TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REMEDIOS VENCIDOS SÃO VERDADEIROS VILÕES

Monografias: REMEDIOS VENCIDOS SÃO VERDADEIROS VILÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  1.622 Palavras (7 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 REAÇÕES QUÍMICAS CAUSADAS PELO DESCARTE DE REMÉDIOS 4

2.1 NÃO JOGUE MEDICAMENTOS NA PIA OU VASO SANITÁRIO 4

2.1.1 Medicamento jogado no lixo é um perigo ao meio ambiente 5

2.1.1.1 Medicamento em contato com o solo contaminam os alimentos 5

3 AMBITO LEGISLATIVO E JUDICIAL 6

3.1 PROJETO DE LEI 595/11 6

3.2 LEI 5.991/73 6

3.3 TRAMITAÇÃO 6

4 DADOS GERAIS DE PESQUISAS ESPECIALIZADAS 7

4.1 DADOS DA AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA.........................7

4.1.1 Pesquisa do IBGE...............................................................................................7

5 CONCLUSÃO 8

1 INTRODUÇÃO

Com o avanço da medicina, os remédios tornaram-se solução para os problemas de saúde. Ano após ano, novas descobertas são feitas. Com elas, a qualidade de vida melhora. Incômodos como dores de cabeça, queimação estomacal, ou até doenças como a gripe, podem ser facilmente combatidas com medicamentos de fácil acesso para a população. Mas o herói da modernidade pode estar se tornando um vilão.

Remédios são essenciais para cuidar da saúde, mas nem sempre o tratamento consome todo o conteúdo dos vidros e caixas. Os medicamentos que sobram geralmente são armazenados em casa até perder a validade. Aí começa o problema. Não é só o lixo eletrônico e os termômetros de mercúrio que oferecem perigos à saúde e ao meio ambiente se descartados sem o devido cuidado. Medicamentos jogados no lixo também podem causar sérios danos. O que fazer com os remédios vencidos?

Devido a esse problema mundial, serão abordados alguns tópicos importantes sobre as reações químicas que podem causar danos a saúde e ao meio ambiente, leis regulamentares, destino e coleta do remédios inutilizados ou vencidos e soluções para diminuição ou até mesmo para banalização do descarte de medicamentos.

Ao final desse trabalho, espera-se que esse conhecimento possa ser refletido e conscientizado da melhor forma possível pelo leitor.

2 REAÇÕES QUÍMICAS CAUSADAS PELO DESCARTE DE REMÉDIOS

De acordo com a diretoria do departamento de Resíduos Sólidos de Sepladema (Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente), nenhum medicamento pode ser descartado no lixo doméstico, nem em vasos sanitários e pias, por que os remédios podem ser absorvidos pelo solo e contaminar os mananciais e lençóis freáticos causando prejuízos ao meio ambiente. Alguns antibióticos têm produtos químicos que não são totalmente eliminados no tratamento de água. Dessa forma, as pessoas acabam ingerindo o medicamento diariamente sem saber. A contaminação da água através desses produtos químicos também pode causar a esterilização de algumas espécies de peixes, principalmente através do descarte impróprio de anticoncepcionais em rios, lagoas e esgotos. Isso tudo cria micro-organismos e bactérias cada vez mais resistentes que exigem medicamentos cada vez mais fortes.

Por desconhecimento ou falta de informação, grande parte das pessoas acabam fazendo o descarte de medicamentos de forma inadequada, e esse despreparo na questão do manejo de resíduos químicos farmacêuticos em muitos lugares do mundo leva a graves danos a natureza, os quais podem ter repercussões a saúde pública e ambiental (GIL, 2005).

2.1 NÃO JOGUE MEDICAMENTOS NA PIA OU VASO SANITÁRIO

Com o avanço da medicina, os remédios tornaram-se solução para os problemas de saúde. Ano após ano, novas descobertas são feitas. Com elas, a qualidade de vida melhora. Incômodos como dores de cabeça, queimação estomacal, ou até doenças como a gripe, podem ser facilmente combatidas com medicamentos de fácil acesso para a população. Mas o herói da modernidade pode estar se tornando um vilão, devido ao descarte inadequado.

O descarte de medicamentos é uma questão de saúde pública e ambiental e vem se tornando um grave problema para a sociedade. Antigamente até mesmo a própria Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) orientava para o descarte nas pias e vasos sanitários. Agora, com o crescimento da preocupação com o meio ambiente isso não é mais recomendado. Quando um composto químico é jogado na pia ou no vaso, ele segue direto para o esgoto, podendo contaminar a aguá que será enviada para estação de tratamento. Um estudo realizado pela Unicamp (universidade de Campinas) recolheu amostras de água do principal manancial de abastecimento de água potável da região durante quatro anos. Foram encontradas substâncias que não fazem parte da rotina dos rios, entre elas a cafeína, a progesterona (hormônio feminino) e o colesterol.

2.1.1 MEDICAMENTO JOGADO NO LIXO É UM PERIGO AO MEIO AMBIENTE

Quando o destino desses produtos é o lixo sólido, o perigo (além do contágio do ambiente) é a intoxicação. Os produtos químicos, como os medicamentos podem reagir de forma violenta com outra substância química, inclusive o oxigênio do ar ou com a água, produzindo fenômenos físicos tais como calor, combustão, ou então produzindo substância tóxica. Como a maioria dos detritos é despejada a céu aberto e sem controle, o acesso é fácil. Os catadores, incluindo crianças, são atraídos pelos materiais recicláveis, e podem entrar em contato com esses produtos.

2.1.1.1 MEDICAMENTO EM CONTATO COM O SOLO CONTAMINAN OS ALIMENTOS

Algumas pessoas descartam os medicamentos nos solos do quintal da própria residência, nos matagais, nos terrenos baldios, nas florestas e nas ruas. Esse medicamento além de poluir o solo, promove uma reação química com a vegetação, principalmente as rasteiras, algumas muito consumida pela população como hortaliças, raízes e ervas medicinais. Ao comer esses alimentos o cidadão ingeri involuntariamente remédio diversos que podem causar náuseas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com