TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III

Por:   •  19/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.876 Palavras (8 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 8

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

                               

Claudylane Edja de Assis

Produção textual avaliativa pertinente ao Estágio Curricular Obrigatório III

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III

Arcoverde

                                                               2015

                                         

                  Claudylane Edja de Assis

             

                                                                         

Produção textual avaliativa pertinente ao Estágio Curricular Obrigatório III

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III

Arcoverde

   2015

Sumário

  1. Introdução--------------------------------------------------------------------------------4
  2.   Desenvolvimento do relatório – momento da aproximação teórico-prática-------------------------------------------------------------------------7
  3. Considerações finais------------------------------------------------------------------9
  4. Referencias Bibliográfica--------------------------------------------------------10

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]


1- introdução

                  O Centro de Referência da Assistência social (CRAS) localizado na AV. José Rafael de Freitas n 293, bairro Lajes de Ibimirim PE, atualmente conta com (10) dez funcionários, (3) três educadores sociais, (1) um serviços gerais, (1) um agente administrativo, (3) três assistentes sociais, (1) uma psicóloga, e (1) uma coordenadora.  

                  É uma unidade pública descentralizada da política nacional de assistência social (PNAS) o cras é considerado a porta de entrada para o sistema único de assistência social (SUAS), ele é responsável pela proteção social básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social.

                 Além da oferta de serviços continuados e ações o cras também tem o dever da gestão territorial da rede de assistência básica. O cras é direcionado na matricialidade sócio familiar e territorialização.  Com foco na família e reconhecimento que diversos fatores no território podem levar à família a situação de vulnerabilidade o cras vem ofertando serviços especializados voltados a família, individuos, criança, adolescente, idoso e pessoas com deficiência.

                    A estrutura organizacional do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) possibilita para o primeiro acesso das famílias e responsável pelos serviços e direitos socioassistenciais da proteção básica, esta assim denominada, por haver a presença de vínculos familiares e comunitários, ou seja as relações interfamiliar ainda não foram rompidas e principalmente os direitos do indivíduo não foram infringidos, sendo as ações de caráter preventivo.

                       Assim o CRAS, por meio de atuações, como: Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Família e Indivíduos – PAEFI; Serviço especializado em abordagem social; Serviço de Proteção Social a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de assistida (LA), e de prestação de serviços para comunidade (PSC); Serviços de proteção social especial para pessoas com deficiência, idosos e suas famílias; Serviço especializado para pessoas em situação de rua O objetivo do cras é prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais no território por meio do desenvolvimento das potencialidades e do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e da ampliação do acesso a cidadania.

                     Através da territorialização o cras busca se aproximar dos usuários dos serviços e da população reconhecendo a existência das desigualdades sociais intra-urbanas e extra-urbanas e a presença de políticas sociais capazes de enfrentar as diversas expressões da questão social. Também atual na prevenção de riscos e vulnerabilidades sociais; além de identificar no território de abrangência as particulares demandas presente no cotidiano da população. Identifica e estimula potencialidades locais, fortalece as rede sociais de apoio a família, contribuem no combate a estigma e preconceitos.

           O cras de Ibimirim conta com projeto criança feliz que tem o objetivo a nutrição de crianças abaixo do peso ideal atende 50 crianças de 2 a 4 anos pertencentes as famílias que estão vulneráveis socialmente, essas crianças são acompanhadas mensalmente por dentistas, médicos e se necessitar o psicóloga e a assistente do cras acompanha as famílias que necessitem dos serviços. Mensalmente tem palestra com as mães do projeto criança feliz a maioria são inseridas em programas de transferência direta de renda o bolsa família.

                Além do projeto criança feliz o cras tem um projeto “o cras na comunidade” onde as equipes atende as comunidades uma vez por mês. A coordenadora do cras Mariclébia visita mensalmente o serviço de convivência do idoso e os educadores sociais do serviço de convivência e fortalecimentos de vínculos de crianças e adolescentes. Recentemente a equipe do cras foram visitar as escolas em prol do dia de combate ao abuso e exploração sexual.

            O CRAS tem se apresentado como uma política fundamental para o bem estar das famílias e do usuário e o atendimento a necessidades sociais básicas de sua atuação no território da população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (304.2 Kb)   docx (413.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com