TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATORIO III “ VIVA BEM NA MELHOR IDADE

Por:   •  17/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.216 Palavras (5 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9][pic 10]

[pic 11]

Nomes

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14][pic 15]

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO........................................................................................................3
  2. DESENVOLVIMENTO DO RELATÓRIO................................................................4
  3. CONSIDERAÇOES FINAIS....................................................................................6
  4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA.........................................................................7



  1. INTRODUÇÃO

Ao realizar meu estágio III no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), instituição pública que contribui no âmbito de atenção integral a família e desenvolve o programa de atenção ao idoso.

O programa PAI (Programa de Atenção ao Idoso) tem a finalidade de fortalecer a função protetiva, prevenir a ruptura de seus vínculos que promove o acesso aos direitos assegurados ao usuário.

Sendo composta por uma equipe multidisciplinar com profissionais capacitados em diversas áreas de conhecimento (educador físico, psicólogo, assistente social, artesã, pedagoga). Em conjunto com a equipe de PSF (programa de saúde da família), NASF (núcleo de apoio a saúde da família), e Secretaria da Assistência Social, no qual foi realizado um levantamento da demanda social voltada à atenção ao idoso. Diante do aumento gradativo da expectativa de vida decidi abordar o projeto viver bem na melhor idade, onde visa o envelhecimento com consciência e qualidade, uma busca constante de expectativas, motivação, dinamismo e desafios.

Sabemos que na terceira idade ocorre a perca da identidade, surge à aposentadoria, o distanciamento da família (filhos), o isolamento, a depressão, a indisponibilidade para a escuta. Muitas vezes o idoso sente-se incapaz, não consegue enxergar razão para viver essa nova fase, tudo parece perder o sentido, uma mortificação do ‘’eu’’ (quando o indivíduo não se reconhece enquanto pessoa). Diante desse conflito vivenciado pelo idoso, surge a necessidade de criar projetos de intervenções e ações sociais voltadas a esse público.

O referido projeto reuniu os idosos do município e vários profissionais da saúde e da assistência social que demonstraram flexibilidade, interesse e profissionalismo em participar das atividades e transmitir ao público de idosos novos conhecimentos e ações práticas para viver bem na melhor idade.

A assistente social do CRAS foi primordial na orientação e acompanhamento no decorrer da realização do projeto.

Os idosos participaram ativamente das oficinas de dança, palestras informativas sobre câncer de (próstata e mama), a importância da prevenção do colo de útero e de mama, acompanhamento contínuo junto ao PSF e  direitos dos idosos.

Iniciei a apresentação com grupos de idosos, abordei inicialmente o tema câncer, um diálogo simples, um momento de informação (com slides, figuras), acessível a tirar dúvidas e prestar maiores conhecimentos sobre o assunto. Contei com a participação da equipe para a realização da palestra.

No decorrer da realização do projeto, contamos com o empenho da equipe e dos idosos envolvidos, uma disponibilidade de participação ativa e adequação as necessidades surgidas ao longo do tempo. Vale ressaltar e da ênfase a busca contínua de qualidade de vida e bem estar do idoso.

2.     DESENVOLVIMENTO DO RELATÓRIO

Entender a rotina e os desafios vivenciados e enfrentados pelos idosos diante do complexo de envelhecimento, trabalhar os conflitos, lidar com a realidade e buscar de forma incessante a qualidade de vida. Busquei então, aprofundar-me, utilizar referências, apoio teórico que fundamentasse o projeto viver bem na melhor idade e oferecesse conhecimento e recursos para utilizar conforme a demanda social.

A realização do projeto obteve o êxito, estreitou os laços daqueles que fazem parte da Instituição, profissionais, usuários e familiares. Possibilitou ainda, uma ação prática na ação social, todas as atividades realizadas foram orientadas pela assistente social e equipe, no qual possibilitou o conhecimento da rotina da instituição e consequentemente a demanda a ser trabalhada.

O projeto de intervenção é de suma importância por que representa ao estagiário a possibilidade de vivenciar na prática o conhecimento o que contribui para a sua formação e estrutura enquanto profissional.

Este projeto viver bem na melhor idade tem por finalidade promover ao idoso uma forma dinâmica e saudável de viver a vida, como aproveitar com maior satisfação essa fase, compreender os seus aspectos sem cobranças, sem estar preso as perdas, mas usufruir dos recursos e das expectativas de forma satisfatória e interativa. Contudo, buscamos trabalhar com atividades cooperativas, lúdicas e atrativas, utilizando ainda de informação, prevenção e promoção da saúde do idoso.

A metodologia foi realizada de forma objetiva, sendo supervisionada pela assistente social e equipe e direcionada pela estagiária. O trabalho foi desenvolvido com grupo de idosos durante três vezes por semana, sendo apresentando aos PSF do município durante as palestras realizadas pelo NASF (Núcleo de apoio a Saúde da Família).

Durante os grupos foram desenvolvidas dinâmicas, partilha de experiências, danças, palestras e oficinas, trabalhamos temas como: direitos dos idosos, direcionamento para fazer valer esses direitos, sexualidade, autoestima, diabetes, relações e conflitos familiares, realidade inevitável da vida e necessárias para o crescimento enquanto ser humano. Utilizamos recursos como: slides, vídeos, músicas, panfletos informativos, distribuição de brindes durante dinâmicas. O objetivo essencial no trabalho realizado era provocar no idoso a necessidade de mudança em sua vida, sair da rotina, vivenciar coisas diferentes, ir além do que era proposto, encarar a terceira idade como uma fase prazerosa e cheia de possibilidades a serem alcançadas. Acompanhei durante o estágio uma linda história de amor entre dois idosos, a família não aceitava e eles não permitiram serem separados por ninguém, lutaram pelo amor com segurança e autonomia, fazendo assegurar os seus direitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (119.3 Kb)   docx (31.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com