com

Telefone: (99) 35332-9824

Identificação do Supervisor de Campo:

Nome da Supervisora: Mª da Conceição dos Santos Campos

Nº Cress- MANº 4.406

Email: conceicaocampos17@hotmail.com

Descrição Geral do Campo

[pic 3]

[pic 4]

        

Secretária municipal de saúde Grajaú-MA localizada na rua das verbenas S/N Bairro canoeiro, atualmente temos como secretario o Dr. Antonio marcos, tem como objetivo zelar pela saúde publica do município, buscar projetos a que venha melhorar a vida da população. E tem um quadro organizacional que funciona conforme orientação do secretario. Alem disso existe um conselho municipal de saúde que atua de forma fiscalizadora as ações desenvolvidas pela referida secretaria, que vem atuando com suas gerencias e coordenações de forma satisfatória levando um serviço de qualidade e eficiência a população de Grajaú. Informa ainda que a referida secretaria desenvolva parceria com as demais secretarias do município, com o objetivo de promover a saúde para todos.  Bem como o núcleo de apoio a Saúde da família (NASF), que veio para somar e desenvolver seu trabalho a fim de promover um atendimento satisfatório dentro do limite de sua portaria na qual o mesmo apóia a inserção da estratégia saúde da família (ESF) nas redes de serviços, garantindo a continuidade e integridade da atenção.

Finalidade do NASF

Tem como finalidade dar apoio a estratégia de saúde da família, ou seja, é composta por profissionais que não fazem parte da (ESF), e que são de fundamental importância para os pacientes que necessitam de seus cuidados.

Objetivos

NASF é uma estratégia inovadora que tem por objetivo apoiar, ampliar, aperfeiçoar a atenção e a gestão da saúde na Atenção Básica de Saúde da Família. Seus requisitos são, além do conhecimento técnico, a responsabilidade por determinado número de Equipes de Saúde da Família e o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao paradigma da Saúde da Família. Deve estar comprometido, também, com a promoção de mudanças na atitude e na atuação dos profissionais da Saúde da Família e entre sua própria equipe – NASF-, incluindo na atuação ações intersetoriais e interdisciplinares, promoção, prevenção, reabilitação.

                                 Demandas Atendidas pelo NASF

A demanda do NASF, (núcleo de apoio a saúde da família), aumentou muito desde a sua implantação em setembro de 2013 no nosso município. Pois à medida que a população do PSF (programa saúde da família), foi descobrindo a sua existência, tem aumentado muito à procura pela equipe multiprofissional. Hoje chega a mais de 4.500 pessoas atendidas.

Principais Características da população atendida pelo NASF

As principais características do NASF (núcleo de apoio a saúde da família), em nosso município, são as famílias oriundas dos PSF (programa saúde da família), posto que o NASF, é uma estratégia de saúde que trabalha em conjunto com a equipe do PSF, nas unidades básicas de saúde (UBS), nos setores vulneráveis, portanto são famílias carentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (353.3 Kb)   docx (332.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com