TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

Por:   •  26/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.437 Palavras (6 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 6

CEEP – LEONARDO DAS DORES[pic 1]

AV. MINISTRO PETRÔNIO PORTELA, 1249

ESPERANTINA – PI

CURSO: TÉCNICO EM ENFERMAGEM

RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

ELINE COSTA AMORIM

        ESPERANTINA – PI        

FEVEREIRO / 2014

ELINE COSTA AMORIM[pic 2]

RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

Relatório do Estágio Supervisionado apresentado ao CEEP – Centro Estadual de Educação Profissional Leonardo das Dores, como requisito parcial para aprovação no Curso Técnico em Enfermagem, sob orientação das professoras: Francisca Maria Marques Moraes, Francisca Maria Amorim Barros e Ana Paulo Pinheiro de Castro

ESPERANTINA – PI

FEVEREIRO / 2014


ENCAMINHAMENTO[pic 3]

Encaminho o presente relatório final de estágio par que a coordenação realize a atribuição de nota.

Esperantina, 25 de fevereiro de 2014.

_______________________________

ELINE COSTA AMORIM

Aprovado ____/____/_____.

Nota _______

____________________________________

FRANCISCA MARIA MARQUES MORAES

Coordenadora de Estágio

___________________________________

FRANCISCA MARIA AMORIM BARROS

Coordenadora de Estágio

[pic 4]

Agradeço primeiramente a Deus, por mais uma etapa, que esta sendo concluída, à minha família pelo apoio ofertado durante a realização desse curso e pela tolerância que sempre tiveram. Aos meus professores pela compreensão, aos meus amigos pelo incentivo e ao CEEP – Leonardo das Dores pela oportunidade ofertada.

[pic 5]

Dedico aos meus familiares, amigos, professores e a todos que contribuíram direta e indiretamente para a realização deste curso.

SUMÁRIO[pic 6]

1. INTRODUÇÃO6

2. OBJETIVOS7

2.1 Objetivo Geral8

2.2 Objetivos Específicos8

3. DESENVOLVIMENTO9

3.1 Caracterização da Instituição8

3.2 Atividades Desenvolvidas8

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS10

ANEXOS11


1. INTRODUÇÃO

O presente relatório refere-se às atividades práticas realizadas durante o Estágio Curricular, vivenciado como pré-requisito para conclusão do Curso Técnico em Enfermagem, com duração de 600 horas. Realizado pela aluna Eline Costa Amorim, na Unidade Hospitalar: Hospital Estadual Dr. Julio Hartman, situado à Rua Marechal Deodoro, nº 391 – Centro e no Centro Municipal de Saúde, situado à Rua Patriotino Lages, nº 173 – Centro / Esperantina – PI.

O Estágio Curricular Obrigatório tem o intuito de oportunizar ao estagiário um espaço de aproximação e integração com a realidade dos profissionais de saúde, buscando aperfeiçoar habilidades necessárias ao exercício profissional, nos ambientes hospitalares. Dessa forma, a partir dos objetivos propostos foram desenvolvidas atividades assistenciais, que serão contempladas neste relatório, assim como a caracterização do campo de estágio.


2. OBJETIVOS

2.1 OBJEIVO GERAL

  • Proporcionar uma experiência acadêmico/profissional através de vivências nos campos de atividades assistenciais e/ou no ambiente hospitalar, estabelecendo relações entre a teoria e a prática profissional.

2.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS

  • Observar, acompanhar e prestar os cuidados necessários aos pacientes;
  • Aperfeiçoar habilidades por meio do exercício profissional, no ambiente hospitalar;
  • Colaborar com o atendimento das necessidades de saúde dos pacientes e comunidade.

3. DESENVOLVIMENTO

3.1 – CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

O presente Estágio Curricular foi realizado no período 21 de agosto de 2013 a 25 de fevereiro de 2014, totalizando 600 horas distribuídas nas instituições: Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman e Centro Municipal de Saúde.

Durante o estágio pode-se observar e fazer parte da dinâmica das unidades; No Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman, nos possibilitou uma chance de conhecimento mais intenso da prática, onde apresentava uma estrutura física propícia. Conta com 1 (um) Same (Serviço de Atendimento Médico), 1 (um) Laboratório (atendimento aos pacientes externos e internos), 1 (uma) sala de vacina,  1 (um) Consultório Medico, 1 (uma) sala de urgência, 1 (uma) sala de gesso, 1 (uma) farmácia (distribuição de medicamentos para pacientes internos), 1 (uma) copa e cozinha, 1 (um) quarto para repouso médico, 1 (um) necrotério,  01 centro cirúrgico com uma sala de pré-parto, 01 (uma) sala de parto, 01 sala de Recém Nascido (recém-nascidos), 01 (uma) sala de pediatria. Conta também com uma nova estrutura conhecida como Anexo, na qual disponibilizava de um posto de enfermagem, com leitos para pacientes internos.

Com relação ao Centro Municipal de Saúde, sua estrutura física é ampla, com Consultório Médico, Consultório de Enfermagem, Sala de Vacinas, possui também uma Farmácia, onde os medicamentos são distribuídos de forma a atender não somente na unidade central, mas também os PSF dos demais Bairros.

3.2 – ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO CAMPO DE ESTÁGIO

Inicialmente, foram desenvolvidas as atividades observação, extraindo o máximo possível de informações nos estabelecimentos de saúde, para que fosse obtido o máximo de informações sobre a estrutura física e funcionamento que são extremamente relevantes ao estágio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (183.1 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com