TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RISCOS À SAÚDE DO TRABALHADOR PROVOCADO PELO CHUMBO

Trabalho Escolar: RISCOS À SAÚDE DO TRABALHADOR PROVOCADO PELO CHUMBO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2015  •  1.515 Palavras (7 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 7

⦁ RISCOS À SAÚDE DO TRABALHADOR PROVOCADO PELO CHUMBO

Titulo: Riscos à saúde do trabalhador provocado pelo chumbo

Professora: Soraya

Faculdades Integradas Torricelli

⦁ 1. Introdução

⦁ Definição

O chumbo, metal de numero atômico, 82; Massa atômica relativa, 207.19; Densidade relativa, 11,34; macio e coloração, branco-azulado. Ponto de fusão 327.5°C e ponto de fusão em pressão atmosférica 1740°C.(World Health Organization, 1995)

Possui quatro isótopos de ocorrência natural (208, 206, 207 e 204). (World Health Organization, 1995)

1.2. O Chumbo na história

Os metais têm grande importância na história da humanidade, usamos cada um de acordo com suas características úteis, sem eles nossa caminhada rumo ao futuro teria sido diferente; Utilizados em processos de magia, arte, e depois nas ciências, são com certeza parceiros na evolução da humanidade.

Porém apesar dos incríveis benefícios alguns metais por seu uso inadequado acabaram causando grandes transtornos. Por isso mesmo temos que estar sempre buscando informações sobre eles, para os utilizarmos da melhor forma possível.

Devido às atividades humanas o chumbo se espalhou muito, podemos encontrá-lo em bebidas, poeira, ar, alimentos e tinta. Diversos alimentos podem conter chumbo devido à água utilizada em sua produção. Utensílios de cozinha com solda contendo chumbo ou vitrificados de maneira errada. A ingestão de tintas que contêm chumbo por crianças é bem comum, assim como por pessoas que trabalham com pintura.

1.3. Utilização do Chumbo

O consumo de chumbo na indústria está diminuindo em algumas áreas, devido às preocupações ambientais, tendendo para o aumento percentual cada vez mais para baterias, conforme gráfico 1.

Grafico 1- Utilização do chumbo nas áreas da indústria – (PAOLIELLO et al., 2001) (Modificado pelo autor)

No processo de obtenção de chumbo de sucata de baterias podemos comparar três tipos, o convencional, o Eletro-hidrometalúrgico e o de Fusão Alcalina. A vantagem destes dois com relação ao convencional é que além de recuperarem uma maior variedade de metais, a formação de gases é bem menor, enquanto no convencional vão até 1200°C, na fusão alcalina gira em torno de 700°C a 800°C o que diminui a formação de gases, e no Eletro-hidrometalurgico praticamente não há formação de gases. (Sanhueza, Abel E. C. 2007)

Algumas medidas podem ser tomadas para diminuir a exposição ocupacional excessiva a chumbo, as medidas se baseiam em técnicas de engenharia, equipamento de proteção individual e praticas saldáveis nos locais de trabalho. (Ministério da Saúde, 2006)

1.4. Agravos à saúde provocados pelo chumbo

O chumbo não tem nenhuma função fisiológica, apesar de sua concentração em adultos ser de até 95% nos ossos, o sistema nervoso central é que mostra os primeiros efeitos adversos. O chumbo no organismo pode inibir ou imitar a ação do cálcio, e através de interações bioquímicas, influenciar no funcionamento do organismo.

O controle das fontes de poluição por chumbo vem sendo implantado gradativamente nos países mais desenvolvidos com uma forte atuação dos órgãos ambientais e da saúde publica. Devido à falta de estudos sobre a real exposição da população com relação ao chumbo no Brasil, o controle é praticamente inexistente. Por isso, estudos que forneçam informações detalhadas sobre a nossa realidade ligada a este contexto são indispensáveis para que desta maneira seja possível auxiliar os órgãos de saúde publica e meio ambiente para criarem métodos a serem aplicados nas ações de controle.

A absorção de chumbo inorgânico pelo organismo varia com base em diversos fatores, entre eles os mais importantes são: Via de absorção (Inalação, geralmente ocupacional e ingestão, geralmente a população como um todo); Nutricional/Dieta (concentração de cálcio (Ca), ferro (Fe) e fósforo (P)); Fumantes e Doença nas vias respiratórias. (MOREIRA, F. R.; MOREIRA, J. C. 2004b)

O quadro sintomático varia de acordo com o grau da intoxicação, conforme tabela abaixo.

Extraído de (Ministério da Saúde, 2006, modificado pelo autor)

Sintomas Precoces Sintomas agudos e subagudos Sintomas Crônicos

Diminuição do apetite Cólica saturnista Poliúria isostenúrica

Dispepsia Hipertensão arterial Astralgia/Mialgia

Dor abdominal de localização Variada Encefalopatia Encefalopatia Crônica

Palidez cutânea Paralisia dos nervos periféricos Neuropatia periférica

Gastroduodnite adnamia

Constipação intestinal

Após a intoxicação o mais importante é o afastamento da fonte de exposição, mas isto não remove os grandes reservatórios que estão depositados nos ossos. (Ministério da Saúde, 2006)

⦁ 2. Objetivos

2.1. Geral

Verificar a ocorrência de intoxicação por chumbo em trabalhadores do município de Guarulhos.

2.2. Específico

Observar a utilização de EPI pelos sujeitos da pesquisa;

Traçar o perfil cultural dos sujeitos da pesquisa;

Verificar o grau de conhecimento dos sujeitos da pesquisa sobre os riscos à saúde produzidos pelo chumbo;

Associar sintomas citados pelos sujeitos da pesquisa com intoxicação pelo chumbo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com