TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social Movimentos Sociais

Por:   •  20/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.586 Palavras (7 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 7

Serviço Social

Movimentos Sociais

CERES

MAIO/2015

APRESENTAÇÃO

Neste relatório iremos discorrer sobre os diferentes tipos de movimentos sociais e as possibilidades de atuação do Assistente Social. A temática fundamental para o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo do profissional do serviço social, potencializando sua formação por meio de estudos das formas de demandas e lutas da sociedade civil brasileira. Nessa atividade vamos aprofundar na temática dos movimentos sociais ou redes de mobilização e associações civis no Brasil, conhecendo mais a respeito da construção da democracia e do papel dos mediadores nos novos movimentos sociais.

Movimentos Sociais

Pode se dizer que, Movimento Social é uma ação coletiva de caráter contestador, no âmbito das relações sociais, objetivando a transformação ou a preservação da ordem estabelecida na sociedade. 
Desde muitos anos em vários países grupos de pessoas se reúnem em busca de um objetivo, e as ações realizadas por esses grupos é que são conceituados como movimentos sociais. Desde os anos de 1970 com o esgotamento da noção de classe social e da insuficiência do marxismo tradicional em descrever o universo das lutas sociais por justiça, que começou a engrenar as ações dos movimentos sociais. Desde de então vários conceitos foram dados aos chamados movimentos sociais, em que alguns conhecidos por movimentos sociais tradicionais eram considerados a expressão coletiva de minorias em sociedades estratificadas e industrializadas, e seu objetivo seria transcender as classes sociais buscando conquistas no plano econômico-estrutural; já outros conceituavam como novos movimentos sociais, que se organizaram principalmente após a Segunda Guerra Mundial e que estariam associados a demandas por reconhecimento ou contra opressões simbólicas.         
Os novos movimentos sociais traziam em seus discursos a valorização de princípios como livre organização, autogestão, democracia de base, direito à diversidade e respeito à individualidade, respeito à identidade local e regional, e noção de liberdade individual associada à de liberdade coletiva.

Para Maria da Glória Gohn conceitua-se que “(…) movimentos sociais são ações coletivas de caráter sociopolítico, construídas por atores sociais pertencentes a diferentes classes e camadas sociais. Eles politizam suas demandas e criam um campo político de força social na sociedade civil. Suas ações estruturam-se a partir de repertórios criados sobre temas e problemas em situações de: conflitos, litígios e disputas. As ações desenvolvem um processo social e político-cultural que cria uma identidade coletiva ao movimento, a partir de interesses em comum. Esta identidade decorre da força do princípio de solidariedade e é construída a partir da base referencial de valores culturais e políticos compartilhados pelo grupo.”

Se bem analisado tais conceitos podem considerar todos pertinentes, os movimentos sociais se resumem em um pouco de cada conceito caracterizado e mencionado acima, no entanto, uma questão que deve ser levada em consideração é quanto aos objetivos reais dos movimentos sociais, pois eles não se resumem em ações contra a sociedade ou em busca dos seus direitos como cidadão esses movimentos sociais oportunizam transformações mais abrangentes, que transcendem os limites locais, pois através da comunicação entre grupos organizados disseminam-se os temas e as estratégias de luta que envolve a superação de problemas pertinentes às questões da cidadania.
Esses movimentos também podem ser considerados como ações e manifestações de protestos, podendo serem constituídos por grupos de pessoas com algumas razões sociais, independente de classes ou profissões que eles pertencerem, tendo como objetivo principal a mudanças e a asseguração da ordem que deve ser estabelecida dentro da sociedade, nos diferentes âmbitos que ela possui.

Movimentos sociais urbanos são sistemas de práticas sociais contraditórias, ou seja, que controvertem a ordem estabelecida a partir das contradições especificas da problemática urbana.
Sendo que a problemática urbana envolve as questões de saúde, moradia, cultural, etc. Acontece uma transformação social do sistema, que não é para ele, uma condição que o movimento se caracterize como movimento, mais sim como um objetivo.
Pode se entender um sistema de práticas que resulta na articulação de uma conjuntura definida a um tempo pela inserção dos agentes suportes da estrutura urbana e também na estrutura social.

Democracia

Democracia vem da palavra grega “demos”, que significa povo. É o povo quem detém o poder soberano sobre o poder legislativo e o executivo, nas democracias.
Mesmo existindo pequenas diferenças nas várias democracias, certas práticas e princípios distinguem o governo democrático de outras formas de governo.
Democracia é o governo no qual o poder e a responsabilidade cívica são exercidos por todo os cidadãos, diretamente ou através dos seus representantes eleitos. Ela também consiste em um conjunto de princípios e práticas que protegem a liberdade humana; é a institucionalização da liberdade, ela se baseia nos princípios do governo da maioria associados aos direitos individuais e das minorias. Embora respeitem a vontade de maioria, todas as democracias protegem escrupulosamente os direitos fundamentais dos indivíduos e das minorias.

Algumas características de uma democracia

  • Liberdade individual;
  • Igualdade perante a lei sem distinção de sexo, raça ou credo;
  • Direito ao voto;
  • Educação;
  • Direito ao livre exercício de qualquer trabalho ou profissão.

Exemplo: Hoje, todas as pessoas têm o direito ao voto, sem nenhum tipo de preconceito. No Brasil, os cidadãos a partir de 16 anos já podem votar, com exceção dos prisioneiros. Em alguns países mesmo após a liberdade, dependendo do crime cometido, os detentos continuam sem o direito de votar.

É preciso manter e cultivar a chamada “consciência política” em todos os cidadãos, não só nos dias de eleição, nem na época da campanha eleitoral. O nosso regime democrático vai melhorando a medida em que o povo for adquirindo essa consciência política.
Democracia é a forma de governo em que a soberania é exercida pelo povo. Neste sistema político, o poder é exercido pelo povo através do sufrágio universal. É um regime de governo em que todas as importantes decisões políticas estão com o povo, que elegem seus representantes por meio do voto. É um regime de governo que pode existir no sistema presidencialista, onde o presidente é o maior representante do povo, ou no sistema parlamentarista, onde existe o presidente eleito pelo povo e o primeiro ministro que toma as principais decisões políticas. Democracia é um regime de governo que pode existir também, no sistema republicano, ou no sistema monárquico, onde há a indicação do primeiro ministro que realmente governa. A democracia tem princípios que protegem a liberdade humana e baseia-se no governo da maioria, associado aos direitos individuais e das minorias. Uma das principais funções da democracia é a proteção dos direitos humanos fundamentais, como as liberdades de expressão, de religião, a proteção legal, e as oportunidades de participação na vida política, econômica, e cultural da sociedade. Os cidadãos têm os direitos expressos, e os deveres de participar no sistema político que vai proteger seus direitos e sua liberdade. O conceito de democracia foi evoluindo com o passar do tempo, e a partir de 1688, em Inglaterra, a democracia era baseada na liberdade de discussão dentro do parlamento. De acordo com alguns filósofos e pensadores do século XVIII, a democracia era o direito do povo de escolher e controlar o governo de uma nação. Em alguns países, a evolução da democracia ocorreu de forma muito rápida, como no caso de Portugal e Espanha. Apesar disso, essa rápida evolução criou uma insegurança política. Em países como Inglaterra e França, uma evolução lenta da democracia teve como consequência o desenvolvimento de estruturas políticas estáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (103.5 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com