TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ROTINAS TRABALHISTAS E CONTABILIZAÇÃO

Projeto de pesquisa: ROTINAS TRABALHISTAS E CONTABILIZAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.881 Palavras (12 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO...........................................................................................3/4

2.1 RESUMO DA FOLHA DE PAGAMENTO...........................................................4/5

2.1.2 CONTABILIZAÇÃO DO RESUMO DA FOLHA DE PAGAMENTO...................6

2.1.2.1LANCAMENTOS NO LIVRO DIARIO...............................................................6

2.1.2.2 LANCAMENTOS NO LIVRO RAZÃO..........................................................6/7

2.2 BALANCETE DE VERIFICAÇÃO..........................................................................8

2.3 FINANCIAMENTO DE MÁQUINAS.......................................................................8

2.4 GESTÃO DE EQUIPES....................................................................................9/10

2.5 REGIONALIZANDO........................................................................................10/11

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................12

REFERÊNCIAS..........................................................................................................13

1 INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho interdisciplinar é realizar na prática a Forma de Pagamento dos empregados de uma empresa de Construção Civil, que possui uma diversidade de funcionários com características diferentes, sendo que alguns recebem salário família, outros adicional noturno, outros adicionais de periculosidade, ou seja, vamos elaborar diversos lançamentos que nos dará uma visão prática de como funciona um Departamento de Recursos Humanos de uma empresa, seja ela pequena ou média. Vamos conhecer os diversos índices divulgados pelo Governo Federal que norteiam o sistema de Folha de Pagamento das empresas em geral.

2 DESENVOLVIMENTO

Em consulta ao site do SIMPLES NACIONAL, observamos que a empresa objeto deste levantamento se enquadra no sistema de tributação/apuração de impostos no SIMPLES NACIONAL, sistema criado para facilitar a operacionalização dos impostos, bem como a prática de encargos mais favorecidos às empresas enquadradas.

Diante disso, no cálculo da Folha de Pagamento, não foi processado a contabilização do INSS da empresa, devido ao enquadramento da mesma o Simples nacional.

Foi considerado também o desconto das faltas, com o devido acréscimo de 1(um) dia a mais devido a perca do repouso semanal remunerado.

Também na apuração do valor das horas extras, foi calculado o descanso semanal remunerado proporcional à quantidade de horas prestadas.

Outro fator observado foi o adicional noturno, considerado 20% a mais sobre a hora de trabalho prestada normalmente, além do adicional de insalubridade apurado com grau de risco de 20%.

Na apuração do valor do imposto de renda, foram considerados os limites de isenção e o rebate na base de cálculo proporcional aos dependentes dos empregados.

Na oportunidade do estudo das normas que norteiam/regulamentam o sistema de FOLHA DE PAGAMENTO das empresas em geral, tomamos consciência dos documentos necessários à regularidade da convivência entre empregado e empregador, quais sejam:

A obrigatoriedade da execução de Recibo de Pagamento de Empregado, com a devida assinatura do empregado, geralmente efeito o pagamento através de Holerite, onde constam de forma detalhada, os proventos, horas extras, comissões, salário família e outros, além dos descontos normais, sendo INSS, outras faltas, adiantamentos diversos.

Verificamos também a obrigatoriedade das empresas manter a guarda dos documentos pertinentes ao processamento da Folha de Pagamento, pelo prazo de 10 anos, conforme art. 225 do Regulamento da Previdência Social decreto-lei n° 3.048 de 06 de Maio de 1999.

Esta etapa deve conter parágrafos que falem sobre a importância do tema escolhido, sua relevância e aplicabilidade.

2.1 RESUMO DA FOLHA DE PAGAMENTO

O processo de execução da folha de pagamento é realizado de acordo com o cadastro de funcionários da empresa, que necessita estar devidamente atualizado, pois caso algum dado cadastral indevido poderá ocasionar prejuízos aos empregados em eventual demissão o que pode dificultar na entrada de requerimento de benefícios advindos da rescisão, sendo resgate de FGTS e Seguro Desemprego, além do retrabalho e também erro na apuração do salário do empregado, portanto o departamento de pessoal de uma empresa serve para não só fazer a Folha de Pagamento, mas também para tranquilizar o empregado para que o mesmo possa estar tranquilo para bem realizar o trabalho a seu cargo.

Vamos a partir deste momento informara Folha de Pagamento da Empresa Constrói & Não Cai Ltda., com sede em Recife (PE), com atuação no segmento de Construção Civil, Projetos e Reformas, referente ao mês de Junho de 2012, observando que a empresa em questão é optante pelo simples nacional, portanto isenta do repasse do INSS PATRONAL.

FOLHA DE PAGAMENTO - EMPRESA CONSTRÓI &NÃO CAI LTDA – MÊS DE JUNHO/2012

CODIGO NOME FUNCAO PROVENTOS H.EXT 50% H.EXT 100%

01 MARCOS ALMEIDA FINANCEIRO 2.700,00 55,20 98,16

02 FABIO AMARAL MEST OBRA 2.200,00 60,00

03 ANTONIO SANTOS VIGIA 880,00

04 CLAUDECIR SILVA PEDREIRO 1.200,00

05 MAURO C ALVES SERVENTE 780,00

06 AMARILDO JOSE SERVENTE 780,00

07 JULIO CESAR SERVENTE 780,00 5,31

08 EVA MARTINS RECEPCIONISTA 680,00 13,89 24,72

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com